domingo, 17 de junho de 2012

Reino Unido de Portugal,Brasil e Algarves

Introdução 

  

  Em janeiro de 1808 , a família real e toda a corte portuguesa desembarcam na América. Era a 1ª vez que uma corte européia se transferia para terras americanas. Com a mudança, o Rio de Janeiro tornou-se sede de todo o império Português.
 Desde a 2ª metade do ´seculo XVIII, como consequência da Revolução Industrial, operava-se a substituição do capitalismo comercial pelo capitalismo industrial. O monopólio comercial perdia assim sua importância. Em seu lugar, surgia o livre comércio, que possibilitava a compra de matéria- prima a quem vendesse mais barato e a venda de produtos onde se lucrasse mais. Ao mercantilismo  gradativamente ia se opondo o liberalismo, contrário a intervenção do estado na economia e favorável a livre iniciativa. Portugal, tal como a Espanha, resistiu ao fim do monopólio comercial, pois tinha sua economia voltada para o fornecimento de produtos coloniais á Europa e para a venda de mercadorias necessárias á população da  colônia. A manutenção desse sistema só era possível mediante a imposição de restrições ás atividades econômicas na colônia, o que dificultava seu desenvolvimento. Essa situação, entretanto se alteraria com a transferência da família real.
  Em terras americanas, o primeiro ato importante de dom João, então príncipe regente de Portugal, foi a abertura dos portos para todas nações amigas. A medida inaugurava na colônia a pr´tica do livre comércio e pode ser considerada fato decisivo no processo de independência. 

 A colônia , sede do Império   

     No início do ´seculo XIX, além do desenvolvimento do capitalismo industrial, uma circunstância política internacional ajudou a acelerar a decadência dos impérios Ibéricos : a política de Napoleão, que tinha a Europa a seus pés.
   Em 1806, Bonaparte e seus exércitos entraram triunfalmente em Berlim, logo depois, o imperador decretou o Bloqueio continental, proibindo os países do continente de comerciarem com a Inglaterra. a seguir , exigiu que Portugal fechasse seus portos a navios ingleses e declarasse guerra a Grã- Bretanha. O governo português ficou em situação difícil . Se atendesse a França, romperia uma sólida aliança com os ingleses e correria o risco de de ter a colônia americana invadida. Se rejeitasse as exigências de Napoleão, seria ocupado pela França e submetido á força. Na chefia do governo português estava o príncipe regente dom João em lugar de sua mãe , dona Maria I , doente mental, aliás uma ilária família tendo em vista que o primeiro cargo público concedido a um negro na História de nosso país envolveu a tentativa de esconder uma traição por parte da Rainha portuguesa. Para ganhar tempo em relação as circunstâncias de ameaça da invasão, o principe tentou um jogo de simulações : Portugal fingiria atender a França e declararia guerra a Inglaterra; á França propôs o casamento de De dom Pedro, de 9 anos, com uma sobrinha de Napoleão. ingleses e franceses recusaram as propostas. Foi ai que o governo inglês propôs, que a corte portuguesa se transferisse para a colônia americana. com a medida, a Inglaterra conseguiria impedir que a esquadra lusitana caísse em mãos francesas e restringir o proveito que Napoleão poderia obter das colônias portuguesas. Ademais , ela colocaria a colônia sob sua influência , facilitando o domínio do mercado sul-americano. 


   Em outubro de 1807 , enquanto Napoleão preparava a invasão de Portugal, a Inglaterra se comprometia a proteger a transferência da família real e da corte portuguesa para a colônia americana. Dias depois em uma esquadra de 14 navios, embarcaria com suas famílias a nobreza, o alto funcionalismo e os oficiais superiores de Portugal. Ao todo mais de 10 mil pessoas, com suas riquezas, documentos, bibliotecas, coleções de arte e todos os bens que podiam carregar. Quando as forças francesas chegaram a Lisboa , tudo que encontraram foi um país pobre e abandonado.


trajeto da vinda da  família real lusitana ao Brasil  



Alojar tanta gente que do dia para  a noite não era uma tarefa tão simples para isso , dom joão requisitou as principais residências e despejou seus moradores, mandando fixar nas casas escolhidas as letras PR, correspondentes a Princípe Regente a população ironicamente, traduzia a mesma sigla , atribuindo-lhe  novo significado : Ponha-se para a rua ou Prédio roubado

                                 A  abertura dos portos

 As constantes pressões dos ingleses ávidos por mercados consumidores fizeram com que que Dom joão tomasse a importante medida de abrir os portos brasileiros as nações amigas quebrando o antigo monopólio comercial , como os ingleses mantinham uma divisão naval no rio de Janeiro seu poder de pressionamento era ainda maior houve neste sentido uma fixação do decreto da abertura dos portos a fixação de uma taxa de 24 % sobre o valor de todas as mercadorias ,com a exceção das portuguesas,taxadas em 16% Em um tratado de 1810 A Inglaterra passaria a pagar uma taxa 15% menor que o imposto sobre as próprias mercadorias portuguesas , tais questões associadas a revogação da lei que proibia a instalação de industrias fizeram com que a Bahia de Guanabara e a alfandega ficassem tão abarrotadas de mercadorias que o aluguel das casas subiram ,visto que estas eram usadas com depósitos , segundo estudos existiram mercadorias que vieram a estraga-se nos portos . Tanta importação aumetava consideravelmente um aspecto deficitário na balança comercial . 


                                  A  nova administração 

  Uma vez instalado no Rio de Janeiro , dom João tomou 4 medidas básicas :  
    1.Criou 3 ministérios : Guerra e Estrangeiros , Marinha, Fazenda e Interior 
    2.Fundou o Banco do Brasil 
    3.Instituiu a junta geral do comércio 
    4.Instalou a casa da suplicação ( Supremo Tribunal )  

 Em 1815 , foram extintos os Estados do Brasil, do Grão-Pará e rio Negro e do Maranhão e Piauí. A Colônia foi então elevada a categoria de Reino Unido de Portugal , Brasil e Algarves. Em 1816, com a morte de dona Maria I , o príncipe regente foi coroado rei com o título de dom João VI . 



   A partir de 1821, as capitanias passaram a se chamar províncias. Além das que já existiam, foram criadas mais quatro : Rio Grande do Norte, alagoas ,Santa Catarina e Sergipe . A administração estava centralizada nas mãos do rei e dos governadores das províncias, subordinados a ele. 
   Além disso , Dom joão VI colocou em prática uma política agressiva, que levou á incorporação de novos territórios ao Brasil. Assim ,já em 1809, tropas portuguesas ocuparam Caiena ,capital da Guiana Francesa em represália a invasão de Portugal por Napoleão. 
    Mas, a principal conquista territorial ocorreria em 1821, quando o atual Uruguai, chamado na época de banda oriental e invadido pelas forças portuguesas em 1815, foi anexado com o nome de Província Cisplatina. Essa conquista foi obtida por meio de uma guerra prolongada. Para financiá-la, o governo aumentou os impostos e autorizou o Banco de Brasil a emitir papel moeda em grades quantidades. Tal política contribuiu para aumentar o custo de vida e gerar insatisfação social 



                     A revolução de 1817 em Pernambuco 

O quadro de José Cláudio, "Benção da Bandeira" (2007), representa a Revolução de 1817, ocorrida em Penambuco. Liderado por padres ligados à maçonaria, esse movimento revolucionário sustentou por três meses a independência pernambucana, incluindo em seu raio de liberdade o Rio Grande do Norte e a Paraíba


   Quando a família real chegou a América, Pernambuco já era um centro de difusão de idéias revolucionárias. Desde !798 existia no interior da capitania o Areópago de Itambé, uma sociedade  secreta, ligada a maçonaria, que defendia a proclamação da República. em 1801, seus adeptos envolveram-se em uma conspiração reprimida pelas autoridades portuguesas. Foi a conjuração dos Suaçunas. Apesar da repressão, a efervescência revolucionária continuou a agitar Pernambuco. a chegada da família real agravou esse clima de descontentamento, pois a Coroa passou a favorecer os comerciantes portugueses e a cobrar altos impostos para financiar as guerras em que se envolveu o princípe regente. A consequência disso foi o aumento do custo de vida. Em Pernambuco esse fato foi agravado pela seca dos anos 1815 e 1816. Em 1817, A insatisfação atingiu o auge ,levando á eclosão da Revolução ( ou Insurreição) Pernambucana, durante a qual foi instalado um governo republicano que durou 74 dias.     De forma geral, podemos  resumir os motivos da Insurreição Pernambucana de 1817 em 3 aspectos : 
  1. CONDIÇÕES ECONÔMICAS - Crise na produção do açúcar e do algodão, luta dos senhores rurais e homens livres contra o domínio comercial dos portugueses e os altos preços pelos quais estes vendiam gêneros de primeira necessidade ;
  1. CONDIÇÕES POLÍTICAS - Desejo de substituir a monarquia absoluta do direito divino por uma forma mais liberal de governo , com a república , já adotada nos Estados unidos e em outra regiões da América ;
  1. CONDIÇÕES SOCIAIS - Insatisfação da população contra a carestia e contra o domínio português.
  2.  



       A atmosfera  de descontentamento geral facilitou a formação de um movimento revolucionário. Dele faziam parte senhores de engenho , comerciantes, padres e militares . A conspiração, entretanto ,foi descoberta pelo governo português ,que mandou prender alguns de seus líderes : os comerciantes Domingos José Martins e Antônio Gonçalves da Cruz , o padre João Ribeiro , o cirurgião Vivente Guimarães Peixoto , os tenentes Manuel de Souza Teixeira e José de Barros lima . Durante as prisões o Capitão Barros Lima matou o oficial que lhe deu voz de prisão . Começava a insurreição.     Depois de vencidas as forças leais a Portugal , os insurretos organizaram um governo provisório com 5 membros , representando comércio, exército,clero, agricultura e justiça . Em busca de apoio, enviaram emissários para outras capitanias do Nordeste e para o exterior ( Estados unidos Argentina e Inglaterra ). Paraíba Rio Grande do Norte e Alagoas aderiram ao movimento . O emissário da Bahia foi fuzilado Os que foram ao Ceará acabaram presos. A reação do governo português não se fez esperar da Bahia e do rio de Janeiro saíram para o recife tropas fortemente armadas o governo português escarniçou combates bloqueando passagem pelo mar assim as forças portuguesas ocuparam Recife em 19 de maio os principais  líderes foram executados e no inicio de 1818 o príncipe regente anistiou 72 condenados a morte .       



        

Nenhum comentário: