sábado, 16 de julho de 2011

O paradoxo do Eco-consumismo


O paradoxo do Eco-consumismo


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Você costuma comprar determinado produto - supostamente ecológico – acreditando que está sendo ambientalmente correto? Se sim, então você acaba de entrar na onda do “consumismo ecológico”. Mas espera aí, o consumismo não é a principal causa dos problemas ambientais? Sim, por isso mesmo esta nova forma de consumo de produtos “verdes” é um paradoxo. 

coluna zero, meio ambiente, eco-consumismo, consumismo ecológico, marketing, sustentabilidade, propaganda, consumo consciente, ecoeconomiaHá quase 2 anos venho publicando algumas postagens onde falo sobre esses produtos ecologicamente corretos fortalecidos pelo terrorismo midiático do “aquecimento global”. Fica bem claro que a mídia cumpriu seu papel e criou uma nova necessidade de consumo embasada em conceitos ecológicos, logo surgiriam novos os produtos para suprirem essa demanda. Tecnicamente, na minha visão de publicitário, eu chamo isso de “diferencial competitivo”, pois essa nova forma de consumo é muito lucrativa para as empresas que já estavam estrategicamente preparadas para isso e preocupante para as concorrentes, principalmente as empresas menores. Resumindo, isso quer dizer que de tempos em tempos determinadas empresas precisam gerar uma nova necessidade nos seus consumidores para se diferenciar dos concorrentes. Quem é da área de marketing sabe do que estou falando.

Com isso, vemos hoje a criação ou remodelagem de novos produtos que se dizem ambientalmente corretos. É lógico que as empresas não pensam na redução do consumo, pois infelizmente as questões econômicas vêm sempre à frente das questões ambientais. Para piorar, a produção de vários desses produtos “verdes” degradam muito mais o meio ambiente do que a produção já estabelecida. Para entender melhor, assista este ótimo vídeo que explica de uma maneira bem clara e irônica esta situação:



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