quinta-feira, 14 de março de 2013

As sociedades persa e Hebraica

Entre o mar Cáspio e o Golfo Pérsico , onde hoje  se localiza o planalto do Irã , desenvolveu-se uma das principais civilizações do mundo antigo , a dos persas . Até o séc VI A.c .., esse povo era dominado pelos medos. Por volta de 550 a.c .., suas tribos foram unificadas por Ciro , que então subjugou os medos para se tornar rei dos dois povos - era o início de um vasto império. Outra civilização importante que se desenvolveu na região do crescente fértil foi a dos hebreus .Eles foram responsáveis por disseminar entre os povos da Antiguidade a única religião monoteísta E nesse ponto reside sua maior importância : hoje , a antiga religião dos hebreus é uma das bases das crenças de uma parte significativa da população mundial . 


    O IMPÉRIO PERSA
      Após torna-se rei dos persas e dos medos , Ciro conquistou , entre outras regiões , a Àsia Menor e a Mesopotâmia. Seu sucessor , Cambises II , estendeu o território do Império até o Egito e anexou a Líbia . O território do reinado desse imperador no entanto , foi marcado por diversas revoltas. Em 522 a.C.., os chefes das grandes famílias escolheram Dario I , provavelmente parente de Ciro . Após eliminar nove rivais que também disputavam o trono , Dario reorganizou a administração do Império e centralizou o poder em suas mãos. Novas conquistas incorporaram as planicíes do rio Indo e a Trácia. O crescimento do império foi interrompido apenas pelos gregos, que derrotam os persas na batalha de Maratona , em 490 a.C .Em 331 a.c .., o Império Persa chegava ao fim , ao ser conquistado por Alexandre Magno , da Macedonia. 
    O rei persa era considerado um representante divino e governante das principais cidades capitais : Pasárgada , Persépolis e Susa . Para facilitar a administração , o Império foi dividido em 20 unidades chamadas satrapias . Cada divisão era governada por um Sátrapa , auxiliado por um comandante  militar e secretário geral . Os impostos eram cobrados em moedas e produtos , os povos dominados podiam ainda pagar com soldados , que eram incorporados ao império persa . A maior dificuldade para a administração do território persa , entretanto , era sua extensão . Para controlar as áreas dominadas , o exército tinha de se deslocar por uma área de 8 milhões de km ² e houve períodos em  que  as revoltas dos povos subjugados eram constantes . Boas estradas, por isso, garantiam o rápido deslocamento de tropas e também de mercadores para qualquer parte do império.  

     ECONOMIA
        As dimensões do Império Persa exigiram a construção de longas estradas , que deram maior agilidade e segurança as atividades e facilitaram o comércio por terra entre regiões distantes . O comércio marítimo . por sua vez foi pouco explorado , apesar de os persas terem a disposição de bons portos e a frota fenícia . 
     Para facilitar a cobrança de impostos , pesos e medidas foram padronizados em todo o império . A iniciativa acabou favorecendo o comércio ; o que faltou , porém foi o desenvolvimento pleno de uma economia monetária . A partir do governo de Dario I iniciou-se a prática de cunhar moedas de ouro , mas em pequena quantidade . Quanto á prata , só passou a ser utilizada tardiamente . Os imperadores preferiam acumular metais provenientes dos impostos a cunhar moedas. 

ZOROASTRO E RELIGIÃO 
       No  princípio , os persas adoravam vários deuses . Entretanto as pregações de um profeta - Zoroastro ou Zaratustra - por volta de 12OO A.C  .., provocaram uma verdadeira revolução na religião desse povo .         A doutrina difundida por Zoroastro era baseada  na dualidade entre o bem e o mal . O bem era simbolizado pelo deus Aura Mazda, ou , o bem a verdade a luz ... enquanto que Arimã representaria a maldade ,discórdia as trevas ... Os dois principiavam toda a existência sendo compensado quem seguisse o bem e castigado para sempre quem segui-se o mal . Essa religião tinha uma preocupação escatológica , isto é vinha um julgamento final onde a luz reinaria sobre as trevas . Na pérsia não haviam templos nem cultos . Aura-Mazda  era homenageado com o fogo perpétuo aceso em torres colocadas no topo de montes e colinas . Nenhuma outra religião do oriente Médio ofereceu grau tão elevado de liberdade ao seus seguidores 
                                                            

           O Império Persa  - Série Grandes Civilizações - TV Escola

                                  

  

O POVO HEBREU 

   A Bíblia é uma das principais fontes de conhecimento sobre o povo hebreu . O antigo testamento (primeira parte desse livro, referente ainda a torá adotada pelos judeus )  registra a ação oral os princípios morais , as leis , os acontecimentos políticos e religiosos . enfim , parte dos primeiros séculos da História dos hebreus , também chamados de judeus ou israelitas . Além dos relatos bíblicos , as pesquisas arqueológicas também contribuíram para o conhecimento do passado judaíco . Em cavernas situadas ás margens do mar morto, por exemplo ,foram descobertos pergaminhos do ´sec . I a.c . Produzidos por uma comunidade religiosa que viveu isolada na região , esses escritos desvendaram aspectos significativos da cultura hebraica . 

   Em busca da terra prometida 

     Os hebreus povo de origem semita , viviam no final do II milênio a.c perto de Ur na mesopotâmia . Nessa época ,iniciaram um deslocamento populacional ,que segundo a Bíblia , teve caráter religioso : a procura da terra prometida por Deus a  terra de canaã , ou Palestina . Nessa época , a sociedade hebraica estava organizada em clãs dirigidos por patriarcas Abraão o 1ª desses patriaracas teria sido o responsável por conduzir o povo hebreu a palestina pesquisadores afirmam que eles teriam chegado a esta por volta do ´seculo VIII a .c 
    DIDATICAMENTE DIVIDE-SE A HISTÓRIA DESSA CIVILIZAÇÃO EM 3 ETAPAS : 
  PATRIARCAL , JUIZES E REIS    :
 Acompanhe esta história de forma divertida :


Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, sou do colégio 2001 (1anoA) muito bom o conteúdo aqui, gostei mesmo.