sábado, 16 de março de 2013

Era Vargas



getulio-vargas.jpg (308×382)
Sínteses chaves : 


  • A Revolução de 1930 acabou com a República Velha. Getúlio Vargas se tornou presidente. Seu governo marcou a história do Brasil no século XX . 
  • O Estado passou a intervir na economia . Getúlio criou empresas estataia is (Compnhia Siderurugica Nacional-CSN- Companhia Vale Do Rio Doce- mineração ,Companhia Hidrelétrica do São Francisco , que construiu a hidrelétrica de Paulo afonso .... e estimulou o crescimento industrial. Em 1937 os militares apoiaram vargas na implantação da ditadura do Estado Novo. 
  • Foi uma época de repressão aos movimentos operários ( comunistas presos ,  greves proibidas , imprensa vigiada ), mas também de  leis trabalhistas , descanso semanal , salário mínimo )
          Revolução de 30 
                                                           revolucao3.jpg (516×400)

Em meio aos reflexos da crise 1929 no Brasil , aumentava ainda mais a insatisfação geral relacionada a Velha República o presidente do Brasil era Washington Luiz ,era o homem do partido republicano paulista , o PRP , a força que organizava politicamente a oligarquia de São Paulo . Quando chegou perto das eleições , ele se negou a apoiar um candidato mineiro ; Indicou o nome de Júlio Prestes 

 Em resposta , os mineiros se juntaram a oligárquia do rio grande do sul e formaram a Aliança Liberal , com o objetivo de lançar Getúlio como candidato mineiro . Getulio Vargas era filho de general e fazendeiro do Rio Grande do Sul . foi militar, juiz e até ministro de Washington Luiz , ou seja estava ligado ás oligarquias . Uma parte dos fazendeiros  paulistas e dos profissionais de classe média , defensores das ideias liberais romperam com o PRP e também apoiou a candidatura de Vargas , criando o Partido Democrático . A candidatura de Getulio Vargas era apoiada pela Aliança Liberal uma aliança das oligarquias mineira, gaúcha e paraibana (o candidato a vice presidente , João Pessoa , era  da Paraíba ) somada ao Partido Democrático de São Paulo. A campanha eleitoral foi disputada Getúlio e sua cúpula de apoio buscaram apoio da população através de discursos contra as oligarquias propondo voto secreto leis trabalhistas , mas naquele contexto discurso carismático não teria efeito , ganhou a eleição como sempre quem manipulou mais , ou seja Júlio Prestes ... Nas cidades os animos eram expressamente visíveis como inconformados , diante do fato que nosso país com tal resultado continuaria na exploração dos cafeicultores com a exploração do convenio de taubaté , aumento de im postos ... os sindicatos se agitavam . Os comunistas ganhavam mais adeptos . Diante desse quadro ,Antonio Carlos Andrada , líder do PRM, declarou : "Façamos a revolução antes que o povo faça"
    A decepção com a vitória do candidato da oligarquia paulista fez do Brasil uma panela de pressão pronta para explodir . Nas grandes capitais , crescia o sentimento de oposição . Veio então a  tragédia . João Pessoa candidato a vice presidente na chapa de Getúlio , foi assassinado . Na verdade , ele foi morto por uma questão pessoal (briga com um inimigo político da Paraíba) . Porém muitas pessoas acreditaram que o crime ocorrera por motivos políticos nacionais . Os lideres da Aliança Liberal aproveitaram o acontecimento para detonar a revolta contra o presidente Washington Luiz. Apoiados pelo exército , os rebeldes liderados por Getúlio Vargas partiram do Rio Grande Do Sul em direção ao Rio de Janeiro . A Revolução de 30 triunfou e Vargas se tornou o chefe do país . Logo que tomou posse , Vargas garantiu que não tinha nenhuma ambição pelo poder . Só queria "colaborar com o Brasil" Sua pequena "colaboração"  duraria 15 anos ...

O Governo Provisório (1930-1934)

   Assim que Getúlio chegou a presidência a constituição da república velha foi rasgada . Agora o que valia eram as ordens dele . O congresso nacional estava fechado . Os governadores foram destituídos.No lugar deles Vargas nomeava interventores Alguns tenentes que apoiavam Getúlio ganharam cargos de interventores estaduais , como não haviam Congresso , as leis passavam neste momento a ser feitas diretamente pelo presidente , que assinava os decretos . Um dos primeiros decretos estabelecia que só seriam permitidos os sindicatos leais aos governos . Leis decretadas interventores estaduais , congresso fechado ... detalhes como esse evidenciam que o governo não era nada democrático para piorar Vargas nomeou um interventor  para Sâo Paulo odiado pelos paulistas ...As velhas oligarquias queriam recuperar seu antigo poder , estudantes paulistas forma mortos em protestos anti-varguista Era o que os cafeicultores e liberais queriam para agitar A Revolução constitucionalista de São Paulo em 1932 . controlada pelo Governo .    
MMDC-cartaz-3.jpg (447×551)

O período liberal (1934-1937) 
Vitorioso , O governo de Getúlio soube fazer concessões para os cafeicultores paulistas, > Por exemplo concedeu generosos empréstimos bancários . Além disso , admitiu a eleição de uma Assembléia Constituinte . Assim , em 1934 o Brasil ganhou uma nova carta . A constituição de 1934 era razoavelmente democrática . Estabelecia equilibrio dos 3 poderes , eleições diretas e secretas para presidente (na república velha o voto não era secreto , daí as oportunidades para os coronéis controlarem os votos ) e o voto feminino (outra novidade importante) . Foram criados tribunais eleitorais para evitar fraudes . Os estados continuavam com autonomia . Também foram incluídas algumas leis trabalhistas , o que mostra que a mentalidade do país estava mudando com relação aos direitos dos operários , essa constiuição foi elaborada por uma Assembléia Constituinte , todavia no talento discursivo de Vargas se passava uma imagem como se ação houvesse partido de sua pessoa    NOTE ISSO EM UM DOS DISCURSOS DELE 17 ANOS DEPOIS :

Facistas X Comunistas : 
   No contexto de Crise econômica o facismo conquistara o poder em vários países da Europa . No Brasil , lá Na década de 30 também havia um partido Facista : A Ação Integralista Brasileira , liderada por Plínio Salgado. Os integralistas inspiravam-se nos facistas europeus até mesmo nas roupas e nos rituais . Vestiam fardas verdes ( os comunistas os xingavam de "galinhas verdes" ) seguiam o lema : "Deus , Pátria e Família" e saudavam o chefe com o brado:  "Anauê "! Os integralistas sonhavam com uma ditadura nacionalista que eliminasse os comunistas . Na época , a igreja católica era politicamente conservadora . Muitos padres brasileiros aderiram ao integralismo crendo que só o facismo preservaria a moral cristã no Brasil . No começo Vargas mostrou simpatia pelos integralistas . Vários de seus antecessores eram simpatizantes do facismo Europeu . Em resposta ás nuvens verdes do integralismo e do getulismo,  estava a Aliança Nacional Libertadora (ANL) unindo comunistas , social democratas e tenentes com idéias de esquerda se opondo ao latifundio , o imperialismo e o facismo defendendo portanto reforma agrária , reformas nacionalistas de caráter democrático . Quando Vargas percebeu o nível de incomodo da ANL proibiu seu funcionamento incitando assim seus membros a tentarem uma conspiração contra o governo julgando o mesmo de ditador e facista em 1935 só que o governo tinham espiões por toda parte sendo fácil de ser controlada ,só havendo algumas manifestações em uns poucos quarteis , depois de controlada Getulio colocou toda culpa a ação do PCB  , por isso a rebelião ficou conhecida como Intentona Comunista dela fizeram parte os famosos Luiz Carlos Prestes e Olga Benário 
O Golpe de 37 e O Estado Novo 
Getulio Vargas ainda parecia respeitar a Constituição, que previa a eleição direta de um novo presidente no seu lugar . De repente , em 1937 , o governo anunciou a descoberta de um terrível complô comunista para tomar o poder : o plano Cohen . Na verdade um plano forjado pelos integralistas com pleno conhecimento de Getúlio , mero pretexto para golpe antidemocrático . Apoiado pelas forças armadas Getúlio cancelou as eleições e fechou o congresso . Pelo rádio , os brasileiros ouviram uma coisa bem diferente da voz dos sambistas havia uma nova constituição Era imposta uma ditadura .
a07fig06.gif (285×427)
Veja na imagem Vargas coloca cascas de banana ao redor do palácio do catete impedindo que outro além dele próprio assuma a liderança !!!
A Ditadura no Estado Novo (1937-1945)

Diante do quadro exposto acima passava a valer a constituição de 37 copiada da Polônia Facista . Dái o apelido de Polaca . Bastante autoritária : o poder executivo ficou superpoderoso e os estados perderam a autonomia diante do poder central ( Rio de Janeiro) . Durante a ditadura do Estado Novo , não havia partidos políticos nem congresso nacional . A imprensa foi censurada com a criação do DIP (DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E PROPAGANDA) . Os sindicatos passavam a ser controlados pelo estado A Ditadura de Vargas tinha perfil muito semelhante ao facismo porém prendeu e proibiu o integralismo prendendo todos os envolvidos dando a Plinio Salgado por agradecimento aos apoios a condição de exílio como ato de generosidade. 
 Linhas gerais Populismo + Revisão  

 o Populismo tende a permear ideologicamente os períodos de transição, particularmente na fase aguda dos processos de industrialização. É no ponto de coesão e de sutura e, ao mesmo tempo, de referencia e solidificação, que apresenta grande capacidade de mobilização. No caso do Brasil, o populismo surgiu com Getúlio Vargas, que assumiu o poder através de uma revolução, realizada por seus aliados: os tenentes - uma parte do Exército – e os políticos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba. Era o rompimento da política Café-com-Leite e o fim do poderio absoluto da oligarquia cafeeira. 


O populismo varguista pode ser definido com um jogo ambíguo de concessões e limitações. Fizeram-se algumas concessões ao povo e aos aliados, mas manteve-se o poder centralizador. Deram-se direitos aos trabalhadores, mas atrelaram-se seus sindicatos ao Estado. Queimou-se o café excedente, mas o lucro, que porventura aparecesse, iria para o desenvolvimento das fábricas. 
Assim, ao lado das medidas concretas, desenvolveu-se a ideologia e a linguagem do populismo. Ao mesmo tempo em que os governantes atendiam a uma parte das reivindicações do proletariado urbano, vão se elaborando instituições e simbologias populistas. Pouco a pouco, formaliza-se o mercado de força de trabalho, no mundo urbano-industrial em expansão; ao mesmo tempo, as massas passam a desempenhar papéis políticos reais, ainda que secundários. Assim pode-se afirmar que a entrada das massas no quadro das estruturas de poder é legitimada por intermédio dos movimentos populistas. 
Como vimos, o populismo surgiu de uma lacuna, de um momento em que ninguém se mostrava como a classe hegemônica. Sabendo disso, Getúlio toma as rédeas do poder e, ora jogando com a vontade do povo, ora jogando com a vontade da oligarquia cafeeira e, principalmente, com a burguesia industrial proeminente, mantém o poder em suas mãos por 15 anos. Para isso, ele procurou "obscurecer" as lutas de classe, através do atrelamento dos órgãos representativos - os sindicatos - ao Estado, e dissolvendo os partidos políticos. 
  
                         
música bota o retrato do velho outra vez ....

Um comentário:

Harriet John disse...

Acabo de solicitar un préstamo para automóvil del Sr. Pedro y su compañía de financiación de inversiones y un préstamo sin subsidio. Después de investigar un poco sobre diferentes prestamistas, elegí descubrir porque parecen ofrecer algunos de los mejores beneficios del mercado (en este preciso momento) a una tasa de 2. Póngase en contacto con el Sr. Pedro en pedroloanss@gmail.com para solicitar cualquier tipo de préstamo.Acabo de solicitar un préstamo para automóvil del Sr. Pedro y su compañía de financiación de inversiones y un préstamo sin subsidio. Después de investigar un poco sobre diferentes prestamistas, elegí descubrir porque parecen ofrecer algunos de los mejores beneficios del mercado (en este preciso momento) a una tasa de 2. Póngase en contacto con el Sr. Pedro en pedroloanss@gmail.com para solicitar cualquier tipo de préstamo.