Exercícios sobre introdução à história
Questões:
01. A relação entre os fatos e as estruturas não apresenta uma das características abaixo:
a) Os fatos são uma manifestação exterior das estruturas.
b) A partir dos fatos, somos capazes de penetrar nas estruturas.
c) Somente compreendemos a História quando captamos a estrutura dos sistemas.
d) A partir da compreensão da estrutura, temos uma perfeita inteligibilidade dos fatos.
e) É a compreensão dos fatos que nos dá a real compreensão do processo histórico.
02. Quando um historiador se debruça sobre a História, qual o conceito que se torna fundamental para
compreender os momentos vitais do processo histórico?
a) Sistema
b) Estrutura
c) Subsistema
d) Transição
e) Processo
03. (UnB) Pode-se dizer em relação à História que:
(0) Hoje, ela está voltada preferencialmente para o estudo dos grandes fatos políticos, com destaque para a
biografia dos governantes.
(1) Tendo em vista sua atual opção por compreender globalmente a sociedade, a História não mais
se preocupa com a investigação dos eventos.
(2) Ao contrário do que ocorreu no século passado, hoje a História busca um caminho próprio,
desvinculado das demais ciências sociais.
(3) A chamada História Nova recusa-se a admitir a História como ciência do passado e a "reduzir o
presente a um passado incoativo".
(4) O estudo das fontes e a crítica dos documentos são partes fundamentais do processo de produção
historiográfica.
04. (OSEC)
"Se o conhecimento da História nos apresenta uma importância prática, é porque nela aprendemos conhecer os homens que, em condições diferentes e com meios diferentes, no mais das vezes inaplicáveis à nossa época, lutaram por valores e ideais análogos, idênticos ou opostos aos que possuímos hoje; o que nos dá consciência de fazer parte de um todo que nos transcende, a que no presente damos continuidade e que os homens vindos depois de nós continuarão no porvir.
a) Os fatos são uma manifestação exterior das estruturas.
b) A partir dos fatos, somos capazes de penetrar nas estruturas.
c) Somente compreendemos a História quando captamos a estrutura dos sistemas.
d) A partir da compreensão da estrutura, temos uma perfeita inteligibilidade dos fatos.
e) É a compreensão dos fatos que nos dá a real compreensão do processo histórico.
02. Quando um historiador se debruça sobre a História, qual o conceito que se torna fundamental para
compreender os momentos vitais do processo histórico?
a) Sistema
b) Estrutura
c) Subsistema
d) Transição
e) Processo
03. (UnB) Pode-se dizer em relação à História que:
(0) Hoje, ela está voltada preferencialmente para o estudo dos grandes fatos políticos, com destaque para a
biografia dos governantes.
(1) Tendo em vista sua atual opção por compreender globalmente a sociedade, a História não mais
se preocupa com a investigação dos eventos.
(2) Ao contrário do que ocorreu no século passado, hoje a História busca um caminho próprio,
desvinculado das demais ciências sociais.
(3) A chamada História Nova recusa-se a admitir a História como ciência do passado e a "reduzir o
presente a um passado incoativo".
(4) O estudo das fontes e a crítica dos documentos são partes fundamentais do processo de produção
historiográfica.
04. (OSEC)
"Se o conhecimento da História nos apresenta uma importância prática, é porque nela aprendemos conhecer os homens que, em condições diferentes e com meios diferentes, no mais das vezes inaplicáveis à nossa época, lutaram por valores e ideais análogos, idênticos ou opostos aos que possuímos hoje; o que nos dá consciência de fazer parte de um todo que nos transcende, a que no presente damos continuidade e que os homens vindos depois de nós continuarão no porvir.
A consciência histórica existe apenas para uma atitude que ultrapassa o eu individualista; ela é precisamente um dos principais meios para realizar essa superação." Lucien Goldman
De acordo com o texto, podemos afirmar que:
a) a História é importante porque fornece à atualidade os meios de resolver seus problemas;
b) o estudo da História mostra a universalidade e a identidade dos valores e ideais humanos;
c) tem consciência o homem que conhece os fatos históricos de sua época;
d) a consciência histórica existe na medida em que o homem é capaz de se reconhecer no processo
histórico;
e) a importância prática da História se relaciona com o estudo e o conhecimento do presente.
05. Na reconstrução do processo social:
a) o historiador deve limitar-se a transcrever os documentos, submetendo-os à crítica da veracidade;
b) compete ao pesquisador selecionar nos documentos, mediante técnicas específicas, os fatos históricos
mais importantes;
c) a elaboração de conceitos constitui uma etapa no processo de apreensão do real;
d) a formulação da hipótese de trabalho deve anteceder qualquer contato com a realidade a ser estudada;
e) n.d.a.
Pode-se dizer que a "nova" História Econômica apresenta três aspectos. Na sua forma mais simples, pouco mais é do que a classificação e processamento do material primário e secundário existente.
a) a História é importante porque fornece à atualidade os meios de resolver seus problemas;
b) o estudo da História mostra a universalidade e a identidade dos valores e ideais humanos;
c) tem consciência o homem que conhece os fatos históricos de sua época;
d) a consciência histórica existe na medida em que o homem é capaz de se reconhecer no processo
histórico;
e) a importância prática da História se relaciona com o estudo e o conhecimento do presente.
05. Na reconstrução do processo social:
a) o historiador deve limitar-se a transcrever os documentos, submetendo-os à crítica da veracidade;
b) compete ao pesquisador selecionar nos documentos, mediante técnicas específicas, os fatos históricos
mais importantes;
c) a elaboração de conceitos constitui uma etapa no processo de apreensão do real;
d) a formulação da hipótese de trabalho deve anteceder qualquer contato com a realidade a ser estudada;
e) n.d.a.
Pode-se dizer que a "nova" História Econômica apresenta três aspectos. Na sua forma mais simples, pouco mais é do que a classificação e processamento do material primário e secundário existente.
Mais sofisticados são os projetos que impõem "a reconstrução de medidas que podiam ter existido no passado mas que não existem mais", muitas vezes com a ajuda da Teoria Econômica e da Estatística.
Em terceiro lugar, e mais ambicioso, temos o emprego do conceito contrafactual condicional, começando com a premissa de que só podemos compreender o significado daquilo que aconteceu se o compararmos com aquilo que poderia ter acontecido, continuando com a quantificação "daquilo que poderia ter acontecido".
(A Nova História Econômica, ou História Contrafactual, E. H. Hunt)
Com base no texto anterior, responda as questões 06 a 08, marcando E para as frases erradas e C
para as frases certas.
06. ( ) A História Econômica visa em segunda instância reconstruir as medidas existentes no passado.
07. ( ) Num terceiro momento, a História Econômica visa à compreensão do passado através de uma análise por absurdo, supondo condições que não ocorreram para analisar as que efetivamente aconteceram.
08. ( ) De uma maneira geral, a História Econômica tem por objetivo a apreensão do processo histórico nos seus momentos cruciais, isto é, nos momentos de transição.
09. Assinale as afirmações corretas:
Os principais conceitos a serem dominados pelo historiador ou estudioso da História, a fim de poder compreendê-la com maior profundidade, são os seguintes:
(0) Por processo histórico entende-se a seqüência dos principais sistemas ocorridos na História, desde a Antigüidade até a atualidade.
(1) Pela ordem, os principais sistemas ocorridos na História foram: sistema primitivo, asiático, escravista, feudal, capitalista e socialista.
(2) O sistema é constituído por um conjunto de partes que estão integralmente relacionadas, tais como economia, sociedade, política, religião e cultura.
(3) A cada uma das partes de um sistema costumamos dar o nome de subsistema; e é exatamente a somatória dessas partes que constitui um sistema.
(4) A estreita relação existente entre as partes de um sistema e que dá mais profunda compreensão da História constitui a estrutura de um sistema.
(5) Quando da passagem de um sistema para outro, rompe-se a estrutura do sistema, quebra-se sua estabilidade, ocorrendo então uma transição, momento privilegiado porque revela a realidade histórica em sua profundidade.
10. "Do ponto de vista da ação sobre o pensamento científico, as diferentes perspectivas e ideologias não se situam no mesmo plano. Certos juízos de valor permitem maior compreensão da realidade do que outros." Com esta afirmação, Lucien Goldman:
a) nega o fenômeno da determinação social do conhecimento;
b) admite que todo conhecimento e, em última instância, subjetivo;
c) propõe que a compreensão da realidade fundamenta, de maneira lógica, a validade de todos os juízos de
valor;
d) reconhece, implicitamente, a possibilidade de escolha entre métodos com diferentes alcances na abordagem do real;
e) n.d.a.
Resolução:
01. E 02. D
03. Itens CERTOS: (3) e (4).
Itens ERRADOS: (0), (1) e (2).
(A Nova História Econômica, ou História Contrafactual, E. H. Hunt)
Com base no texto anterior, responda as questões 06 a 08, marcando E para as frases erradas e C
para as frases certas.
06. ( ) A História Econômica visa em segunda instância reconstruir as medidas existentes no passado.
07. ( ) Num terceiro momento, a História Econômica visa à compreensão do passado através de uma análise por absurdo, supondo condições que não ocorreram para analisar as que efetivamente aconteceram.
08. ( ) De uma maneira geral, a História Econômica tem por objetivo a apreensão do processo histórico nos seus momentos cruciais, isto é, nos momentos de transição.
09. Assinale as afirmações corretas:
Os principais conceitos a serem dominados pelo historiador ou estudioso da História, a fim de poder compreendê-la com maior profundidade, são os seguintes:
(0) Por processo histórico entende-se a seqüência dos principais sistemas ocorridos na História, desde a Antigüidade até a atualidade.
(1) Pela ordem, os principais sistemas ocorridos na História foram: sistema primitivo, asiático, escravista, feudal, capitalista e socialista.
(2) O sistema é constituído por um conjunto de partes que estão integralmente relacionadas, tais como economia, sociedade, política, religião e cultura.
(3) A cada uma das partes de um sistema costumamos dar o nome de subsistema; e é exatamente a somatória dessas partes que constitui um sistema.
(4) A estreita relação existente entre as partes de um sistema e que dá mais profunda compreensão da História constitui a estrutura de um sistema.
(5) Quando da passagem de um sistema para outro, rompe-se a estrutura do sistema, quebra-se sua estabilidade, ocorrendo então uma transição, momento privilegiado porque revela a realidade histórica em sua profundidade.
10. "Do ponto de vista da ação sobre o pensamento científico, as diferentes perspectivas e ideologias não se situam no mesmo plano. Certos juízos de valor permitem maior compreensão da realidade do que outros." Com esta afirmação, Lucien Goldman:
a) nega o fenômeno da determinação social do conhecimento;
b) admite que todo conhecimento e, em última instância, subjetivo;
c) propõe que a compreensão da realidade fundamenta, de maneira lógica, a validade de todos os juízos de
valor;
d) reconhece, implicitamente, a possibilidade de escolha entre métodos com diferentes alcances na abordagem do real;
e) n.d.a.
Resolução:
01. E 02. D
03. Itens CERTOS: (3) e (4).
Itens ERRADOS: (0), (1) e (2).
04. D | 05. C | 06. C | 07. C | 08. E |
09. Todas as afirmativas estão corretas, pois referem-se aos modernos conceitos existentes na História, os quais permitem uma avaliação mais profunda do processo histórico.
10. D
10. D
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