sábado, 2 de junho de 2012

A CULTURA GREGA

  As conquistas de Alexandre difundiram a cultura grega por vários territórios do mundo antigo. Sua influência, entretanto, não ficou restrita aquela época. Ela pode ser percebida atualmente na arquitetura, em diversas áreas do conhecimento, nos costumes políticos e até mesmo nos hábitos esportivos de muitas sociedades do mundo contemporâneo.
  A cultura dos povos gregos foi o resultado da mescla das experiências dos muitos povos que ocuparam a Hélade ao longo dos séculos: os primeiros invasores arianos, os aqueus trouxeram Zeus e encontraram a grande mãe cretense ao imaginário religioso. foi também resultado do intercâmbio com cultura de religiões distantes; os colonos que foram para a Àsia assimilaram deuses locais, como Dionísio.
  Toda a cultura grega foi muito influenciada por crenças religiosas. Os gregos eram politéistas e acreditavam que seus deuses habitavam o monte olimpo: eram mais de 30 mil seres imortais, além dos heróis ou semideuses ,seres humanos que acabaram igualados aos deuses por terem praticados ações extraordinárias. 
   Com poucos dogmas, a religião não impunha verdades absolutas. Os próprios deuses tinham forma, virtude e defeitos humanos. nos cultos, pedia-se proteção para a familia, a tribo ou a cidade, mas não a salvação da alma. Cada individuo tinha liberdade de imaginar como bem entendesse a vida após a morte.
   As cerimônias religiosas eram muito mais do que elo com deuses; eram também ponto de união das cidades. muitas dessas cerimônias eram festivas e reuniam pessoas de toda Hélade para dançar, cantar, representar, ou filosofar. 

PROMOTEU ACORRENTADO 

-RELIGIÃO-

MITO DE ORIGEM DOS DEUSES E DA HUMANIDADE 
   A mitologia grega conta que do nada surgiram 2 entidades ; Urano (o céu ) e Gaia ( a terra ). Da união dessas 2 entidades nasceram os titãs, os ciclopes e os gigantes. Cronos, o mais jovem dos titãs, destituiu o pai,Urano,e, para que ele prórpio não fosse destituído passou a comer seus filhos logo após o nascimento. Rea, sua mulher,resolveu salvar o ultimo dos filhos : Zeus. ao nascer, ele foi substituído por uma pedra, devorada por Cronos; em seguida, foi escondido numa caverna em Creta. 
  Quando adulto, Zeus obrigou o pai a devolver os irmãos devorados e , com a ajuda deles, encarcerou Cronos no inferno. o universo foi então dividido entre os irmãos : Héstia tornou-se deusa dos lares ; Démeter deusa da terra ; Poseidon ficou responsável pelos mares; e Hades deus do submundo( infernos). Acima de todos estava Zeus, considerado deus de todos os deuses. Para esposa, escolheu Hera. 
  O responsável pela criação da humanidade foi o titã prometeu. Feita de barro, a humanidade tinha comportamento semelhante ao dos animais; vivia na escuridão, não preparava seu alimento e era pouco criativa. com pena de sua criação, Prometeu roubou o fogo dos deuses e o entregou a humanidade para que ela pudesse progredir. 
   Furioso com o roubo, Zeus puniu prometeu com um castigo eterno: acorrentou-o no alto de uma montanha para que seu fígado fosse devorado por uma abutre. À noite, o fígado recompunha-se para ser novamente devorado no dia seguinte. Prometeu só foi libertado de seu suplício quando Hércules matou o abutre. A humanidade, por sua vez foi castigada por Zeus por um dilúvio. deucalião, filho de Prometeu, e sua mulher, Pirra, Salvaram-se e recriaram a humanidade. 
   Por esses mitos pode-se perceber que os deuses gregos eram semelhantes a qualquer individuo por serem passíveis de emoções, enfrentavam situações com qualidades e defeitos visíveis nos humanos. 

          
DEUSES E HERÓIS 

   Os grandes deuses habitavam no monte olimpo, com exceção de Poseidon, deus dos mares, Hades, deus dos infernos e Hefestos, que tinha sua oficina no interior do vulcão Etna. No olimpo, os deuses alimentavam-se de uma planta de sabor delicado a  ambrosia. Os deuses mais antigos eram filhos de Cronos, mas havia também os filhos de Zeus e Hera; ares ( deus da guerra) Afrodite (deusa do amor ) Apolo ( Senhor da adivinhação, da luz e da vitalidade) Hefestos (deus do fogo) Atenas(deusa da razão e da paz ) e Hermes (Senhor das comunicações). Dionísio ( protetor da vindima simbolizado pelas festas )foi o ultimo a entrar no Olimpo.
  Heróis eram os filhos de uma relação entre um deus e uma mortal. Os mais conhecidos eram Perseu que matou Górgone (monstro de cabeça cheia de serpentes) Jasão - com seus companheiros argonautas conquistou o tosão de Ouro(pele de carneiro voadora guardada por um dragão ) Teseu- que matou o Minotauro, monstro que habitava o labirinto de Creta ;  Èdipo - que matou a esfinge, devoradora de viajantes que não respondessem a suas enigmáticas perguntas; e Hércules - O maior de todos os heróis que realizou 12 trabalhos considerados impossíveis para escapar da fúria de Hera .

 CULTO AOS DEUSES 

Os deuses eram cultuados pelos gregos noas lares e em cerimônias públicas. o ritual consistia em orações, sacrifícios e libações ( derramamento de óleo, azeite e vinho em oferenda aos deuses ) no ambito doméstico a função de sacerdote era exercida muitas vezes pelo pai, que orientava sua mulher a ajudá-lo a manter sempre aceso o fogo sagrado  de proteção ao lar  realizavam-se cerimonias religiosas em nascimentos,casamentos e funerais, sempre acompanhadas por todos os membros da família. Anualmente, em todas as cidades, ocorriam homenagens aos mortos. A religião estava sempre presente no cotidiano das cidades. Cada qual mantinha sua própria divindade protetora e um calendário de festas . em Atenas por exemplo , celebrava-se o culto a Dionisio, era comum a realização de concursos de arte dramática o que favoreceu o desenvolvimento do Teatro Ateniense . A festa mais importante para a cidade de Atenas  era aquela realizada em homenagem a deusa a quem foi dada seu nome  nela ocorria corrida de cavalos, conscursos de música e canto . A festa encerrava-se com uma procissão onde se oferecia a Deusa atenas um manto luxuoso. 

    Os jogos mais famosos eram para homenagear Zeus a partir de 776a.c estes jogos chamados de Olimpicos ocorriam de 4 á 4 anos havia basicamente 6 provas : corrida , luta livre,pugilismo,corrida de cavalos ,lançamento de dardos e de discos -/


O TEATRO 

     Em Atenas viveram alguns dos principais pensadores e artistas do mundo antigo.Uma das manifestações culturais mais importantes na cidade era o teatro. Sua origem esta relacionada ás danças , aos cantos e as representações de cenas mitológicas que ocorriam durantes as festas religiosas . Com o tempo, surgiram os concursos . Cada participante podia inscrever até 3 peças (trilogia). Eram encenadas com máscaras , exclusivamente por atores másculinos , que também representavam os personagens femininos. muitas peças mostravam a luta da humanidade com suas paixões, contra a opressão e tirania pela justiça. 
  Os atenienses também apreciavam as comédias Esse gênero teatral visava criticar os costumes,os problemas do cotidiano , os hábitos individuais e sociais e os governates. o maior autor de comédias foi Aristofánes ,defensor da vida simples e da tradição . em : A paz , ele atacou os partidários da guerra ; em As Vespas , os erros dos juízes ; em Os novos , as inovações bruscas .

Na democracia o teatro viveu seu auge tendo como principais representantes : 

ÉSQUILO (525-456 a.C) - Exaltou Atenas e os deuses justiceiros. È o autor de Os persas ( Em que descreve as guerras médicas e critica o orgulho insensato de Xerxes ) e da trilogia Oréstia ( sobre o destino da família de Agamenon) , além de outras obras .

SÓFOCLES (496-405 a.C)- Suas obras mostram os heróis lutanto contra as armadilhas do destino. Em Antígona a heroína põe o irmão numa sepultura proibida pelas leis urbanas ; em Édipo Rei o personagem central mata Laio, rei de Tebas sem saber que ele era seu pai e se casa com a viuva, Jocasta, desconhecendo ser ela sua própria mãe. 

EURÍPEDES (485-406 A.c)- Era crítico e pessimista, e menos religioso que os anteriores. em Alceste e Medéia , mostra sua preocupação com os problemas da humanidade, suas grandezas, misérias e paixões  


   ESTUDOS HISTÓRICOS 

  Nos estudos históricos destacaram-se Heródoto de Halicaranasso com o titulo de "pai da História" , por  ter empregado pela 1ª vez a palavra história no sentido de investigação sua obra mais conhecida foi guerras médicas sua principal caracteristica era a busca da interpretação dos fatos, ou seja o mesmo ia além de uma simples descrição bélica , outro grande Historiador foi Tucídides ,visto como precursor histórico pois não analisava as ações como resultado do interesse dos deuses, mas sím como resultado de interesses políticos sua oba mais famosa foi a Guerra do Peloponeso    nesta o autor buscou narrar os acontecimentos do conflito de forma bastante objetiva 

Nenhum comentário: