quinta-feira, 31 de maio de 2012

A importância da Filosofia para a democracia

{COMPLEMENTO GRÉCIA ANTIGA} 

  Com o desenvolvimento das cidades estados, Atenas tornou-se o centro da vida social, política e cultural da Grécia, vivendo seu período de esplendor durante o século V a.c..; conhecido como século de Péricles. A democracia grega possuía ,entre outras características de grande importância para o futuro da filosofia. Em primeiro lugar, ela afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos OS CIDADÃOS de participar diretamente do governo da cidade, da pólis. em segundo lugar, a democracia, sendo direta e não por eleições de representantes, garantia aos cidadãos a participação no governo, concedendo a eles o direito de discutir e defender suas opiniões sobre as decisões que a cidade deveria tomar.
   Surgia,assim a fígura política do cidadão. Ora para conseguir que sua opinião fosse aceita na assembléia, o cidadão obviamente precisava saber falar e ser capaz de persuadir. 
   Quando não havia democracia, mas dominavam as famílias aristocráticas, senhoras das terras, o poder lhes pertencia. Essas famílias criaram um padrão de educação próprio dos aristocratas. Esse padrão afirmava que o homem ideal ou perfeito era guerreiro belo e bom. Quando, porém, a democracia se instala e o poder vai sendo amenizado em relação a aristocracia, esse ideal pedagógico vai sendo substituído por outro. O ideal da educação do ´seculo de Péricles é a formação do cidadão. Ora qual é o momento em que o cidadão mais aparece e mais exerce sua cidadania ? quando opina, discute delibera e vota nas Assembléias. assim, a nova educação estabelece como padrão ideal a formação do bom  orador, isto é, aquele que sabe falar em público e persuadir os outros na política. Para dar aos jovens essa educação, surgiram na Grécia os Sofistas mais importantes foram : Protágoras de abdera, Górgias de Leontini e Isócrates de Atenas. 
  Eles diziam que os ensinamentos dos filósofos cosmologistas ( aqueles que buscavam uma explicação da natureza e do homem) estavam repletos de erros e contradições e que não tinham utilidade para a vida das pólis. apresentavam-se como mestres da oratória ou de retórica, afirmando ser possível ensinar aos jovens tala arte para que fossem bons cidadãos. que arte era essa ? A arte da persuasão.  
   O Fílósofo Sócrates, considerado o patrono da Filososfia, rebelou-se contra os sofistas, dizendo que eles não eram filósofos, pois não tinham amor pela sabedoria nem pela verdade,defendendo qualquer idéia, devido a concentração nas vantagens oferecidas pela defesa das mesmas, por isso corrompiam o espirito dos jovens, pois faziam o erro e a mentira valerem tanto quanto a verdade. 
  Sócrates concordava com os sofistas em um ponto: por outro lado a educação antiga dos guerreiro belo e bom já não atendia as exigências da da sociedade grega e e por outro, os cosmologistas defendiam idéias tão contrárias entre si que também não eram uma fonte segura para o conhecimento verdadeiro. 
  Sócrates propunha que antes de querer conhecer a natureza e de querer persuadir os outros, cada um deveria, primeiro conhecer-se a si mesmo. a expressão "conhece-te a ti mesmo ", gravada no pórtico do templo de Apolo, deus da sabedoria, tornou-se a divisa de Sócrates. 
  Sócrates andava pelas ruas de Atenas, pelo mercado(Asty) e pela Assembléia indagando a cada um sobre questões diversas suas perguntas deixavam os interlocutores embaraçados, irritados, curisosos, pois quando tentavam responder ao célebre "o que é ?", descobriam que não sabiam tantas questões e tal pensamento os levava a discutir até mesmo suas crenças . A consciência da própria ignorância é o começo da Filosofia. O que procurava Sócrates?  Procurava a definição daquilo que uma coisa, uma idéia, um valor é verdadeiramente . Procurava o conceito, e não a mera opnião que temos de nós mesmos, das coisas das idéias e dos valores. Ora, as perguntas de Sócrates se referiam a idéias, valores, p´raticas e comportamentos que os atenienses julgavam certos e verdadeiros. ao fazer suas perguntas e suscitar dúvidas, Sócrates os fazia pensar não só sobre a pólis. Aquilo que parecia evidente acabava sendo percebido como duvidoso e incerto. 
  Sabemos que os poderosos tem medo do pensamento, pois o poder é mais forte se ninguém pensar. Para os poderosos de atenas , Sócrates tornara-se um perigo,pois fazia a juventude pensar. Por isso, eles o acusaram de desrespeitar os deuses, corromper os jovens e violar as leis. Diante da Assembléia, a qual foi levado, Sócrates não se defendeu e foi condenado a tomar um veneno - a cicuta- e obrigado a suicidar-se. 

                                                                                            (Adaptado de Marilena Chaui. convite a filosofia ; São paulo , Atica, 1997.)                        

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