sábado, 15 de outubro de 2011

FELIZ DIA OS PROFESSORES!!!!!!!!!

A todos aqueles que fazem da vida uma arte através da prática e 
desenvolvimento do ensino ......



Os médicos salvam vidas ,professores as preenchem de sentido,
afím de que elas existam em seu sentido pleno.


Os engenheiros constroem edifícios, professore alicerçam construções de
motivações e esperanças estruturadas a partir do conhecimento.


Advogados, juízes ,promotores,desembargadores...avaliam as questões 
relacionadas ao direito, professores interligam o seu sentido ao prazer de 
conhece-los.


Não pode haver algo mais significativo se comparado ao ensino,pois esta arte 
justifica a existência  de cidadãos em variadas áreas de atuação .

sábado, 8 de outubro de 2011

JUVENTUDE ANOS 80

Após a realidade da vivencia da ditadura , os sonhos foram sendo gradativamente substituídos por um sentimento de desilusão intensificado, pelo caráter opressor do até então modelo vigente em relação ao contexto  mundial o liberalismo já havia entrado em contradição no próprio cotexto da crise de 1929 , bem antes da estruturação  do regime militar aos poucos evidenciavam-se uma série de acontecimentos, que estruturariam um imaginário coletivo em linhas  incertas nos E.U.A jonh lenon (beatles)pronunciava a conhecida frase :" O sonho acabou; Em graus contínuos variados acontecimentos contribuiriam para a a intensificação, deste mesmo sentimento já nos loucos anos 60  o mundo parecia virar a contrário de tanta coisa ocorrendo ao mesmo tempo :Guerra do vietnã,woodstock,kenedy,guerra da Coréia,revolução socialista,intensificação de segregações raciais ,Luther king ........"Seria normal haver desilusões " por isso contemplávamos os corais de jovens eufóricos repetindo com o cazuza aquele velho refrão : ....ideologia Eu quero uma para viver !!!!!

O que é leitura no Brasil ?


Cúmulo da contradição na era das incertezas !!!!!!!!!!
charge_tiririca.jpg (500×318)
REPRESENTATIVIDADE?


O Analfabetismo Funcional constitui um problema silencioso e perverso que afeta as empresas. Não se trata de pessoas que nunca foram à escola. Elas sabem ler, escrever e contar; chegam a ocupar cargos administrativos, mas não conseguem compreender a palavra escrita. Bons livros, artigos e crônicas, nem pensar! Computadores provocam calafrios e manuais de procedimentos são ignorados; mesmo aqueles que ensinam uma nova tarefa ou a operar uma máquina. Elas preferem ouvir explicações da boca de colegas. Entretanto, diante do chefe - isso quando ele é mesmo um chefe - fingem entender tudo, para depois sair perguntando aos outros o que e como deve ser realizado tal serviço. E quase sempre agem por tentativa e erro. O meu caro leitor deve estar imaginando que esse problema afeta apenas uma parcela mínima da população. Não é verdade. Calcula-se que, no Brasil, os analfabetos funcionais somem 70% da população economicamente ativa. No mundo todo há entre 800 e 900 milhões deles. São pessoas com menos de quatro anos de escolarização; mas pode-se encontrar, também, pessoas com formação universitária e exercendo funções-chave em empresas e instituições, tanto privadas quanto públicas! Elas não têm as habilidades de leitura compreensiva, escrita e cálculo para fazer frente às necessidades de profissionalização e tampouco da vida sócio-cultural.

A queda da produtividade provocada pela deficiência em habilidades básicas resulta em perdas e danos da ordem de US$ 6 bilhões por ano no mundo inteiro. Por que? Porque são pessoas que não entendem sinais de aviso de perigo, instruções de higiene e segurança do trabalho, orientações sobre processo produtivo, procedimentos de normas técnicas da qualidade de serviços e negligência dos valores da organização empresarial. Eis aí o "Calcanhar de Aquiles" de tantas organizações: Declaração e Prática de Valores. E o que são esses Valores? São crenças e princípios que orientam as atividades e operações de uma empresa, independente de seu porte ou ramo de atividade. Seus dirigentes devem mostrar, na prática, que os sistemas, procedimentos e atitudes comportamentais são respeitados e coerentes com os valores estabelecidos em função de seus clientes e da ética dos negócios. Se não for assim, os resultados serão desastrosos. Quem não se lembra de manchetes de jornais mencionando "problemas inesperados" que abalaram a imagem de tantas empresas? Um defeito no chip Pentium da Intel levou-a a substituir o produto no mercado. Um número desconhecido de cápsulas de Tylenol contaminado com cianureto mata oito pessoas nos Estados Unidos; a Johnson & Johnson retira todos os frascos do mercado americano e tem um prejuízo de US$ 100 milhões!  Alguém tem dúvida de que tais exemplos, entre tantos, não sejam efeitos da ignorância?
Para que o analfabetismo funcional se erradique só existe uma saída: educar e treinar para a qualidade. E qualidade não tem custo; é investimento. O custo da qualidade é a despesa do trabalho errado, mal feito, incompleto, sem profissionalismo. É o custo do referido problema 






Apenas nas Regiões Sudeste e Sul, as taxas de analfabetismo funcional das mulheres eram superiores às dos homens Foto: IBGE/Divulgação