terça-feira, 26 de julho de 2011
A HEROÍNA EM UM PERFIL GLOBALIZADO MAIS REALISTA !!!!
Orquestra de Israel quebra tabu e toca Wagner na Alemanha
Orquestra de Israel quebra tabu e toca Wagner na Alemanha:
Pela primeira vez, uma orquestra israelense tocou uma música de Richard Wagner em território alemão, na cidade de Bayreuth. Defensor de ideias antissemitas e compositor preferido de Hitler, Wagner é tabu em Israel.
Edição centenária de festival de Wagner estreia com polêmica[1]
Alemanha festeja 200 anos do compositor Franz Liszt[2]
Alemanha festeja 200 anos do compositor Franz Liszt[2]
O primeiro concerto de uma orquestra israelense em Bayreuth, cidade que sedia um festival anual dedicado à obra do compositor alemão Richard Wagner, terminou com o público aplaudindo de pé a apresentação, nesta terça-feira (26/07).
"Foi uma alegria para nós tocar Wagner aqui", disse Roberto Paternostro, maestro da Israel Chamber Orchestra, após a apresentação naquela cidade da Baviera, estado no sul da Alemanha.
Frederic Happe/France Presse | ||
Austríaco Roberto Paternostro rege ensaio de orquestra de câmara israelense, em Bayreuth, Alemanha http://www.elesbaonews.com.br/geral/55927-orquestra-de-israel-quebra-tabu-e-toca-wagner-na-alemanha.html |
Branca da voz negra diz Adeus ........ E o que mais ?
Assunto mais frequente deste marcante dia o sepultamento de : Amy Winehouse , ou ainda a jovem pérola, apelido que notabilizou a voz de uma antiga jovem com um timbre de voz semelhante que marcou gerações Janis joplin ....É isso mesmo o que mais me chamou atenção em meio aos noticiários foi o quanto se passou despercebida a possibilidade de preencher-se um quadro de homenagens através de uma analise comparativa das duas histórias ou ainda de ampliar esta mesma comparação com um breve histórico relacionado ao jazz ,bluees... Mas porque noticiar a História da música negra na monopolizada mídia branca ? Nem mesmo lembrando que a mesma flui riquezas de formas múltiplas (MERAS ENTRE-LINHAS) !
Tudo bem não vamos exigir algo além do sensacionalismo , afinal é o mesmo que produz audiência .
Anexo: curiosidades
Tudo bem não vamos exigir algo além do sensacionalismo , afinal é o mesmo que produz audiência .
Talvez não fosse interessante lembrar que os negros de Mississipi produziram gêneros músicais que refletiam a dor da exclusão, isto mancharia o caráter democrático dos Europeus. De qualquer forma adeus Amy sua linda voz e autenticidade artística provocará saudades !!!!!
Seu exemplo torpe ?Isso já não posso garantir...
Anexo: curiosidades
Famosos que morreram aos 27 anos
Amy Winehouse, nasceu em 14 de setembro de 1983 em Londres, e morreu em 23 de julho de 2011, foi encontrada morta em sua casa em Londres, depois de vários escândalos com envolvimentos com o uso de drogas e álcool, a cantora entrou pra lista dos famosos que partiram dessa pra melhor aos 27 anos, confira a lista.
Kurt Cobain, nasceu em 20 de Fevereiro de 1967 e morreu no dia 5 de abril de 1994 mas foi encontrado 3 dias após a sua morte, sendo 8 de abril. Sua morte é alegada como suicidio mas alguns acreditam que ele possa ter sido assassinado.
Jimi Hendrix seu nome verdadeiro era Johnny Allen Hendrix era e é ainda considerado um dos mais fodas guitarristas da história, também era cantor e compositor. O seu álbum ”Are you experienced?” está indicado no livro 1001 Álbuns para você ouvir antes de morrer. Nascido em Seattle em 27 de novembro de 1942 e morreu em 18 de setembro de 1970 por uma overdose aos 27 anos, sufocando-se com seu próprio vômito amarrado em uma maca a caminho do hospital.
Janis Joplin, nasceu em 19 de Janeiro de 1943 em Port Arthur e morreu em 4 de Outubro de 1970 em Los Angeles, foi uma cantora e compositora americana e infelizmente uma drogada também.
Compositor, guitarrista e cantor, requisitos de um musico completo. Peter Ham fazia parte da banda inglesa “Badfinger”. Nascido em 27 de abril de 1947 (eu também nasci dia 27 de abril porem em 1988) O Musico foi roubado pelo proprio empresário na época o que levou o cara até uma ruína financeira, e profunda depressão o qu fez ele se suicidar no dia 24 de abril de 1975. Um mês após a morte dele nascia sua filha que recebeu o nome de “Petera Ham.”
Kristen Pfaff foi baixista da banda Hole, da vocalista Courtney Love, a viúva de Kurt Cobain. Ela participou de um dos albuns mais vendidos da banda “Life Through This” lançado 1994. Reza a lenda que a moça teria tido um rápido caso com Kurt. Kristen nasceu em 26 de maio de 1967 e faleceu sendo vitima de overdose em 16 de junho de 1994.
Jim Morrison nascido em 8 de dezembro de 1943 era vocalista dos The doors, compositor e um grande poeta. Assim como Kurt alguns acreditam que Morrison foi assassinado, mas os laudos medicos apontam um “ataque cardiaco” por uma overdose ele morreu dia 03 de julho em Paris enquanto estava na banheira.
Robert Johnson tocava violão e guitarra, escrevia musicas e também cantava, diz a lenda que ele teria aquele famoso pacto com o diabo, a susposta venda sua alma lhe traria o sucesso. Nascido em 8 de Maio de 1911 e faleceu dia 16 de Agosto de 1938. A dupla roqueira “Whites Stripes” regravou uma de suas musicas chamadas “Stop Breaking Down“.
Baterista e sucesso musical com a banda Echo and the Bunnymen na década de 80, Pete de Freitas nasceu dia 2 de agosto de 1961 na republica Trinidad e Tobago, faleceu em acidente de moto no dia 14 de junho de 1989.
Gary Thain moço natiral da Inglaterra, foi baixista de uma banda de heavy metal, e tocou na banda Uriah Heep no álbum intitulado “Demons And Wizards” lançado em 1972. Devido ao seu problema com drogas ele acabou sendo demitido da banda o que fez ele cair em depressão e morrer por uma overdose. Ele tambem tocava na banda Keef Hartley Band.Seu corpo foi encontardo dia 8 de dezembro de 1975 na própria casa.
Esses foram alguns dos famosos que morreram aos 27 anos
domingo, 24 de julho de 2011
Capitalismo selvagem( MASSIFICAÇÃO DA ÉSTETICA COMPORTAMENTAL)
Capitalismo selvagem( MASSIFICAÇÃO DA ÉSTETICA COMPORTAMENTAL)
Capitalismo selvagem é um termo que se refere à fase do capitalismo na época da revolução industrial (século XVIII), quando as condições de trabalho das classes trabalhadoras eram as mais desumanas possíveis, com um dia de trabalho de dezesseis horas. Hoje emprega-se a locução "capitalismo selvagem" para indicar um capitalismo de grande concorrência entre as multinacionais que dominam vários mercados ou países, com o apoio dos governos.
A política liberal que apresenta-se como a coração desta política econômica alimentou um individualismo que se desenvolve em proporções contínuas e gradativas condicionando nossos comportamentos de desejos como atrelados ao consumismo desconstruindo nosso poder interpretativo em relação ao mundo que nos cerca. Nesta proporção ,até mesmo algumas denominações religiosas tem se aproveitado desta involução abstrativa tem dado continuidade de um forma readaptada as práticas medievais relacionando o sentido de fé a um contexto materialista redirecionando todos os contextos da vida social a uma massificação do comportamento .
A política liberal que apresenta-se como a coração desta política econômica alimentou um individualismo que se desenvolve em proporções contínuas e gradativas condicionando nossos comportamentos de desejos como atrelados ao consumismo desconstruindo nosso poder interpretativo em relação ao mundo que nos cerca. Nesta proporção ,até mesmo algumas denominações religiosas tem se aproveitado desta involução abstrativa tem dado continuidade de um forma readaptada as práticas medievais relacionando o sentido de fé a um contexto materialista redirecionando todos os contextos da vida social a uma massificação do comportamento .
terça-feira, 19 de julho de 2011
CHINA E SUA CONTINUA ECONOMIA EM EXPANSÃO
A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 10%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu US$ 6,05 trilhões ou 39,8 trilhões de yuan em 2010 (com crescimento de 10,3%), fazendo deste país a segunda maior economia do mundo (fica apenas atrás dos Estados Unidos). Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.
Vejamos os principais dados e características da economia chinesa:
- Entrada da China, principalmente a partir da década de 1990, na economia de mercado, ajustando-se ao mundo globalizado;
- A China é o maior produtor mundial de alimentos: 500 milhões de suínos, 450 milhões de toneladas de grãos;
- É o maior produtor mundial de milho e arroz;
- Agricultura mecanizada, gerando excelentes resultados de produtividade;
- Aumento nos investimentos na área de educação, principalmente técnica;
- Investimentos em infra-estrutura com a construção de rodovias, ferrovias, aeroportos e prédios públicos. Construção da hidrelétrica de Três Gargantas, a maior do mundo, gerando energia para as indústrias e habitantes;
- Investimentos nas áreas de mineração, principalmente de minério de ferro, carvão mineral e petróleo;
- Controle governamental dos salários e regras trabalhistas. Com estas medidas as empresas chinesas tem um custo reduzido com mão-de-obra (os salários são baixos), fazendo dos produtos chineses os mais baratos do mundo. Este fator explica, em parte, os altos índices de exportação deste país.
- Abertura da economia para a entrada do capital internacional. Muitas empresas multinacionais, também conhecidas como transnacionais, instalaram e continuam instalando filiais neste país, buscando baixos custos de produção, mão-de-obra abundante e mercado consumidor amplo.
- Incentivos governamentais e investimentos na produção de tecnologia.
- Participação no bloco econômico APEC (Asian Pacific Economic Cooperation), junto com Japão, Austrália, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Chile e outros países;
- A China é um dos maiores importadores mundiais de matéria-prima.
- No ano de 2010, com o crescimento do PIB em 10,3%, a economia da China demonstrou que conseguiu consolidar a recuperação com relação a crise econômica mundial de 2008.
- O forte crescimento econômico dos últimos anos gera emprego, renda e crescimento das empresas chinesas. Porém, apresenta um problema para a economia chinesa que é o crescimento da inflação.
- Em 2010 a balança comercial chinesa foi positiva em US$ 190 bilhões com exportações de US$ 1,58 trilhão e importações de US$ 1,39 trilhão.
Problemas:
Embora apresente todos estes dados de crescimento econômico, a China enfrenta algumas dificuldades. Grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo. A utilização em larga escala de combustívei fósseis (carvão mineral e petróleo) tem gerado um grande nível de poluição do ar. Os rios também têm sido vítimas deste crescimento econômico, apresentando altos índices de poluição. Os salários, controlados pelo governo, coloca os operários chineses entre os que recebem uma das menores remunerações do mundo. Mesmo assim, o crescimento chinês apresenta um ritmo alucinante, podendo transformar este país, nas próximas décadas, na maior economia do mundo
- Entrada da China, principalmente a partir da década de 1990, na economia de mercado, ajustando-se ao mundo globalizado;
- A China é o maior produtor mundial de alimentos: 500 milhões de suínos, 450 milhões de toneladas de grãos;
- É o maior produtor mundial de milho e arroz;
- Agricultura mecanizada, gerando excelentes resultados de produtividade;
- Aumento nos investimentos na área de educação, principalmente técnica;
- Investimentos em infra-estrutura com a construção de rodovias, ferrovias, aeroportos e prédios públicos. Construção da hidrelétrica de Três Gargantas, a maior do mundo, gerando energia para as indústrias e habitantes;
- Investimentos nas áreas de mineração, principalmente de minério de ferro, carvão mineral e petróleo;
- Controle governamental dos salários e regras trabalhistas. Com estas medidas as empresas chinesas tem um custo reduzido com mão-de-obra (os salários são baixos), fazendo dos produtos chineses os mais baratos do mundo. Este fator explica, em parte, os altos índices de exportação deste país.
- Abertura da economia para a entrada do capital internacional. Muitas empresas multinacionais, também conhecidas como transnacionais, instalaram e continuam instalando filiais neste país, buscando baixos custos de produção, mão-de-obra abundante e mercado consumidor amplo.
- Incentivos governamentais e investimentos na produção de tecnologia.
- Participação no bloco econômico APEC (Asian Pacific Economic Cooperation), junto com Japão, Austrália, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Chile e outros países;
- A China é um dos maiores importadores mundiais de matéria-prima.
- No ano de 2010, com o crescimento do PIB em 10,3%, a economia da China demonstrou que conseguiu consolidar a recuperação com relação a crise econômica mundial de 2008.
- O forte crescimento econômico dos últimos anos gera emprego, renda e crescimento das empresas chinesas. Porém, apresenta um problema para a economia chinesa que é o crescimento da inflação.
- Em 2010 a balança comercial chinesa foi positiva em US$ 190 bilhões com exportações de US$ 1,58 trilhão e importações de US$ 1,39 trilhão.
Problemas:
Embora apresente todos estes dados de crescimento econômico, a China enfrenta algumas dificuldades. Grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo. A utilização em larga escala de combustívei fósseis (carvão mineral e petróleo) tem gerado um grande nível de poluição do ar. Os rios também têm sido vítimas deste crescimento econômico, apresentando altos índices de poluição. Os salários, controlados pelo governo, coloca os operários chineses entre os que recebem uma das menores remunerações do mundo. Mesmo assim, o crescimento chinês apresenta um ritmo alucinante, podendo transformar este país, nas próximas décadas, na maior economia do mundo
sábado, 16 de julho de 2011
A DITADURA .... SUAS DOLOROSAS E INTERMINÁVEIS MARCAS
"Os governos democráticos [brasileiros] já poderiam ter feito mais em termos da responsabilização dos torturadores e da reconstituição da verdade sobre o regime militar. Estamos muito atrasados em relação ao Uruguai, ao Chile e à Argentina. Daqui a pouco, até o Paraguai passará a nossa frente."
Essa demora é relacionada ao "silêncio" auto-imposto na transição da ditadura para a democracia, nos anos 1980. O esquecimento foi uma forma de proteger os envolvidos, entre eles muitos civis, que foram entusiastas do período.
Comissão da dolorosa verdade:
Acidentes cientificos revolucionários
No início deste ano, um grupo de cientistas bêbados descobriu por acidente que o álcool, em certas circunstâncias, altera a condutividade de certos materiais. E ao longo da história temos vários casos como este (que envolvam acidentes e não cientistas bêbados) que criaram produtos e conceitos totalmente sem querer. O Jedipress leva a você 7 acidentes científicos que mudaram o mundo.
PS: Se você quer uma boa história com cientistas bêbados, sugiro A última resposta (Isaac Asimov). Garanto que você não se arrependerá.
Mas vamos lá.
Viagra
A medicina é a ciência aplicada ao corpo humano — e as experiências médicas são tão complexas e variadas que as coisas muitas vezes não saem como o esperado. A mais famosa invenção sobre os instrumentos abaixo da cintura dos tempos modernos foi o Viagra. A droga era para ajudar os pacientes com angina peitoral, uma condição dolorosa do coração em que o sistema circulatório se contrai e não recebe sangue oxigenado suficientemente. Embora a medicação tenha falhado em tratar a doença, ela teve um efeito colateral que aumentava o fluxo sangüíneo em outro lugar. Os pacientes mencionaram esta condição e um novo uso da pílula a fez famosa. O resto é história.
Brometo de Potássio
Em outras épocas, os cientistas estavam tentando como loucos para parar o sangue que corre abaixo da cintura. A masturbação era considerada a causa de todos os males sociais como violência psicótica por exemplo. Alguns tentaram curar o terrível flagelo, através da oração, outros através de dieta — durante esse tempo que foram criadas as bolachas água e sal — mas outros sabiam que as soluções médicas eram a única forma de acabar com o mal. Eles perceberam que as pessoas se mastubavam menos sob a influência de brometo de potássio. A substância foi saudada como um tratamento específico até que o entusiasmo diminuiu quando os médicos notaram que as pessoas, além de se masturbar menos, elas faziam tudo em ritmo lento sob a influência de brometo de potássio. O composto foi logo reclassificado como um sedativo, e masturbação foi reclassificada como algo que ocupa a grande maioria do tráfego da Internet.
Penicilina
Este antibiótico é muitas vezes considerada uma das grandes descobertas acidentais. Alexander Fleming recebeu o Prêmio Nobel quando percebeu que um fungo tinha contaminado suas culturas de gripe - mas a área ao redor do molde estava livre de infecção. Outros, porém, tinha chegado lá antes dele, incluindo jovens cowboys que usaram pão mofado para tratar infecções da pele em cavalos, e que esfregavam o fungo nas pernas para para evitar feridas da sela.
Radiação cósmica de fundo
Descobertas acidentais muitas vezes, não são tão difíceis de se ver como um pequeno pires de mofo, ou como cowboys esfregando as coisas em outras coisas. Às vezes elas são tão altas e chatas como um zumbido persistente que você simplesmente não consegue tirar da sua cabeça. Arno Penzias e Robert Wilson estavam usando uma antena para receber sinais da Via Láctea. Só que eles não conseguiram, porque ao invés de pequenos sinais discretos, ouviram um constante zumbido irritante, não importando a forma que eles posicionavam a antena. Após checar o equipamento, excluir interferências de comunicações militares e até abater os pombos aninhados dentro da antena — achando que eles estavam causando o zumbido — os dois pesquisadores ainda ouviam o barulho. Acontece que eles estavam ouvindo a radiação cósmica de fundo, que viria a comprovar o Big Bang. Desculpando-se do caso dos pombos, eles descreveram suas conclusões e ganharam um prêmio Nobel.
A história deste episódio é muito interessante e conta com mais fatores e é descrita muito bem na série exibida no Fantástico "Poeira das Estrelas" há alguns anos atrás. Procure que você acha.
Raios-X
O físico William Roentgen estava filmando uma corrente elétrica passando através de um gás especial em um tubo de vidro. O gás brilhava. Roentgen então cobriu o tubo com papel grosso para que ele pudesse continuar com sua tarefa e não ficar impressionado com coisas brilhantes. O brilho se manteve, só que desta vez ele estava vindo de uma tela tratada com elementos pesados, a poucos metros de distância. Um pouco de experimentação depois e Roentgen descobriu que ele tinha feito um raio que passou através de elementos leves e interagiu apenas com os elementos pesados. Ta-dá: o raio-X.
Vidro temperado
E agora de volta para uma área que tem sido a causa de grandes descobertas e de grande preocupação: a falta de higiene. Os vidros de segurança foram inventado quando um desajeitado pesquisador de materiais bateu uma proveta numa prateleira alta e notou que ela tinha se quebrado em pedaços, mas não em pedaços afiados ou cacos perigosos. Como todo cientista, o cabra ficou curioso e verificou que a proveta não tinham sido lavada adequadamente, e o resto do plástico (nitrato de celulose) que estava revestindo o interior da proveta manteve os pedaços quebrados juntos.
Sacarina
Claro que ninguém gosta de lavar pratos. Mas todos devem pelo menos gostar de lavar as mãos. Não Constantin Fahlberg. Após um árduo dia de trabalho com alcatrão de carvão e de ir ao banheiro em estações de ônibus e acariciar todo cão sarnento que ele podia encontrar (nossa!), ele chegou em casa e, sem lavar as mãos, pegou uma fatia de um dos bolos de sua mulher. Tinha um gosto mais doce que o normal. Ele perguntou à esposa se ela tinha feito alguma coisa diferente com os bolos. Ela não tinha. Ele provou então as fatias restantes que estavam normais. Fahlberg então descobrira a Sacarina. Sua esposa lhe disse para nunca mais voltar para casa, mas todos que gostam de produtos doces sem açúcar viveram felizes para sempre.
PS: Se você quer uma boa história com cientistas bêbados, sugiro A última resposta (Isaac Asimov). Garanto que você não se arrependerá.
Mas vamos lá.
Viagra
A medicina é a ciência aplicada ao corpo humano — e as experiências médicas são tão complexas e variadas que as coisas muitas vezes não saem como o esperado. A mais famosa invenção sobre os instrumentos abaixo da cintura dos tempos modernos foi o Viagra. A droga era para ajudar os pacientes com angina peitoral, uma condição dolorosa do coração em que o sistema circulatório se contrai e não recebe sangue oxigenado suficientemente. Embora a medicação tenha falhado em tratar a doença, ela teve um efeito colateral que aumentava o fluxo sangüíneo em outro lugar. Os pacientes mencionaram esta condição e um novo uso da pílula a fez famosa. O resto é história.
Brometo de Potássio
Em outras épocas, os cientistas estavam tentando como loucos para parar o sangue que corre abaixo da cintura. A masturbação era considerada a causa de todos os males sociais como violência psicótica por exemplo. Alguns tentaram curar o terrível flagelo, através da oração, outros através de dieta — durante esse tempo que foram criadas as bolachas água e sal — mas outros sabiam que as soluções médicas eram a única forma de acabar com o mal. Eles perceberam que as pessoas se mastubavam menos sob a influência de brometo de potássio. A substância foi saudada como um tratamento específico até que o entusiasmo diminuiu quando os médicos notaram que as pessoas, além de se masturbar menos, elas faziam tudo em ritmo lento sob a influência de brometo de potássio. O composto foi logo reclassificado como um sedativo, e masturbação foi reclassificada como algo que ocupa a grande maioria do tráfego da Internet.
Penicilina
Este antibiótico é muitas vezes considerada uma das grandes descobertas acidentais. Alexander Fleming recebeu o Prêmio Nobel quando percebeu que um fungo tinha contaminado suas culturas de gripe - mas a área ao redor do molde estava livre de infecção. Outros, porém, tinha chegado lá antes dele, incluindo jovens cowboys que usaram pão mofado para tratar infecções da pele em cavalos, e que esfregavam o fungo nas pernas para para evitar feridas da sela.
Radiação cósmica de fundo
Descobertas acidentais muitas vezes, não são tão difíceis de se ver como um pequeno pires de mofo, ou como cowboys esfregando as coisas em outras coisas. Às vezes elas são tão altas e chatas como um zumbido persistente que você simplesmente não consegue tirar da sua cabeça. Arno Penzias e Robert Wilson estavam usando uma antena para receber sinais da Via Láctea. Só que eles não conseguiram, porque ao invés de pequenos sinais discretos, ouviram um constante zumbido irritante, não importando a forma que eles posicionavam a antena. Após checar o equipamento, excluir interferências de comunicações militares e até abater os pombos aninhados dentro da antena — achando que eles estavam causando o zumbido — os dois pesquisadores ainda ouviam o barulho. Acontece que eles estavam ouvindo a radiação cósmica de fundo, que viria a comprovar o Big Bang. Desculpando-se do caso dos pombos, eles descreveram suas conclusões e ganharam um prêmio Nobel.
A história deste episódio é muito interessante e conta com mais fatores e é descrita muito bem na série exibida no Fantástico "Poeira das Estrelas" há alguns anos atrás. Procure que você acha.
Raios-X
O físico William Roentgen estava filmando uma corrente elétrica passando através de um gás especial em um tubo de vidro. O gás brilhava. Roentgen então cobriu o tubo com papel grosso para que ele pudesse continuar com sua tarefa e não ficar impressionado com coisas brilhantes. O brilho se manteve, só que desta vez ele estava vindo de uma tela tratada com elementos pesados, a poucos metros de distância. Um pouco de experimentação depois e Roentgen descobriu que ele tinha feito um raio que passou através de elementos leves e interagiu apenas com os elementos pesados. Ta-dá: o raio-X.
Vidro temperado
E agora de volta para uma área que tem sido a causa de grandes descobertas e de grande preocupação: a falta de higiene. Os vidros de segurança foram inventado quando um desajeitado pesquisador de materiais bateu uma proveta numa prateleira alta e notou que ela tinha se quebrado em pedaços, mas não em pedaços afiados ou cacos perigosos. Como todo cientista, o cabra ficou curioso e verificou que a proveta não tinham sido lavada adequadamente, e o resto do plástico (nitrato de celulose) que estava revestindo o interior da proveta manteve os pedaços quebrados juntos.
Sacarina
Claro que ninguém gosta de lavar pratos. Mas todos devem pelo menos gostar de lavar as mãos. Não Constantin Fahlberg. Após um árduo dia de trabalho com alcatrão de carvão e de ir ao banheiro em estações de ônibus e acariciar todo cão sarnento que ele podia encontrar (nossa!), ele chegou em casa e, sem lavar as mãos, pegou uma fatia de um dos bolos de sua mulher. Tinha um gosto mais doce que o normal. Ele perguntou à esposa se ela tinha feito alguma coisa diferente com os bolos. Ela não tinha. Ele provou então as fatias restantes que estavam normais. Fahlberg então descobrira a Sacarina. Sua esposa lhe disse para nunca mais voltar para casa, mas todos que gostam de produtos doces sem açúcar viveram felizes para sempre.
O paradoxo do Eco-consumismo
O paradoxo do Eco-consumismo
Você costuma comprar determinado produto - supostamente ecológico – acreditando que está sendo ambientalmente correto? Se sim, então você acaba de entrar na onda do “consumismo ecológico”. Mas espera aí, o consumismo não é a principal causa dos problemas ambientais? Sim, por isso mesmo esta nova forma de consumo de produtos “verdes” é um paradoxo.
Há quase 2 anos venho publicando algumas postagens onde falo sobre esses produtos ecologicamente corretos fortalecidos pelo terrorismo midiático do “aquecimento global”. Fica bem claro que a mídia cumpriu seu papel e criou uma nova necessidade de consumo embasada em conceitos ecológicos, logo surgiriam novos os produtos para suprirem essa demanda. Tecnicamente, na minha visão de publicitário, eu chamo isso de “diferencial competitivo”, pois essa nova forma de consumo é muito lucrativa para as empresas que já estavam estrategicamente preparadas para isso e preocupante para as concorrentes, principalmente as empresas menores. Resumindo, isso quer dizer que de tempos em tempos determinadas empresas precisam gerar uma nova necessidade nos seus consumidores para se diferenciar dos concorrentes. Quem é da área de marketing sabe do que estou falando.
Com isso, vemos hoje a criação ou remodelagem de novos produtos que se dizem ambientalmente corretos. É lógico que as empresas não pensam na redução do consumo, pois infelizmente as questões econômicas vêm sempre à frente das questões ambientais. Para piorar, a produção de vários desses produtos “verdes” degradam muito mais o meio ambiente do que a produção já estabelecida. Para entender melhor, assista este ótimo vídeo que explica de uma maneira bem clara e irônica esta situação:
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Já viu esta imagem ? Com certeza!!!
Quer conhecer melhor a História deste mandarim liberal?
Zhao Ziyang
Foi um momento emocionante para a China e para o resto do mundo. Em finais de 1987, no termo de um animado congresso do Partido Comunista que pareceu impelir a China para uma via mais progressista, emergiu uma nova equipa de dirigentes , liderada por um homem invulgarmente tranquilo, de nome Zhao Ziyang. Nos dois anos que se seguiram, no entanto, as coisas descontrolaram-se, tanto para a China como para Zhao. Medidas económicas erradas provocaram uma inflação galopante que desanimou os cidadãos chineses e criaram a oportunidade para que dirigentes mais cautelosos assumissem a autoridade e voltassem a impor os controles centralizados. E, em Abril de 1989, irromperam os protestos de Tiananmen. Quando lhes foi posto termo, menos de dois meses depois, Zhao estava afastado do poder e sob prisão domiciliária na sua residência numa ruela calma de Pequim. O agente de mudança mais promissor da China tinha caído em desgraça, assim como a política que defendia. Zhao passou em reclusão os últimos 16 anos de vida, até à sua morte em 2005.
PARA SABER MAIS
dica de leitura :
Assinar:
Postagens (Atom)