sábado, 6 de abril de 2013

o populismo no Brasil (parte 01)


O populismo apresenta-se como uma perspectiva inovadora no que se diz respeito a preocupação dos lideres públicos em alinhar as massas ao seu favor , O conceitode populismo que utilizamos O conceito de populismo que utilizamos designa um fenômeno político e ideológico, presente com maior força na periferia do sistema capitalista, que se caracteriza pela expectativa de setores populares menos organizados por uma ação salvadora do Estado capitalista. Os trabalhadores sob o impacto do populismo tendem a permanecerem desorganizados ou, quando se organizam, restringem-se à organização e à luta meramente reivindicativa, deixando, em qualquer dos casos, a iniciativa política nas mãos do Estado. 
                     OBS :   O Populismo no Brasil vai de 1945 a 1964 mas teve origem na revolução de 1930.

                                                       O POPULISMO VARGUISTA 

 Você já deve ter notado que Getúlio  Vargas até hoje é um nome conhecido por muitos brasileiros . Os mais velhos ainda se recordam de alguma coisa do tempo dele . Uns falam bem (Geralmente maioria , outros  criticam); Você pode se perguntar porque tantas opiniões diferentes ?  Bem a história é cheia de contradições mesmo , pois Dificilmente as pessoas concordam com tudo ... A maneira de Getúlio Vargas governar foi tipicamente  da América Latina ,tanto que o modelo argentino em alguns livros são citados como peronismo alá-Vargas . O populismo Varguista também é chamado de trabalhismo tem a ver com a maneira especifica tipica dele de lidar com as questões dos trabalhadores . Quando Vargas assumiu o governo no meio da crise de 1929 , ele tinha um problema grave para resolver : com o desenvolvimento da industria aumentaria o número de trabalhadores assalariados . Como fazer para que os trabalhadores não dessem ouvidos aos comunistas e aos anarquistas ? Como evitar que fizessem greve ou pior que sonhassem com uma revolução socialista igual a da Russia ? Como fazer para que o proletário fosse obediente,disciplinado e produtivo ? Getúlio resolveu esse problema de 2 maneiras . A primeira já era tradicional desde a república Velha : Repressão ; Assim as greves foram proibidas os comunistas e os anarquistas postos na penitenciária , os sindicatos obrigados a se subordinar ao Ministério do Trabalho. A segunda maneira era a mais sútil e típica do populismo .. Getulio gostava de dizer que na vida e na política nós temos de ceder os anéis para conservarmos os dedos . Assim Vargas propôs um pacto populista aos trabalhadores : " Em vez de lutar pelos seus direitos , vocês trabalham obedientes confiem em mim em troca , eu vou doar direitos trabalhistas para vocês ". Sacou a jogada ? O pacto populista era uma troca : Os operários se comprometiam a trabalhar duro e não fazer greves nem protestar porque confiavam que o governo faria , sempre que possível , algumas leis de proteção social . As leis trabalhistas ficaram célebres : A jornada de trabalho diária ficou reduzida a oito horas , proibiu-se empregar crianças com menos de 14 anos , os patrões foram obrigados a pagar o salários minímo do mês de férias , insituiu-se o salário minímo (1940) OS velhos também ganharam segurança com a criação dos insititutos de previdência social do governo , que pagavam pensões aos aposentados (Na república velha , os operários não se aposentavam .Velho pobre ,sem  ajuda de parente , virava mendigo) As leis trabalhistas que eram anunciadas todos os os anos , foram reunidas na Consolidação das leis de trabalho CLT de 1943 Claro que muitas vezes os patrões não cumpriram a lei . Os fiscais do governo , que deviam vigiar , eram corrompidos pelos empresários . Os sindicalistas não podiam reclamar porque estavam com a boca tapada pelo governo . Um detalhe muito importante :As leis trabalhistas de Getúlio só valiam para os trabalhadores urbanos . 
A essa altura o controle era tão intenso que Vargas idealizou um departamento que controlasse a imprensa e a propaganda era o DIP ; Todos os meios de comunicação deviam se convergir para trazer uma imagem positiva de Vargas .

                                O Getúlio argentino :  Péron 
A Argentina também teve seu presidente populista . Foi Juan Domingo Perón . Ele era coronel do exército e chegou ao governo depois de um golpe de estado (1943) dado por militares que tinham simpatia por idéias de extrema direita. Usou seu  cargo de ministro para fazer algumas leis trabalhistas . Fez o maior sucesso e 
em 1946  foi eleito presidente da República . Portanto , chegou ao poder alguns anos depois de Vargas no Brasil . Aos poucos implantou uma ditadura o Governo peronista tinha muita coisa parecida com o de Vargas por exemplo : foi autoritário, perseguindo a oposição ;aumentou a intervençao do estado;sobre a economia apoiou a industrialização; foi nacionalista ;inclusive com o governo tomando para si as empresas de enérgia elétrica e as  ferrovias ;fez leis trabalhistas para ganhar a confiança do povo ( "os descamisados ",como Peron chamava os pobres ) se apoiou sobre os sindicalistas pelegos criou uma máquina de propaganda para que a população o venerasse ----- Como você pode perceber parece uma revisão de Vargas Péron tinha além disso tudo um ingrediente especial a beleza de sua esposa Evita Peron distribuindo caridade através de obras sociais para ampliar a boa imagem de seu esposo , porém sua luxúria contrastava com as ações ...

Um comentário:

Anônimo disse...

Aisim JOsueldo adorei seu trabalho vcpoderia resumilo para eu colocar no google como uma copia não autorizada e no meu trabalho da escola!!!!
SIM VOU TE ROUBAR, MAS EU PEDI SUA OPINIÃO NÃO LEVE A MAL SOU DE ESCOLA PUBLICA!1!!!!DE UMA FAVELA