sexta-feira, 25 de maio de 2012

ASPECTOS GERAIS DA GRÉCIA ANTIGA



Em uma análise didática costuma-se dividir a História dos Antigos gregos em 4 períodos que são respectivamente  :  Pré Homérico (séculos XX- XXI )- Homérico (séculos XII-VIII a.c)- Arcaico(séculos VIII-VI a.c)- Clássico (séculos V-VI a.c) A partir da segunda metade do ´seculo IVa.c ;As cidades gregas foram conquistadas pela Macedônia. Esse período é conhecido como Helenístico . A ele se sucederiam as conquistas romanas, que desagregaram definitivamente a sociedade grega . 

A FORMAÇÃO DO POVO GREGO 
  Os primeiros habitantes da Grécia foram os pelágios ou pelasgos. A origem do mesmo não é profundamente conhecida acredita-se que o mesmo deva estar ligado a p´ropia cultura nativa da região mediterrânea ( lembrar que a Grécia estava dividida como uma concha de retalhos espalhadas próximas ao mar mediterrâneo) .Por volta de 2000 a.c grupos de arianos de origem indo-européia começaram a se fixar na região. a principio, estabeleceram relações pacíficas com os pelágios, até a chegadas dos dórios. estes deram inicio a um novo período da história grega, no qual a sociedade passou a se basear em comunidades familiares no período homérico(genos). o período de formação do povo grego por isso ficou conhecido como Pré-Homérico com a desagregação dos genos e consolidação das pólis vem o período chamado de arcaico. No que se diz respeito ao estudo das cidades Estados 2 entre elas desenvolveram-se e chegaram a disputar a liderança das outras cidades estados :

ESPARTA E ATENAS 
 O processo de desagregação do genos e da formação da pólis marca a transição do período Homérico para o arcaico, as cidades-estados gregas; ou pólis atingiram seu esplendor,transformado-se na organização política característica da Grécia antiga. De todas as pólis os membros de Esparta consideravam-se descendentes dos dórios herdando destes o espirito militar ,enquanto os  Atenienses se viam como descendentes dos aqueus , notabilizando-se pelo desenvolvimento do sistema democrático de governo 
                                            

A ORIGEM DE ESPARTA (SÉC: IX - VII a.c) 

  A cidade de Esparta foi fundada pelos invasores Dórios no século IX a.c ,na fértil planície da Lacônia, na região do Peloponeso , ás margens do rio eurotas . foi umas das primeiras pólis a surgir na Grécia. Parte dos Aqueus que habitavam a região ,desde o século XVIII a.c aceitou pacificamente a invasão e foi absorvida pelos dórios. Muitos , no entanto ,preferiram fugir ou resistir.Os que resistiram acabavam sendo escravizados . As terras conquistadas foram dividas entre os guerreiros, dando inicio aos genos. A cidade de Esparta era regida por um conjunto legislativo conhecido como Grande Retra , acredita-se que estas leis tenham sido escritas por Lícurgo. ( Este era conhecido como patriarca ligado ao deus Apolo) 
   O governo da cidade, segundo a Grande Retra, devia ser exercido por 2 reis (Diarquia) , um conselho (Gerúsia) e uma Assembléia (Àpela). Os reis eram responsáveis pelo comando da cidade em tempo de guerra e pelas cerimônias religiosas que precediam os combates. O conselho formado pelos mais velhos, tinha caráter consultivo . A Assembléia era o orgão mais importante . Formado por todos os cidadãos  dórios dava a palavra final sobre assuntos políticos e administrativos. 


ESPARTA- MUDANÇAS SOCIAIS E ECONÔMICAS 

 Com o tempo,a economia e a sociedade espartana sofreram profundas transformações . A propriedade coletiva dos genos cedeu lugar a grande propriedade estatal, organizada em lotes denominados terra cívica .
  Os lotes foram distribuídos entre os guerreiros dórios da antiga aristocracia conhecidos como espartiatas. Não podiam ser cedidos nem divididos estes escravos eram conhecidos como hilotas usados em diversas atividades tal como a metalurgia por exemplo gerando tempo para os Espartanos desenvolverem seus treinamentos militares, visto que a educação era rigidamente direcionada a fins militares . Uma 3ª camada social completava a sociedade Espartana : Os periecos, habitantes das terras periféricas dedicando-se basicamente a agricultura ,criação de carneiros ,porcos \lém de práticas artesenais entre outras complementando as necessidades sociais . 


PIRAMIDE SOCIAL 



                                    CULTURA ESPARTANA


Caracterizada a partir de 3 aspectos relacionados diretamente a seu perfil militar : Laconismo = O hábito de falar tudo em poucas palavras, Xenofobia =  aversão aos estrangeiros e a Xenalasia = associa-se a xenofobia sendo que trata-se da expulsão dos estrangeiros dificultando intercâmbios com culturas estrangeiras.  


                     FORMAÇÃO DO SOLDADO 

  1. --> 7 anos afastamento familiar e sobrevivência individual nas florestas   
  2. --> 12 anos ritual de iniciação Kripitia espécie de esconde- esconde entre os Espartanos com esta idade e escravos adultos ambos armados com punhais onde o escravo deveria ser degolado pelos adolescentes de Esparta 
  3. --->  30 anos tornava-se soldado e cidadão   podia casar-se  e participar da Assembléia.
                                                                     ATENAS
Origem : Erguida na penísula de Ática , Atenas foi a mais importante das cidades- estados gregas. Seus primeiros povoadores os pelágios, foram assimilados pelos invasores ; aqueus; eólios e jônios; mas os atenienses consideravam apenas os jônios como ancestrais. 


     As condições geográficas protegeram Atenas da invasão de outros povos principalmente dos Dórios segundo a lenda , a cidade foi fundada por Teseu, herói mitológico que venceu o Minotauro (touro- homem) que habitava  no labirinto  em Creta .Tendo após a vitória  reunido diversas tribos da Ática colocou Atenas como centro das mesmas e fez reformas politicas que desenvolveu-se até a democracia . 


Abaixo um Esquema gráfico exemplificando o funcionamento da Democracia seguida de subtópicos referentes a mesma :





TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS ( AÇÕES DOS LEGISLADORES)
  1.  Em 621 a.C governo da cidade assumido por Drácon criação das leis escritas, pois até ai as leis eram transmitidas oralmente , ou seja os eupátridas continuaram a monopolizar o poder, agora não mais apoiados em costume mas em código de leis. 
  2.  Em 594 a.c Sólon  decretou  a seisachtéia ( fim da escravidão por dívida) além de esimular o comércio ,estabelecer  sistemas de pesos e medidas , proibir a exportação de cereais, limitar as leis de herança  ... enfim lançou a medidas de base para o fundamento democrático que seria desenvolvido por Clistenes cuja as reformas trouxe um período de estabilidade o que permitiu a formação de um sistema coeso, capaz de enfrentar com sucesso um longo período de pertubações externas . 
  3. OBS : ENTENDER ESTA DEMOCRACIA COMO DIRETA E LIMITADA  

                       A ARTE NA GRÉCIA ANTIGA

     As manifestações artísticas no mundo grego alcançaram notável desenvolvimento, refletindo as tradições e as principais transformações que ocorreram nessa sociedade ao longo da antigüidade. 
      A arte grega è antropocentrica, preocupada com o realismo, procurou exaltar a beleza humana, destacando a perfeição de suas formas, è ainda racionalista, refletindo em suas manifestações as observações concretas dos elementos que envolvem o homem. 


    ARQUITETURA:
    A principal manifestação da arquitetura foram os templos gregos. O fato de serem politeístas e de acreditarem na semelhança entre deuses e homens, criou uma expressão religiosa singular no Mundo Grego, sendo que os templos dos mais variados deuses se espalharam por todas as cidades gregas. Os templos eram construídos normalmente sobre uma plataforma de um metro de altura chamada estereóbato. 
    Os edifícios públicos também têm importância arquitetônica e refletem as transformações [políticas vividas pelas principais cidades gregas, como Atenas. 
    A utilização de colunas de pedra é uma das características marcantes da arquitetura grega, sendo responsável pelo aspecto monumental das construções. 
    A princípio as colunas obedeceram a dois estilos: o Dórico, mais simples e "mais pesado" , e o Jônico, considerado "mais suave". No século V surgiu o estilo Coríntio, considerado mais ornamentado, refinado. Foi neste século V , também conhecido como século de ouro ou ainda século de Péricles, que a arquitetura conheceu seu maior desenvolvimento, tendo como grande exemplo o Partenon de Atenas, do arquiteto Ictino. 


    ESCULTURA : Entre os séculos XI e IX a.C. a escultura produziu pequenas obras, representando figuras humanas, em argila ou marfim. Durante o período arcaico a pedra tornou-se o material mais utilizado, comum nas simples estátuas de rapazes ( Kouros) e de moças (Korés) e ainda refletiam a influência externa. O apogeu da escultura ocorreu no período clássico, durante o século V , quando as obras ganharam maior realismo, procurando refletir a perfeição das formas e a beleza humana, e posteriormente ganharam dinamismo, como se percebe no Discóbolo de Miron. 

    AFRODITE DE OU VENUS DE MILO (REPRESENTA O IDEAL GREGO DE BELEZA)



                                      LEGADO 

    FILOSOFIA: 

    SÓCRATES,PLATÃO ARISTÓTELES .....

    TEATRO :  

     

    É

    SQUI

    LO, SÓFOCLES, EURÍPEDES .....

    MATEMÁTICA :  PITÁGORAS, EUCLIDES , TALES E ARQUIMEDES 

    MEDICINA :  HIPÓCRATES 

    ALÉM DE VÁRIAS OUTRAS INFLUENCIAS COMO OLIMPIADAS, DEMOCRÁCIA, CONCEITO DE ÉTICA QUE EXPLICITAM A REFERENCIA DA GRÉCIA ANTIGA COMO BERÇO CULTURAL DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL !!!!



    PINTURA DE RAFAEL SANZIO - A ESCOLA DE ATENAS (AO CENTRO PLATÃO E ARISTÓTELES 


     JULGAMENTO DE SÓCRATES

     DIÓGENES BUSCAVA UM HOMEM HONESTO A ALUSÃO DA HISTÓRIA É USADA PARA SE REFERIR A DIFERENÇA ENTRE BEM MORAL E BEM MATERIAL 




                           
  
As  olimpiadas objetivavam homenagear Zeus deus dos deus do Monte Olimpo acima imagem do mesmo com sua esposa Hera em reverencia a mesma haviam celebrações de festivais no periodo correspondente aos jogos  


VÍDEO AULA DIDÁTICA E DIVERTIDA SOBRE A GRÉCIA ANTIGA - VALE A PENA ASSISTIR 







  

88 comentários:

caio disse...

Na Formação do estadoo gregoo eu entendii que foi um periodo de bastante dificuldade e entre guerras por causa das polis,neste mesmo periodo esparta desenvolvia o espirito militar que foi herdado dos doris.os ateniense desenvolveu seu governo.a invazão a esparta foi pacificadora os povos habitantes deu o braço ''amigoo''.mais isso veio a entender que so houvi acordo por causa do forte poder militar dos doris. A transformação na economia de esparta so trouxe beneficios aos doris. A Cultura espartana é bem facil de enteder basicamente é o militarismo,pessoas com poucas palavras e um forte preconceito com os estranjeiros.Os esparta criam seus filhos para guerra.Atenas foi o centro das polis gregas,por sua localização atenas ficou protejida de invazões inimigas.No periodo de estabilidade de atenas foi decretada o fim da escravidão. A arte grega vizaa a perfeição eles botavam o homen como centro de tudo e ate comparando com deuses Conclusão.
Caio Cesar Da Silva 2001 Centro 1 Ano A Manhã

Anônimo disse...

Conclusão:

Concluí que na Grécia antiga havia fatos históricos muito importantes como na sua formação,ocorrendo também,um período de disputa entre terras e governos devido as diferenciações das pólis. Na Grécia antiga, houve a guerra de troia onde Ulisses destacou-se como grande herói dando a vitoria aos gregos.

Com relação, as grandes civilizações os antigos gregos desenvolviam muito bem suas ideias, e eram considerados como grandes artesões em esculturas gregas. Suas obras, ganharam um enorme realismo objetivando a perfeição das formas e belezas de sua obra humana.

O governo militar destacou-se na cidade de Esparta que foi herdado dos Dórios, e uma de suas maiores virtudes era a grandiosa valentia. A transformação na economia de Esparta trouxe bastante benefícios aos Dórios e a sua cultura basicamente era o militarismo.

Atenas era uma das cidades mais importante da Grécia, e nela desenvolveu-se uma democracia que foi o centro das pólis gregas considerada também, como o símbolo de sua cultura. Péricles era o maior governador e nesta cidade viviam três grandes filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles. A democracia e o conceito de ética faziam referência da Grécia antiga, como o berço cultural da civilização ocidental.

Dercílio Vila Bela Azevedo.
Colégio 2001 Centro
1 ano A- Manhã

e disse...

oi

lucas disse...

a conclusão que obtive foi que , de forma de virtude os gregos eram fanaticos por beleza , podendo assim se explicar o fato de obras , monumentos e esculturas tão lindas , basicamente as poles cidades estados , procuravam idependecia ou expanção muitas vezes com guerras como exemplo de esparta que dês de pequenos seu jovens são treinados a guerra , ou por umha outra causa , como a obra de odisseia escrita por homero que tratasse da guerra de troianos e espartanos por helena , atenas uma das poles mais conhecidas pelos seu templo e por ser a primeira a implantar o sistema de democracia ou seja governo do povo , e por ter filosofos influentes até hoje que explicam a vida pela matematica ciencia entre outros , platao , pitagoras entre outros , o perido tbem helenistico governado por alexandre o grande pelas suas conquistas territorias ,e os jogos olimpicos que servia de festejo a zeus onde nao podia aver guerra entre essas poles no momento das olimpiadas a grécia .


Lucas Henrique , 1 ano A manha centro .

vanessa ingride disse...

após o surgimento das pólis, duas dessas cidades-estados se desenvolveram e disputavam entre si com o objetivo de liderar as outras cidades-estados.foram elas: Esparta e Atenas.
Esparta foi marcada pelo seu militarismo, enquanto Atenas possuía um sistema democrático. Os espartanos eram povos muito rígidos principalmente na formação de seus soldados, que começavam desde de cedo a se preparar para as guerras, eles também possuíam uma divisão de classes bem organizada entre os privilegiados, os comerciantes e os servos. Esparta estava juntamente com Atenas entre as cidades-estados mais desenvolvidas da Grécia, em Atenas as classes sociais também eram bem definidas entre os nobres e os privilegiados, os comerciantes e os escravos. só quem tinha direito ao voto eram apenas aqueles que eram considerados cidadãos, assim excluindo as mulheres, os estrangeiros e os escravos.
existiam três formas de escravidão na época: por guerra, por nascimento e por dívida. Sólon foi um legislador que apoiava a democracia e conseguiu abolir a lei draconiana que tornavam escravos os devedores. "A democracia só foi implantada oficialmente em Atenas por clistenes". Em relação a arte, os gregos eram perfeccionista e buscavam sempre chegar mais perto da realdade e do que eles acreditavam ser "belo".

2001- jardim são paulo. 1 ano"B"

Boyhood disse...

Conclusão

Os gregos até hoje são considerados o berço da civilização ocidental. Os gregos cultuavam muito a beleza e a virtude.Os primeiros habitantes da Grécia foram os pelágios ou pelasgos.

O governo milita espartano se destacou na sua própria cidade que foi herdade dos dóris os fundadores de esparta. Os espartanos era um povo temido que era muito dedicado as guerras e que sua maior virtude era a valentia,para ser um espartano a preparação começaria muito cedo agora se a crainça fosse saudavel e outras coisa entraria para o exercito mas se não fosse saudavel seriá jogada de um penhasco. A transformação da economia esparta benificio muito os dóris.

Cada cida poli ou cidade-estados tinha seus próprios governadoreas mas todas elas faziam parte de um mesmo grupo que era chamada grécia classica.

Atenas foi uma das cidades mas importantes naquele tempo e hoje é um simbolo da cultura grega. Em atenas tinha uma parte chamada acrópole que foi construiado no tempo que pericles governava que foi um templo feito para um raro ateu apala plenas que era inteligencia e sabedoria. Pericles foi o maior governado que atenas teve,ele fez de atenas o melhor lugar para os filosofos,artistas e cientista da época morarem la. Atenas que começo com a ideia democracia que queria dizer GOVERNO DO POVO.

As olimpiadas eram feitas para homenagear o deus Zeus,as olimpiadas eram tão importante que fazia para qualquer batalha que estariá acontecendo.

Os antigos gregos tinham deuses para tudos exmplos:Ares,deus da guerra,afrodite deusa do amor,Atena sabedoria mas o maior deus de todos era zeus,havia 12 deuses e eles todos moravam juntos em cima do monte olimpo onde nenhum mortal chegaria.

Foi no imperio de alexandre o grande difundiu a cultura grega para o mundo ocidental e oriental,com a morte de alexandre que naum teve herdeiros acabo a grecia classica.

Aluna: June ellen
Seria: 1º ano A colégio 2001 centro
Turma: Manhã

Anônimo disse...

INICIO DA GRECIA ANTIGA
A Grecia Antiga foi o berço dos pensamentos filosoficos,onde se desenvolveram ciências como matematica,filosofia,medicina e teatro.Acredita-se que os primeiros habitantes da grecia tenham sido os pelágios ou pelasgos que viviam na região do mar mediterrâneo.

A partir de 2.000 a.c começaram a se fixar na região arianos indo-europeia.apos a chegada dos dorios começo na grecia um novo periodo, passou a surgi que foi o periodo pre-homerico,apos isso a organização passou de genos para pólis esse perioso foi chamado de arcaico.
ATENAS
Atenas criou um sistema inovador no sentido de governo que foi a democracia ateniense.o governo e atenas era fundado no principio de que a democracia ateniense era direta e limitada no sentido se um governo aristocrata fundado pelo privilegio do nascimento e pouco tinha o direito de participar das decisôes politicas.as brigas social passou a ser constante pela participação politica pois nem escravos,mulheres e estrangeiros podia participar da ploitica ateniense.na tentativa de apazigua os conflitos foi nomeado como legislador Drácon no ano de 621 a.c ficou conhecido por sua severidade e adejetidade draconiana,fez uma reforma constitucional extremamaente rigida mas que não conseguiu extinguir as divergencias .
No ano de 594 a.c Sólon foi nomeado como novo legislador,conhecido por opiniôes moderadoras fez reformas,e abolio as leis dráconiana e pós o fim na escrevidão por divida.Mas apenas Clítenes nasceu e consolidou um regime verdadeiramente democratico.após Clítenes se sucedeo Péricles,que apreciava muito as artes e as ciências.
classes sociais:éupratrias(nobres)
demiurgos(grandes comerciantes)
metecos(estrangeiros)
thetas(servos)
ESPARTAS
A organização de esparta se voltou para seu desenvolvimento militar,a partir dos 7 anos as crianças ja começavam a ser treinadas com praticas de combates.Mas ao nascer ja eram testadas ao serem analisadas por senhores de idade que faziam parte da gerusia.A costituiçaõ politica era composta por gerúsia,apella,eforos.
classes sociais:espartanos(nobres)
periecos(homens com liberdade limitada,posição inferior)
hilotas(servos)

beatriz sales 1a manha centro

Maria Luiza disse...

A Grécia antiga podemos resumi-la em uma só frase. '' cidade nunca esquecida''. Até hoje vimos a sua influência em nossa cultura. Para podemos entender melhor só estudando as cidades-gregas e a sua mitologia, bom as principais cidades gregas são Atenas e Esparta.
Atenas- onde surgiu os principais filósofos, além da democracia. O fim da escravidão por guerra. transformaram a leis orais em leis escritas, estimulou o comércio a estabelecer sistemas de pesos e medidas.

Esparta- a sua base é totalmente militar no qual preparava as crianças desde os 7 anos até os 30 anos que se tornavam cidadãos. O habito de falar tudo em poucas palavras( foi usado muito, principalmente na segunda guerra mundial por Hitler) e a aversão aos estrangeiros(também muito utilizado em países da Europa).
só nas cidades estados podemos chegar as seguintes conclusões que algumas dessas características eram utilizada em cultura ocidentais. E por nós mesmo.

e por fim podemos falar sobre a arte grega que poemos, visualiza-la na seguinte frase: '' A arte grega não morreu, viveu a muitos séculos e até hoje vive nesse séculos de caus''.

a arte grega representa o belo do ser humano, além de esculpir corpos perfeitos. No qual tinha uma visão perfeita do ser humano. Eles eram politeísta e acreditava que seus deuses eram deuses e homens.

Maria Luiza
1º B- Manhã- centro(unidade do Recife)

Anônimo disse...

Conclusão :

Tinham as pólis que era o nome dada as cidades da Grécia , as pólis surgiram através do desenvolvimento dos oikos , os oikos era o nome dado ás casas que antecederam a formação das cidades-estados.

Na Esparta a política central era o militarismo e era rival de Atenas , já em Atenas a democracia era direta e limitada , Atenas também foi considerada o melhor exemplo de passagem do poder aristocrático para o democrático .

Os habitantes da cidade de Esparta eram os Espartanos que eram nobres de nascimento e politicamente privilegiados , também tinham os Periecos que tinham uma liberdade limitada e eram abaixo dos Espartanos, e os Hilotas que era formada por servos .
Já em Atenas os habitantes eram os Eupátridas que tinham o direito de participar das decisões políticas , os Demiurgos que era uma classe de comerciantes economicamente poderosa , os Metecos que eram habitantes que não podiam adquirir terras com isso eles se dedicavam as atividades artesanais.

Como a cidade de Esparta tinha como a politica central o militarismo , os habitantes do sexo masculino eles já tinha que se preparar para serem soldados a partir dos 7 anos de idade eles já tinha que ser afastado da família e conseguir sobreviver nas florestas , quando completava seus 12 anos de idade eles participavam de um ritual que dava inicio a Kripitia que era uma espécie de esconde-esconde entre os Espartanos , mais só com 30 anos ele conseguia se tornar um soldado e ser reconhecido como cidadão para poder casar-se e participar da assembléia .

Na Grécia Antiga as olimpíadas tinham como objetivo homenagear Zeus o deus dos deus do monte olimpo , Já os anéis olímpicos simbolizavam união .Os cincos continentes representados pelas cores dos anéis olímpicos eram : América, Europa, Ásia, África e Oceania .

Para os antigos gregos o que se podia chamar de belo era algo que era bonito , atraente,delicioso ,encantador... O feio por sua vez era algo horrível , aterrorizante indecente , etc.


Amanda Rodrigues Lima .
Colégio 2001 - Jardim São Paulo
1º ano B .

Anônimo disse...

Rodrigo Oliveira 1° B centro, segue em anexo o resumo, é so clicar em baixar. http://www.baixa.la/arquivo/8940450

Unknown disse...

ta massa
ainda vou fazer o meu

Unknown disse...

Eu conclui que a Grécia Antiga teve muitas conquista que desagregaram definitivamente a sociedade grega esse período e conhecido como Helenístico.

Os primeiros habitantes da Grécia foram os pelágios ou pelasgos que viviam na região do mar mediterrâneo.

Por volta de 2000 a.c grupos de arianos começaram a aparecer na região e dividi terras com os pelágios,até a chegada dos Dórios estes deram inicio a um novo período conhecido como Pré-Homérico com a desagregação de genos passou a ser pólis esse período foi conhecido como arcaico.

ESPARTA

a cidade de Esparta foi fundada no século IV a.c pelos invasores do Dórios depois de muita luta as terras foram divididas entres os guerreiros a cidade de Esparta era regida por um conjunto legislativo conhecido como Grande Retra.
A cidade devia ter 2 reis um conselho e uma Assembléia, a Assembléia era o orgão mais importante formada por todos habitantes de Esparta que dava a palavra final sobre política e administrativos.
Esparta era educação militarista que predomino no governo Oligarquio mais conhecido como governo de poucos.
A cultura de Esparta tinha 3 aspectos relacionado a seu perfil militar:Laconismo= O hábito de falar tudo em poucas palavras, Xenofobia= aversão aos estrangeiros
e a Xenalasia= expulsão dos estrangeiros.

ATENAS

Foi a mais importante das cidades-estados gregas.Seu primeiros habitantes foram os pelágios, foram assimilados pelos invasores:aqueus,eólios e jônios mas os atenienses consideravam apenas os jônios como ancestrais.
Quem fundou Atenas foi Teseu herói mitológico que venceu o Minotauro que habitava no labirinto de Creta.
Os importantes legisladores atenienses que couperaram para o desenvolvimento da democracia era: DRÁCON,SÓLON e CLÍSTENES.
Atenas conseguiu a democracia através do desenvolvimento educacional.

Jhonata Julio colégio 2001 centro 1 ano manhã

Unknown disse...

1A

Anônimo disse...

Durante a formação do estado grego eram constantes as em função das polis, com a grande influencia militar Esparta, é fácil identifica-los, pessoas que pouco falava e um grande preconceito com pessoas de fora, nos seus sete anos um garoto nascido em Esparta era solto na selva para que vivesse sozinho, se sobrevivesse iria servir ao exercito se não sobrevivesse não havia grande importância. No nascimento as crianças examinadas; qualquer defeito físico era jogado de cabeça para baixo de alto de precipício.
Atenas era uma das principais cidades da Grécia. Hoje em dia é o símbolo cultural da Grécia. Em Atenas foi criado um surpreendente tipo de governo que foi a democracia (governo do povo).
Hugo Roberto Do Nascimento 1a manha centro

Anônimo disse...

história da Grécia teve inicio com a chegada dos grupos de ariano de origem indo-européia que se fixaram na região da Grécia ,onde encontraram os pelasgo.
A ilíada (guerra de tróia) e a odisséia (narrava a história de Ulisses), duas história muito importante no espírito grego ,essas duas história foram bastante falada na Grécia.
A Grécia foi bem dividida se tornando forte dos dois lados, ou seja, cidades-estados “Esparta” e “Atena”, onde consegui o equilíbrio, porem de um lado Atenas era pacifica artística politicamente ciente e do outro lado havia a Esparta com seu poder militar grandioso, com seus soldados pronto para morrer.
Os gregos se apegavam muito aos deuses por causa de duas virtudes e belezas, tentado se espelhar neles, ou seja, nos deuses, fato que ainda acontece nos dias atuais, graça as olimpíadas, que tinha o objetivo de homenagear deuses do monte olímpico, onde os gregos se baseavam muitos nesses deuses.
Na Grécia mesmo não tendo uma democracia certa, eles conseguiram dividir suas terras, sem muita guerra mais com escravos tendo esperança de ter a liberdade.
A distribuição dos poderes de Atenas foi distribuída de uma forma bastante concreta.
Observação: a Grécia tinha povos bastante inteligentes, onde cultuavam muito: o teatro, a dança, a arquitetura, a matemática, a filosofia e a artes.

Nome: Juliana ferreira.
Serie:1º ano “A” colégio 2001 –centro.
Turma :Manhã.

Anônimo disse...

Eu entendi que Gregos antigos desenvolveram grandes ideias e cultivavam a beleza e a virtude.
Existe duas historias muito importantes que contem a essência do espírito grego na qual o criador foi Homero.
A Ilíada - Narra a historia da Guerra de troia uma historia bem conhecida que foi pelo seguinte fato : foi uma guerra entre páris(havia o exercito de seu irmão Agamenon) e menelau( o exercito de troia) essa guerra começou após menelau se apaixonar pela a esposa de páris (Helena a mais bela mulher dessa tempo). E nessa guerras teve vários heróis como Aquiles (do exercito de páris) e Heitor (do exercito de troia) mais um herói que fico bem conhecido pela sua inteligência de construir uma cavalo de madeira ( com esse cavalo de madeira o exercito de páris conseguiu vencer os troianos) esse herói foi Ulisses.
A odisseia – Narra a historia de Ulisses que demorou uma década para voltar a sua terra e conta também as incríveis aventuras que ele viveu.
Atenas- Hoje é o símbolo da cultura grega, pois ela era uma das cidades mais importantes das cidades estados . Péricles o governado de Atenas resolveu faze Atenas o lugar ideal para os filósofos, artistas para os cientistas morarem e trabalharem. Sócrates, Platão e Aristóteles viveram em Atenas. Atenas foi o primeiro lugar do mundo onde começou a Democracia que significa Governo do povo.
Esparta- era um povo temível que dedicava sua vida a arte da guerra. A preparação para guerra era muito cedo mais por lei se alguma criança nascesse com algum problema físico era jogado de uma montanha para os animais selvagens mais se não tivesse nenhum problema já começavam desde cedo. Com 20 anos você já entrava no exercito e só saia aos 60 anos.
Espartanos - eram os nobres
Periecos – aqueles que ocupavam a posição inferior, desfrutando de liberdade limitada.
Hilotas – os escravos
Jogos Olímpicos
Era uma grande celebração, durante a celebração eram proibida guerras. As olimpíadas eram uma homenagem a Zeus o deus dos deuses na qual o vencedor ganhava uma coroa de louros.
Helloana Barbosa
1 ano A manhã
Recife- Centro

Ana Beatriz Carvalho disse...

Os gregos até hoje são considerados o berço da civilização ocidental. O povo grego era politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses, os mais importantes eram: Zeus, Posseidon, Afrodite, Apolo e Dionísio. Os gregos cultuavam muito a beleza e a virtude. Os primeiros habitantes da Grécia foram os pelágios ou pelasgos. As olimpíadas surgiram na Grécia, pois o povo queria homenagear os deuses e a forma que els criaram para isso, foram os jogos, que existem até hoje.
A formação do povo grego foi um período tenso, de dificuldades e guerras por causa das polis, neste período Esparta se desenvolveu militarmente, no qual eles julgavam uma herança do Doris, e os Atenienses desenvolveram o seu sistema democrático de governo, que acreditavam ser herança doa aqueus. A invasão a Esparta foi pacificadora os povos habitantes deu o braço ''amigo'‘. Mais isso veio a entender que só houve acordo por causa do seu forte poder militar do Doris.
Atenas era uma das cidades mais importante da Grécia, e nela desenvolveu-se uma democracia que foi o centro das pólis gregas consideradas também, como o símbolo de sua cultura. Péricles era o maior governador e nesta cidade viviam três grandes filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles. A democracia e o conceito de ética faziam referência da Grécia antiga, como o berço cultural da civilização ocidental. Atenas pode ser destacada por três legisladores muito importante, que eram Drácon: criou o 1° código de leis escritas, Sólon: acabou com a escravidão por dívidas, Clistenes: criou a democracia.
Diferenças entre Esparta e Atena:
Esparta: Era militarista, aos 7 anos o meninos deveriam ir ao treinamento militar e as crianças com deformidades eram mortas.
Atenas: Era uma poli mais intelectual e seguiam uma democracia (governo do povo), se preocupavam com a filosofia e com a oratória.
Esparta tinha declarado guerra a Atenas, pois Esparta não aceitava a cobrança de impostos e essa guerra ficou conhecida como guerra do Peloponeso, que durou 30 anos; Esparta vence a guerra mas seu território estava devastado e Felipe 2° rei da Macedônia domina Esparta, mas Felipe morre e quem fica no seu lugar é seu filho Alexandre (O grande).
Naquela época também existia Homero um grande literário, criador das obras: O Ilíada e A Odisséia.

Ana Beatriz Carvalho Furtado N° 05
1° ano "A" Manhã
Recife - Centro

NaatyAlvees disse...

Eu entendi que primeiramente, que a Grécia teve várias divisões, de diferentes tipos de mudanças. e claro, que as cidades- estados que mas se destacaram foram Esparta e Atenas por disputarem a liderança de outras cidades- estados, enquanto Esparta "se ligava" mas no espírito militar ( claro que eles estudavam a estratégia de batalha do oponente), os Atenienses estavam mais "ligados" na democracia do governo.
Esparta, cidade forte, rígida e muito bem organizada, e claro com as suas crenças malucas( Deus do Sol) . Os Espartanos não trabalhavam dedicavam suas vidas para a Guerra, e para que todo o Ócio fosse feito com exito eles tinham escravos para tarefas de todos os tipos, os estrangeiros não eram bem vindos , entre outros.
OBS : A idade ideal para os Espartanos se casarem era quando tais completassem 30 anos, as vezes se casavam com meninas muito mas novas que eles ( QUE RAIVA).

Atenas foi a mais importante das cidades estados gregas, foi fundada por Teseu que matou o Minotauro ( pra mim não passa de um mito ), em Atenas havia uma "lei" que digamos : voce me deve 500, voce e serve sem receber nada em troca a 10 anos e sua divida está paga, voce teria que me servir se não estivesse com o dinheiro em mãos quando eu fosse te cobrar, e Sólon acabou com essa "lei" quando assumiu o controle.
A democracia Ateniense nem todos eram considerados cidadãos, apenas homens livres, maiores de 18 anos, atenienses e com pais também nascidos em Atenas, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos.
Todos sabem que a arquitetura dos gregos era muito avançada para aquele tempo, como sabemos eles criavam templos para seus diferentes deuses. A Escultura era algo muito usado não só em Atenas, mas na Grécia toda. Eles faziam mulheres perfeitas com corpos perfeitos, rostos perfeitos, assim também era com os homens, e começaram a fazer as esculturas de seus deuses precisos, eles eram muito perfeccionistas, e estavam em busca da obra mas linda, claro, era valorizada a beleza na Grécia.
Falando dos jogos, eu sei que, os homens iam, e as mulheres iam para outra festa adorar a deusa Hera.

Colégio 2001- Jardim São Paulo
Natália Ellen Alves Oliveira.N○: 35
1 ano "A" .

Anônimo disse...

Arthur José de Oliveira N°06
1° ano "A" Manhã
Jardim São Paulo
(Ficou grande o resumo do que eu entendi)

Eu conclui que os primeiros habitantes da Grécia foram os pelágios. por volta de 200 A.C. grupos de arianos de origem indo europeia, estabeleceram uma relação pacífica, até a chegada dos dórios. O período de formaçao ficou conhecido como Pré Homero e com a desagregação dos genos e consolidação das polis vem o período arcaico e entre as cidades-estado se desenvoveram duas e chegaram a brigar para ter a liderança entre as outas cidades-estados:

ESPARTA: A economia era voltada para o militarismo. Devia ter 2 reis e um grupo de 28 anciões. Era uma política monarquica. As classes sociais em esparta eram divididas dem 3 grupos: Os espartanos (nobres); Os periecos (tinham liberdade limitada); Os hilotas (servos). A cultura espartana: Caracterizada a partir de 3 aspectos relacionados diretamente a seu perfil militar : Laconismo = O hábito de falar tudo em poucas palavras, Xenofobia = aversão aos estrangeiros e a Xenalasia = Trata-se da expulsão dos estrangeiros dificultando intercâmbios com culturas estrangeiras.

ATENAS: Surgiu em atenas
(consolidou-se), por ter um sistema político inovador, a democracia (direta e limitada). As classes sociais eram divididas em; Eupátridas (nobres); Demiurgos; Metecos (estrangeiros); Thetas (servos). Os principais legisladores atenienses foram : Dracón (criação das leis escritas);
Sólon (fim da escravidão por dívida); Clístenes (democracia do ostracismo)

A arte na crécia antiga: A arte grega é antropocentrica, procurou exaltar a beleza humana. Se destacaram: a arquitetura e a escultura.

As Olimpíadas: As olimpiadas objetivavam homenagear Zeus deus dos deuses do Monte Olimpo. Haviam celebrações de festivais no período correspondente aos jogos para a deusa Hera. E no período dos jogos era dado tregua entre as cidades-estados. E os vencedores não recebiam dinheiro, eles recebiam glória, honra e o reconhecimento de seus conteporâneos. No começo só existia a corrida, mas com o tempo existiram outra modalidades.

GAbriel Souza disse...

Os primeiros habitantes da Grécia foram os pelágios ou pelasgos. E que Por volta de 2000 a.c grupos de arianos de origem indo-européia começaram a se fixar na região. a principio, estabeleceram relações pacíficas com os pelágios, até a chegadas dos dórios. Daí então, O processo de desagregação do genos e da formação da pólis marca a transição do período Homérico para o arcaico, então conseguiram o poder na organização política da Grécia. E das polis os moradores de Esparta se consederavam herdeiros genéticos dos dórios sendo assim tinha um bom poderio militar, enquanto os de Atenas eram descendentes de aqueus, tendo um grande desenvolvimentodo sistema do governo,
A cidade de esparte foi criada no século IX a.c, na região do poleponesoOs reis eram responsáveis pelo comando da cidade em tempo de guerra e pelas cerimônias religiosas que precediam os combates. O conselho formado pelos mais velhos, tinha caráter consultivo . A Assembléia era o orgão mais importante . Formado por todos os cidadãos dórios dava a palavra final sobre assuntos políticos e administrativos.
Atenas foi originada na penísula de ática, ela foi uma das polis mais importantes da Grécia, por causa de sua localização “privilegiada”, Atenas era protegida de invasões de outros povos principalmente as dos dórios.
Eles gostavam muito da arqutetura, Os templos eram construídos normalmente sobre uma plataforma de um metro de altura chamada estereóbato.
As olimpíadas, eram festividades para homenagear, o deus dos deuzes, “ZEUS”.
Gabriel Souza;
Colégio 2001-CENTRO.
Manhã, nª:18
1º ANO "A"

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Caroline Andrade - 09
1° ano "A" Manhã
Jardim São Paulo

A grécia formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-européia, como, por exemplo,aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.

ESPARTA: foi uma das principais polis (cidades-estado) da Grécia Antiga. Situava-se geograficamente na região sudeste da Península do Peloponeso. Destacou-se no aspecto militar, pois foi fundada pelos dórios.

ATENAS: a mais próspera da Grécia Antiga e possuía um poderoso líder: Péricles. Nesta fase, a divisão hierárquica seguia a seguinte ordem: nobres, homens livres e uma grande quantidade de escravos que realizavam trabalhos como mercadores, carpinteiros, professores e marceneiros.

Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.

A Grécia Antiga é considerada pelos historiadores como uma civilização de grande esplendor cultural. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Tamanha era a importância desta cultura, que os romanos, ao invadir a Península Balcânica, não resistiram e beberam nesta esplendida fonte cultural.

Jogos olímpicos: os gregos que desenvolveram os Jogos Olímpicos. Aconteciam de quatro em quatro anos na cidade grega de Olímpia. Era uma homenagem aos deuses, principalmente a Zeus.

Teatro: gregos eram apaixonados pelo teatro. As peças eram apresentadas em anfiteatros ao ar livre e os atores representavam usando máscaras. As comédias, dramas e sátiras retravam, principalmente, o comportamento e os conflitos do ser humano.

gabrielly vieira disse...

aluna: gabrielly vieira.
Colegio 2001 JDSP 1º B


A Grécia antiga é considerada como antropocêntrica e politeísta.Seus períodos são 4:pré-omérico,omérico,
arcaico e clássico.
A cultura grega ainda no helenismo evoluiu pra helenística.
helenismo: difusão da cultura grega
helenística: mistura da cultura grega.Os hábitos alimentares eram tirados principalmente do mar,ou seja , peixes,frutos do mar entre outros.

As principais cidades-estados da Grécia eram Atenas e Esparta tos independentes.
Atenas tinha um caráter direto porem limitada pois mulheres,escravos e estrangeiros não votavam.
Sua divisão era a seguinte:
Eupátridas- nobres
Demiurgos-comerciantes
Metecos-estrangeiros
Thetas-escravos -por dívida
-por nascimento
-por guerra
Seus legisladores foram Drácon ficou conhecido por seu regime rigoroso, Sólon que acabou com a escravidão por divida e Clístenes foi através dele que Atenas conquistou a um regime politico democrático.
já Esparta era aristocrática era dividida entre:
Espartanos-descendentes dos primeiros gregos.
Perieclus-ocupava posição inferior.
Hilotas-escravos que eram propriedades do estado.
Seus soldados desde pequenos eram formados tanto fisicamente como emocionalmente para lutar nas guerras.
A decadência da Grécia foi devido as muitas guerras, uma que me chama atenção é a guerra de troia tanto pelo seu objetivo que foi helena quanto sua estrategia de usar a filosofia a seu favor.
A influencia da Grécia é muito vista na:
Matemática- Pitágoras e da Vinci.
Olimpíadas- os países faziam trégua durante os jogos que eram uma homenagem para Zeus.
Teatro -que se dividia entre comédia:criticava a politica
tragedia:existencialismo humano

fernando queiroz disse...

Genericamente, a história da Grécia Antiga é dividida em quatro diferentes períodos. O primeiro deles é o Período Pré-Homérico, entre os séculos XX e XII a.C., que conta o processo de ocupação do território grego. Logo em seguida temos o Período Homérico (XII-VIII a.C.) quando ocorre o aparecimento comunidades gentílicas até a formação das primeiras cidades-Estado. No Período Arcaico (VIII – VI a.C.), ocorre o processo de expansão marítimo-comercial grega juntamente com a fixação de colônias na porção norte do litoral do Mar Mediterrâneo. Considerado o auge da história da Grécia Antiga, o Período Clássico (V – IV) fica marcado pela intensa atividade artística e intelectual e a deflagração dos principais conflitos envolvendo os gregos. Na parte final da história grega, durante o Período Helenístico (IV – I a.C.), temos a ocorrência da dominação promovida pelos povos macedônios. Sob o comando de Alexandre, O Grande, a cultura grega sofreu contato com valores das culturas orientais. No século II a.C. será a vez dos romanos incorporarem o conjunto de tradições e costumes helênicos e, por fim, desarticularem o Antigo Mundo Grego.Esparta foi fundada na Lacônia, na península do Peloponeso, pelos dórios que dominaram os antigos habitantes. Para manter seus domínios, a aristocracia de origem dória montou uma estrutura organizada e isolada das demais póleis gregas, através de uma ação militar permanente. Daí a preocupação em fazer com que cada cidadão fosse elemento permanente do exército.eupátridas: representados pelos grandes proprietários;
georgóis: pequenos proprietários
demiurgos: ou povo ateniense: artesãos, comerciantes e camponeses.
cidadão ateniense era necessariamente apenas os filhos de pai e mãe ateniense.
Os estrangeiros (metecos) e os escravos, não eram considerados cidadãos.
Também as mulheres e crianças, ficavam á margem, consideradas como parte do corpo cívico da pólis, sem gozar de direitos políticos .

Fernando queiroz 1º ano a Centro 2001 .

Layssa Milena disse...

CONCLUSÃO
A formação da civilização grega surgiu a partir de várias migrações de tribos nômades de origem indo-européia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As polis ,espécie de cidades –estados, que possui um conjunto de leis, tradições próprias, mostrando a autonomia das polis. Além das polis serem uma forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do Século VIII a. C. As duas polis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.
Para melhor compreender esse tipo de situação, tomamos as cidades mais importantes de Esparta e Atenas como um modelo capaz de mostrar claramente o rico mosaico cultural, religioso, político e econômico do mundo grego. Ao começar por suas origens, podemos ver que enquanto os espartanos descenderam dos guerreiros dóricos, os atenienses são originários dos povos responsáveis pela formação da tradicional civilização creto-micênica.
• ECONOMIA
Os atenienses aproveitaram de sua posição geográfica para desenvolver um intenso comércio marítimo com as colônias estabelecidas no Mediterrâneo e na Ásia Menor. Já em Esparta, a grande disponibilidade de terras e a aversão aos estrangeiros propiciaram uma atividade agrícola autossuficiente e um comércio bastante restrito.
• POLITICA
As duas cidades possuíam uma privilegiada aristocracia local com determinados órgãos responsáveis por diversas áreas que eram envolvidas as polis.
• ROMA E GRECIA
Cidades que possuíam características de autonomia e autossuficiência na politica, economia, entre outras determinadas áreas das cidades- estados.

COLÉGIO 2001-JARDIM SÃO PAULO
ALUNA: LAYSSA MILENA DE LIMA
SÉRIE: 1º ANO A DO ENSINO MÉDIO

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
josé disse...

a partir da chegada dos dorios a grécia foi dividida em grupos familiares chamado de genos,até à chegada do período arcaico em que houve a queda dos genos para a formação das pólis. Com isso, a grécia entrou em um período de muitas guerras em que se destacava a esparta, com seu perfil militar no qual, um garoto com 7 anos já era preparado para servir ao exército, sendo afastado de sua familia e indo viver só na floresta, além de as crianças serem examinadas ao nascerem, pois se tivessem alguma deficiência seria atirado de um precipício.outra cidade-estado que se destacou na Grécia antiga foi Atenas, que ficou conhecida por ser o berço da democracia.a cidade passou por 3 grandes transformações políticas,por ações de seu legisladores: Drácon que criou as leis escritas, sólon que acabou com a escravidão por dívida e clistenes com suas reformas.os gregos tambem exaltavam a beleza, que pode ser observada em seus templos e esculturas, que ate os dias de hoje influenciam em grandes criações.

José Roberto 1 ano A manhã, Centro

Anônimo disse...

ESPARTA FOI FUNDADA PELOS DÓRIOS NO SÉCULO IX A.C NA LACÔNIA EM PELOPONESO, QUE FOI UMA DAS PRIMEIRAS POLIS A SURGIR NA GRÉCIA.
SEGUNDO O GOVERNO A GRANDE RETA, DEVERIAM SER EXERVIDO POR 2 REIS(QUE ERAM RESPONSAVEIS PELO COMANDO DA CIDADE), PELO CONSELHO(FORMADO DE MAIS VELHOS), ASSEMBLÉIA( ORGÃO MAIS IMPORTANTE, GRANDE RETA ERA AQUELA QUE ACREDITAVA QUE AS LEIS ERAM FEITAS POR LICURGO
OS ESPARTAS DIZEM SER DESCENDENTES DE DÓRIOS ENQUANTO OS ATENIENSES DIZEM SER DESCENDENTES DE AQUEUS


Nayara Rodrigues da Silva 1 ano B RECIFE CENTRO

Matheus Fernando disse...

Eu entendi que os gregos antigos são até hoje uma fonte de inspiração artística, cultural e histórica.A religião grega era politeísta que acreditavam em Doze deuses, os pricipais são: Zeus,Afrodite,Posseidon,Apolo e Dionísio.As olimpíadas surgiram na grécia para homenagiar seus deuses principalmente o Zeus que era o homenagiado.O vencedor das modalidades olímpicas recbia uma coroa com folhas de louro que para os gregos era um presente dos deuses,durante as olimpíadas todas as guerras entre as cidades gregas eram suspensas.Cultivavam muito a virtude e a beleza, existem duas histórias do Homero: a ilíada e a Odisséia.

A Ilíada narra a história de tróia que foi uma guerra entre menelau e páris(o exército de tróia).Essa guerra teve início quando páris se apaixonou por Helena (esposa de menelau) a moça mais bonita daquela época. Páris sequestrou Helena o que causou muita raiva à menelau que declaoru guerra a páris e os troianos.Aquiles e Heitor foram grandes herois mais Ulisses ficou conhecido por sua brilhante ideia de construir um cavalo de madeira com soldados gregos dentro.Na calada da noite os gregos invadiram tróia e a tomaram e venceram a guerra.
A Odisséia narra a história de ulisses que levou dez anos para voltar para sua terra natal, nessa viagem ele enfrentou gigantes de um olho só, Sereias encantadoras , bruxas malvadas e outros monstros.

Aluno: Matheus Fernando 1º Ano "A" Manhã Jardim São Paulo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A FORMAÇÃO DO POVO GREGO
Os primeiros habitantes da Grécia foram os pelasgos , a origem deles ninguém sabe , mais deve esta ligado a cultura nativa da região mediterrânea , já que a grécia antiga era dividida em grandes retalhos espalhados próximo ao mar mediterrâneo . Por volta de 2000 a.C., grupos de arianos começaram a chegar e se fixaram na região , no entanto fizeram relações pacíficas com os pelágios , até a chegada dos dórios , e com isso deram ao inicio a um novo período da história grega , no qual a sociedade passou a se basear em comunidades familiares no período homérico , que foi o pesríodo de formação do povo grego , por isso ficou conhecido como pré-homérico com a desagregação dos genos e a consolidação das pólis vem o período que chamamos de arcaico.

ESPARTA E ATENAS

O processo de formação de pólis , transformou-se na organização política da grécia antiga . Onde os membros de esparta , consideravam-se descendentes dos dórios , herdando o espirito militar , enquanto os atenienes se julgavam descendentes de aqueus , onde se preocupavam com o desenvolvimento democrático de governo.


A ORIGEM DE ESPARTA (SÉCULO IX - VII a.C )

Essa cidade foi fundada pelos dórios , no século IX a.c . , na planície da Lacônia , na região do peloponeso , às margens do rio eurotas , ela foi uma das primeiras pólis a surgir , os aqueus que habitavam essa região , aceitou pacificamente a invasão e foi absorvida pelos dórios , muitos preferiram fugir , ou resistir , mais resistir não era uma boa escolha porque assim eles se tornaram escravos . As terras conquistadas eram divididas entre os gurreiros, dando inicio aos genos. A cidade de esparta era regida por um conjunto legislativo cnhecido como Grande Retra , que era organizada dessa maneira : 2 reis , no qual eram os que governavam a cidade , 1 concelho (Gerúsa) , 1 Assembléia (ápela) , era o orgão mais importante , pois eram formados por todos os cidades dórios que davam sua palvra final sovre assuntos políticos e administrativos. Os espartanos a partir dos seus 7 anos ja eram treinados para fins militares , eles se afastavam de sua família para buscar sua sobrevivencia individual nas floresta , aos seus 12 anos , começava o ritual de iniciação Kripitia (espécia de esconde-esconde) onde os espartanos lutavam com escravos adultos amardos com punhais , onde a obrigação do espartano era degolar o escravo , aos seus 30 anos , tornava-se soldado e cidadão , onde podia se casar e fazer parte da assembléis , porque a partir daí ele era considerado um verdadeiro espartano. A sua piramide social era dividida em : Espartanos , Periecos e Hilotas .


ATENAS (ORIGEM) :

Atenas foi a mais importante das cidades-estados gregas , mesmo tendo vários povoados , os atenienses só consideravam apenas os jônios como seus ancestrais . Suas condições geograficas , protegeu a mesma de invasões de outros povos , principalmente a dos Dórios , seegundo a lenda , a cidade foi fundada por Terseu , herói mitológico que venceu o minotauro , que habitava o labirinto em Creta , com a sua vitória , ele reuniu diversas tribos da ática e colocou atenas como centro delas , e fez suas proprias reformas políticas , no qual eram limitadas e diretas .
A arte grega é antropocentrica , ela é muito preocupada com o realismo , procura exaltar a beleza humana , destacando a perfição de suas formas , os gregos são conhecidos por cota do seu culto ao corpo , e com isso fizeram os jogos olimpicos no quel procuravam homenagear os deuses , principalmente zeus , onde que se o seu atleta ganhasse ele era considerado um herói .




Dominique Dias - n° 13
Colégio 2001 - JSP ( Jardim São Paulo )
1° ano A - manhã

Luiz Henrique Cartaxo disse...

Luiz Henrique Cartaxo Mota
Colégio 2001 -1º Ano A- Manhã – Nº 29 / JDSP

Os historiadores costumam dividir a Grécia em quatro períodos. Seu território também estava dividido em função da ocupação aparentemente desordenada. Os gregos ocupavam um extenso território as margens do mar mediterrâneo. A região era formada por montanhas, de solo rochoso que não facilitava a atividade agrícola. Devido o contato direto com o mar foram impulsionadas as atividades marítimas. Os primeiros habitantes foram os pelágios ou pelasgos nativos, de origem pouco conhecida. O povo grego é oriundo dos Jônios, eólios, dórios e aqueus. O período de formação do povo grego foi de muitas guerras; ficou conhecido como Pré-Homérico que iniciou com a invasão dórica. Com a degradação dos genos nasce o período arcaico que consolidou as polis (Cidades-estados).
Uma característica marcante da Grécia foi à organização das cidades-estados autônomas e independentes. Após o surgimento das polis duas cidades se destacaram: Esparta e Atenas.
Esparta foi a primeira a surgir. Os espartanos tinha educação rígida e eram preparados para guerra. Desde cedo enfrentavam treinamento militar.
Atenas foi fundada por teseu herói mitológico que venceu o minotauro. Foi à cidade mais importante conhecida como o berço da democracia, as reformas políticas tornaram Atenas à cidade mais falecida da região. Com as reformas políticas surgem os legisladores Drácon que cria as leis escritas (códigos de leis) e Sólon que estimula o comércio estabelecendo o sistema de peso e medidas.
No campo das artes, os gregos foram notáveis, principalmente na escultura e arquitetura. A arte grega e antropocêntrica, procuravam perfeição nas formas e belezas humanas,pois cultuavam o belo e a virtude.
Os gregos eram politeísta e para homenagear Zeus,o deus dos deuses,criavam jogos Olímpicos.Neste período ocorria a trégua sagrada.Os vencedores eram premiados com honra ,gloria e reconhecimento.A civilização grega tinha grande importância por sua influencia na formação cultural e política do ocidente,por isso ela é considerada o “berço da civilização ocidental”.

BRIAN disse...

Entendi que os primeiros habitantes da Grécia foram os pelágios ou pelasgos, então por volta de 2000 a.c grupos de arianos de origem indo-européia começaram a se fixar na região. Com a chegada dos dórios estes deram inicio a um novo periodo da historia grega, onde a sociedade passou a se basear em comunidades familiares.
Esparta foi fundada pelos Dórios no sec IX a.c na LacÔnia em peloponese, que foi uma das primeiras polis a surgir na Grécia.a partir da chegada dos dorios a grécia foi dividida em grupos familiares chamado de genos,até à chegada do período arcaico em que houve a queda dos genos para a formação das pólis. Com isso, a grécia entrou em um período de muitas guerras em que se destacava a esparta, com seu perfil militar no qual, um garoto com 7 anos já era preparado para servir ao exército, com 12 anos ritual de iniciação Kripitia, com 30 anos tornava-se soldado e cidadão podia casar-se e participar da Assembléia.
Atenas que foi a mais importante das cidades-estados gregas, foi erguida na penisula ática. As condições geográficas protegeram Atenas da invasão de outros povos principalmente dos Dórios.
As manifestações artísticas no mundo grego alcançaram notável desenvolvimento, refletindo as tradições e as principais transformações, A arte grega è antropocentrica, preocupada com o realismo, procurou exaltar a beleza humana.A principal manifestação da arquitetura foram os templos gregos.
A religião grega era politeísta que acreditavam em Doze deuses, os pricipais deuses são: Zeus,Afrodite,Posseidon,Apolo e Dionísio.As olimpíadas surgiram na grécia com objetivo de homenagiar seus deuses principalmente o Zeus que era o deus dos deus do monte olimpo.O vencedor das diversas modalidades olímpicas recebia uma coroa com folhas de louro que para os gregos era um presente dos deuses,durante as olimpíadas todas as guerras entre as cidades gregas eram suspensas.


ALUNO : BRIAN NICAEL GARCIA , 1º ANO 'B' MANHÃ, UNIDADE BOA VISTA - CENTRO.

Anônimo disse...

Com muitas conquistas da sociedade Grega, ficou conhecida como período Helenistico. Os primeiros habitantes da Grécia foram os pelágios que começaram a dividir as terras. Um grupo de Arianos de origem Europeia, que impuseram uma relação pacifica, ate a chegada dos dórios. Um período que foi chamado de Pré-Homero que acabou com a desagregação dos genos e a consolidação das polis, conhecido como período arcaico. A organização da Grécia foi à soma de muitas cidades individuais e povos independentes. Cada cidade, ou polis, tinha seu próprio governo, mas todas faziam parte de um mesmo grupo conhecido como de Grécia Clássica. Tinha muitas polis espalhadas pelo mar mediterranio. As que mais se destacarão foram Atenas e Esparta.
Atenas: primeiros habitantes foram os pelágios, foram assimilados pelos invasores, consideravam apenas os jônios como ancestrais. Hoje é o símbolo da cultura grega. Quem fundou Atenas foi Teseu herói mitológico que venceu o Minotauro que habitava no labirinto de Creta. Logo, Péricles o governado de Atenas resolveu faze Atenas o lugar ideal para os filósofos, artistas para os cientistas morarem e trabalharem, nesta cidade viviam três grandes filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles. Era uma poli mais intelectual. Atenas consolidou-se como a Democracia, ou seja, Governo do povo que foi o centro das pólis gregas consideradas também, como o símbolo de sua cultura como o berço cultural da civilização ocidental. Os principais legisladores atenienses foram : Dracón; Sólon; Clístenes.
Esparta: a invasão a Esparta foi pacificadora aos povos habitantes, pois só houve acordo por causa do seu forte poder militar do Doris. A cultura espartana era um povo temível, pois dedicava sua vida a guerra. A preparação começava aos 7 anos, mais por lei se alguma criança nascesse com algum problema físico era jogado de uma montanha para os animais selvagens, mais se não tivesse nenhum problema já começavam desde cedo. Com 20 anos você já entrava no exercito e só saia aos 60 anos. Era uma política monarquica. As classes sociais em Esparta eram divididas dem 3 grupos: Os espartanos (nobres); Os periecos (tinham liberdade limitada); Os hilotas (servos).
Os Gregos Antigos desenvolveram grandes ideias que cultivavam a beleza e a virtude, são princípios influenciou ate no tempo moderno por essas pessoas que viveram no Mar Egeu por 2.600 anos. Havia duas historias importantes que tinha sido criado por Homero, era a ilíada e a odisseia. Eram historias épicas, que os antigos guerreiros que lutavam uns contra os outros pelo amor de uma donzela. Ilíada - Narra a historia da Guerra de troia: Essa guerra começou após menelau se apaixonar pela a esposa de páris, Helena a mais bela mulher desse tempo. E começou uma guerra entre páris com o exercito de seu irmão Agamenon e menelau com o exercito de troia. E nessa guerra teve vários heróis como Aquiles (do exercito de páris) e Heitor (do exercito de troia) mais um herói que fico bem conhecido pela sua inteligência de construir um cavalo de madeira, Ulisses, com esse cavalo de madeira o exercito de páris conseguiu vencer os troianos. Odisseia – Narra a historia de Ulisses que demorou dez anos para voltar a sua terra e conta também as incríveis aventuras que ele viveu, sobre monstros, serias sedutoras e gigantes de um olho só. Os Gregos acreditavam em vários deuses, os mais importantes eram: Zeus, Posseidon, Afrodite, Apolo e Dionísio. E uma forma de homenagear Zeus, deus dos deuses, eram as olimpíadas no Monte Olimpo. No período de jogos era dada trégua entre as cidades-estados, era proibido qualquer luta. Haviam celebrações de festivais. Os vencedores não recebiam dinheiro, eles recebiam glória, honra e o reconhecimento de seus contemporâneos. Com o tempo existiram outras modalidades.

Colégio 2001 - Gabriella Elisa Santos N° 19
1° anos "A"/manhã – Recife/Centro

Anônimo disse...

Os gregos eram humanistas, ou seja, se preocupavam com o ser humano, nos mais diferentes aspectos. Até alguns deuses gregos tinham características humanas. Desenvolveram diversas áreas para a compreensão e valorização humana, como a filosofia, a história, a democracia, entre outras. No Período Homérico ocorreu entre 900 A.C a 700 A.C, neste período, a vida na Grécia tinha por base a grande família, denominada Genos. No entanto, o crescimento da população e a falta de terras férteis fizeram estas comunidades entrarem em crise. Os escravos passaram cada vez mais a fazer parte das atividades econômicas. Surgiram, então, as cidades-estados, cada uma com organização social e política própria. Exemplos de cidades-estados: Atenas, Esparta. Havia grandes diferenças entre a organização social e política de Atenas e Esparta. Atenas era uma cidade de navegadores, agricultores, filósofos e artistas. Foi o berço da democracia grega. Esparta, por outro lado, era uma cidade militarista, aristocrática e conservadora. A educação, em Atenas, tinha como objetivo a formação completa do homem, nos aspectos físico, intelectual e artístico. Em Esparta, a educação tinha como objetivo dar a cada indivíduo a perfeição física, coragem e disciplina para que se tornasse um soldado ideal. A arte grega era antropocêntrica, através da arte, exprimia suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles têm como características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem e a democracia. Os gregos por serem politeístas acreditavam que os deuses tinham semelhança com o homem às arquiteturas eram muito voltadas para a forma religiosa. Os templos eram construídos sobre uma base de três degraus. O degrau mais elevado chamava-se estilóbata e sobre ele eram erguidas às colunas.

colégio 2001- Camila Beatriz N°10
1°ano "A"/manhã-Recife/centro

Redaçao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus Feitosa disse...

Eu entendi que, na Grécia Antiga existiam quatro períodos, sendo eles: Pré Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico. E também as cidades gregas foram conquistadas pela Macedônia na segunda metade do século IV a.C. esse período é chamado de Helenístico. Sei também que os primeiros habitantes na Grácia Antiga foram os pelágios ou palasgos, onde a origem dele não é tão conhecida, mas acreditava-se que eles poderiam estar ligados a própria cultura nativa da região mediterrânea.
Sobre Esparta, entendi que, a aconomia e a sociedade espartana com o tempo, sofreram grandes transformações. Os lotes tinham sido distribuídos entre os guerreiros sórios da antiga aristocracia conhecidos como espartiatas. Os escravos que eram conhecidos como Hilotas não podiam ser cedidos e nem divididos. Os Periecos faziam parte de uma 3ª camada social. Os periecos habitavam as terras periféricas e se dedicavam-se basicamente a agricultura, criação de carneiros, porcos, etc.
Atenas que foi fundada por Teseu, foi uma das principais cidade-estado na Grécia Antiga durante o grande período da civilização grega, no primeiro milênio a.C. Em Atenas nem todos eram considerados cidadãos, apenas homens livres, maiores de 18 anos, ateniences com pais nascidos em Atenas, estrangeiros não eram considerados cidadãos. A arquitetura era muito usada em estátuas representando figuras humanas em argila ou marfim. No período Arcaico a pedra se tornou um dos materiais mais utilizados em estátuas simples de rapazes e de moças. As obras ganharam maior realismo durante o século V, quando o apogeu da escultura ocorreu; procurando refletir a perfeição de formas e a beleza humana.
Aluno: Matheus Queiroz - Nº 32
Escola: Colégio 2001 - Jardim São Paulo
Série: 1º Ano A - Manhã

Beeatriz Santos disse...

A polis era o nome dado as cidades-estados que surgiam do desenvolvimento de pequenas comunidades. Alguns cidadãos privilegiados tinham o direito de participar das decisões políticas, foi a chamada Aristocracia. A importância da política para os gregos ficou evidente por causa das duas principais cidades da Grécia: Atenas e Esparta.
Atenas tinha um grande desenvolvimento educacional e Esparta foi marcada pelo seu militarismo e predominava o governo oligárquico. As cidades-estados não possuíam unidades políticas-administrativas, pois elas estavam divididas, sendo autônomas ou independentes. Além disso as disputas entre Atenas e Esparta impediam a unificação.
O Clistenes eram importantes legisladores atenienses que contribuíam para o desenvolvimento da democracia. A Grécia apesar de todas as diferenças, tinha um aspecto comum, A cultura Helenística(Hélades).

Aluna: Beatriz Santos, N° 07
Colégio 2001 - 1° ano A - Manhã -Centro.

Redaçao disse...

O povo grego era politeísta os Deuses mais importantes daquela época eram : Zeus, Poseidon , Afrodite , Apolo e Atena, A Grécia foi formada pelos povos Eólios , Jônios , Dórios e Aqueus. Atenas pode ser destacada por 3 legisladores muitos importantes. Drácon criou o primeiro código de leis escritas . Sólon acabou com a escravidão por dívidas Clistenes criou a democracia . As olimpíadas sugiu na Grécia pois o povo queria homenagear os deuses e uma forma era competindo . A filosofia também teve origem grega e os seus principais filósofos foram Aristóteles, platão e Sócrates que moravam em Atenas . Atenas era uma póli mais intelectual e seguiam a democracia se preocupavam com a filosofia e a oratória . Esparta tinha declarado guerra a Atenas , pois esparta nao aceitava a cobrança de impostos e essa guerra ficou conheçida como guerra do peloponeso que durou 30 anos . Esparta venceu a guerra mais o seu territorio estava devastado e Felipe 2° rei da Macedônia domina esparta , mais felipe morre e quem fica no seu lugar é seu filho Alexandre o grande . Naquele tempo também existia Homero um grande literário que escreveu as obras : O llíada e a Odisséia .

Aluna: Pâmela Gabriele
Serie : 1°A Manhã
Colegio 2001 Boa Vista N°40

Unknown disse...

Eu conclui que grécia antiga teve vários períodos sendo eles o pre homerico, homerico, Arcaico e o classico, As cidades gregas foram conquistadas pela macedonia. Os primeiros habitantes da Grécia foram os pelágios ou pelasgos.Por volta de 2000 A.C grupos de arianos de origem indo-européia começaram a se fixar na região. a principio, estabeleceram relações pacíficas com os pelágios, até a chegadas dos dórios. estes deram inicio a um novo período da história grega, no qual a sociedade passou a se basear em comunidades familiares no período homérico No que se diz respeito ao estudo das cidades Estados 2 entre elas desenvolveram-se e chegaram a disputar a liderança das outras cidades estados.Com o tempo,a economia e a sociedade espartana sofreram profundas transformações, a cultura espartana e relacionada a 3 aspectos relacionados diretamente a seu perfil militar : Laconismo = O hábito de falar tudo em poucas palavras, Xenofobia = aversão aos estrangeiros e a Xenalasia = associa-se a xenofobia sendo que trata-se da expulsão dos estrangeiros dificultando intercâmbios com culturas estrangeiras. Atens foi erguida na penisula atica seus primeiros habitantes foram os pelagios, segundo a lenda a cidade foi fundada pro Teseu. a arquitetura da grecia antiga Os templos eram construídos normalmente sobre uma plataforma de um metro de altura chamada estereóbato.
Os edifícios publicos também têm importância arquitetônica e refletem as transformações políticas vividas pelas principais cidades greas, como atenas.


Hugo Magalhães
1º- A - Manhã

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dyego paris disse...

ATENAS:
Seus primeiros habitantes foram os pelagios,de acordo com as condições Geograficas,Atenas era protegida de invasões e outros povos, a cidade foi fundada por Teseu,Teseu foi que venceu o Minotauro,Que ficava em um labirinto em Creta. Depois da vitoria sobre Minotauro varias tribos da Africa se uniram e colocaram Atenas como como centro da vitoria e foram realizadas reformas politicas que desenvolveu-se ate a democrecia...

ESPARTA:
A cidade de Esparta foi fundada por invasores, parte dos aqueus aceitaram pacificamentea invasão .Mas os que rezistiram e tentaram fugir acabou sendo escravizados. E as terras conquistadas eram repartidas entre os guerreiros. O governo da cidade devia ser exercido por 2 Reis. Os reis eram responsaveis pela cidade em tempo de guerra etc ...

Dyego paris disse...

dyego henrique da silva paris
1ano A
Unidade Centro

suellane disse...

prof por motivos esquecimentos o meu comentario foi enviado sem nome o meu resumo incia-se com:É simples....

Suellane kelly de franca batista
colegio 2001 jd.sao paulo tarde 1º ano

Anônimo disse...

A Grécia era formada por várias cidades-estados e colônias ás margens do rio mediterrâneo,chamado de Helade pelos gregos(helenos).Apesar das características geográficas,dos costumes e dos hábitos diferentes,prevaleceu um vinculo cultural nas cidades-estados.os helenos falavam a mesma língua e acreditavam que tinham ancestrais em comum.A política estava diretamente ligada a vida cotidiana dos gregos e tinha como principal atuação as cidades-estados(polis).As principais polis eram Atenas e Esparta que se diferenciavam em vários pontos:Atenas era uma cidade agrícola e inicialmente aristocrática,e que com auxilio da educação direta e limitada (excluía estrangeiros,escravos e mulheres)tornou-se democrática.A democracia ateniense era direta e tinha a instituição do ostracismo(medida que buscava afastar os inimigos da democracia),já Esparta era monárquica dual e essencialmente militar que preparava os mesmos para serem guerreiros fortes, obedientes e competentes. Aos 7 anos os filhos dos cidadãos eram afastados da família e jogados em uma floresta,aos 12 anos tinham que ganhar uma "simulação de guerra" contra escravos adultos armados.A decadência da Grécia começou na guerra do Peloponeso,que foi uma guerra entre Atenas e Esparta pela hegemonia política e econômica da região,o que tornou-a enfraquecida,facilitando o domínio das cidades pela Macedônia(período Helenístico).
ALUNA:THAINÁ HELOÍSA CHAVES DA SILVA
SERIE:1 ANO B
TURNO:MANHÃ
UNIDADE:BOA VISTA

Anônimo disse...

Os primeiros habitantes da Grécia foram os pelágios . A origem da Grécia tem uns ligamentos cm a cultura nativa da região mediterrânea , a Grécia está dividida tipo uma concha de retalhos espelhadas perto do mar mediterrâneo. A cidade de esparta foi criada pelos invasores Dórios no século IX a.c , Parte dos aqueus que habitavam a região , desde o século XVIII a.c aceitou a invasão e foi absorvida pelos dórios. A pirâmide social fica assim :
- Espartiatas
- Periecos
- Ilotas
A cultura espartana caracteriza-se a partir de 3 aspectos relacionados ao seu perfil militas : Laconismo = O hábito de falar tudo em poucas palavras , Xenofobia = Aversão aos estrangeiros e a Xenalasia = Associa- se a Xenofobia sendo que se trata da expulsão dos estrangeiros dificultando os intercâmbios etc .
Atenas erguida na penísula de Átia , Atenas foi a mais importantes das cidades-estados gregas .

Arquitetura - A principal manifestação da arquitetura foram os templos Gregos .

Os legados

Filosofia : Sócrates , Platão , Aristóteles entre outros...
Teatro : é Squilo , Sófocles , Eurípedes.
Matemática : Pitágoras , Euclides , Tales e Arquimedes .



Kalyne Bianca
Colégio 2001 , 1º ano A , Nº31
Boa Vista - Centro

Anônimo disse...

Eu entendi que a História dos antigos gregos se dividem em quatro períodos respectivamente Pré-Homerico, Homérico , Arcaico e Clássico. Depois das cidades gregas serem conquistadas pela Macedonia (período que ficou conhecido como Helenistico) , a sociedade grega desagregou de vez.
Esparta :
Esparta foi fundada pelos Dórios e foi uma das primeiras polis a surgir na Grécia . Alguns habitantes aceitaram a invasão , porem , alguns tentaram fugir ou ao menos resistir sendo que os que resistiram acabaram sendo escravizados .
O governo da cidade previa a existência dos reis das Famílias nobres e de um conselheiro , denominados de Gerúsia que era composta por 28 anciãos e mais dois Reis .
Os espartanos eram bastante militaristas ,pois , eles eram pessoas que falavam pouco e tinham grande preconceito com estrangeiros .
Para se tornar um soldado era preciso não ter nenhuma deficiência , sobreviver na selva enquanto pequeno e participar da assembleia
-Espartanos: Nobres de nascimento e politicamente provilegiados.
-Periegos: Ocupavam posição inferior desfrutando de liberdade militar.
-Hilotes: Pura e simplesmente os servos.
Atenas :
Foi a mais importante das cidade-estados , a cidade foi invadida por muitos povos ,porém, so foram considerados como ancestrais os Jônios.
Uma coisa que ainda é muito marcante é a arquitetura que eram abordadas em muitos templos que homenageiam os Deuses ( por serem politeístas) . Um elemento que se via muito eram as colunas de pedras. A cultura grega também era marcada pelas esculturas que visavam retratar bem o corpo dos esculpidos .
Existiam também as olimpíadas ,as quais tinham o objetivo de homenagear Zeus , que eram jogos competidos apenas por homens .
Aluna: Ana Beatriz R. de Araújo
Serie: 1º ano “A” Manha , Centro

Anônimo disse...

Para começar a história do período grego é divido em 4 períodos : Pré- homérico, homérico ,arcaico e clássico, a Grécia estava dividida com retalhos próximo ao mar mediterrâneo , provavelmente os primeiros habitantes foram os pelágios ou pelasgos , mas a principio os arianos fizeram um “trato” com os pelágios até a chegada dos dórios que com sua chegada fez com que a sociedade fosse baseada em comunidades familiares assim ficou conhecida o período pré- homérico, com a degradação dos genes e a consolidação dos polis veio o período arcaico assim veio a disputa da liderança entre as cidades – Estado Antenas e Esparta. A cidade de Esparta se considerava dórios (o povo que a cidade foi fundada) e foi umas das primeiras polis (eram as cidades-estados da Grécia antiga) a surgir na Grécia, Que tinha herdado espírito militar, já A cidade de Antenas se caracterizava de aqueus que teve assim o desenvolvimento democrático de governo.
Quando os Dórios chegaram em Atenas os aqueus aceitaram pacificamente , mas alguns preferiram fugir ou resistir mas os que resistiram viraram escravos. As terras foram divididas os guerreiros e assim formaram os genos. O governo da cidade de Esparta era dividido em 2 reis, um conselho e 1 Assembleia (órgão mais importante). Na cidade de Esparta a sociedade era dividida em 3 os espartiatas, que depois te tiveram as terras divididas entre os guerreiros dórios . Os periecos, que se dedicava a agricultura, criação de carneiros, práticas artesanais e etc .
A formação dos soldados espartanos era muito rígida aos 7 anosa as crianças era afastadas dos seus familiares, já com 12 anos as crianças tinha que ir para a floresta degolar escravos se ele voltasse vivo da floresta aos 30 anos ele poderia se casa e se tornar membro da assembleia.
A cidade de Antenas considerava apenas os jônios como seus ancestrais, a cidade foi fundada por teseu que foi o homem que enfrentou o minotauro no labirinto . A política de antenas era o seguinte: Drácon formou as leias que eram feitas oralmente, já Solón dói quem fez com que a lei dos escravos com dividas fosse abolida e Clistenis permitiu a formação de um sistema que podia enfrentar um logo processo de perturbações, mas n se esquecendo que a democracia era direta e limitada.
A arte grega queria mostrar sua beleza, e as manifestações decretadas pelo homem. O templo era o que mais se fazia naquele tempo por que adorava os Deuses que se espalhava por toda cidade As esculturas elas procurava refletir a perfeição das formas e a beleza humana, mas não foram só esculturas e templos naquele tempo tinha também outras influências como olimpíadas que fazia com que houvesse paz entre antenas e Esparta durante os jogos enquanto havia naquele tempo, e também tinha como objetivo homenagear Zeus.
Aluna ; Ranyelle dos Anjos Duarte
1 A

Anônimo disse...

Eu conclui que a história dos antigos gregos eram divididas em Pré Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico, os primeiros habitantes da Grécia foram os Pelágios, A cidade de Esparta foi fundada pelo invasores Dórios no século IX a.c tiveram terras conquistadas e divididas entre os guerreiros, foi uma das primeiros Pólis a surgir na Grécia. O governo da cidade devia ser exercido por dois reis, um conselheiro, e uma assembléia, a sociedade de Esparta era dividida em três grupos: Hilotas que eram escravos, Espartiatas que eram os donos dos lotes de terra e os Periecos que eram os habitantes das terras periféricas dedicando-se a agricultura e criação de animais.
A formação dos soldados começava a partir dos 7 anos, com o afastamento familiar e a sobrevivência em florestas.
Atenas foi a mais importante cidades estados da Grécia. Em 621 a.c o governo foi assumido por Drácon e houve a criação das leis escritas, em 594 a.c Sólon decretou o fim da escrevidão por dívida.
A arte grega é antropocêntrica, por eles serem politeístas existiam templos dos mais variados deuses.
A Grécia antiga foi referência como berço cultural da civilização, as olimpíadas tinham como objetivo homenagear Zeus, deus do Monte Olimpo.
Aluna: Wilka Lima de Oliveira. nº 37
Série: 1 "B" Boa Vista.

Dayane Araújo disse...

Podemos concluir que quando se fala de Grécia Antiga, se fala em um conjunto de cidades-estados independentes, que estavam espalhadas ás margens do Mar Mediterrâneo. A Grécia Antiga era uma verdadeira “colcha de retalhos”. A única coisa que todas as cidades-estados tinham em comum era a cultura. Por causa da sua superfície montanhosa e o contato direto com o mar, os gregos foram impulsionados ás atividades marítimas e foi por conta desses fatores também que eles viviam isolados entre si. Cada pólis tinha seu próprio governo, mas todas acordaram que faziam parte de um mesmo grupo, o que chamamos de Grécia Clássica. Os primeiros habitantes da Grécia foram os Pelasgos, depois vieram os Grupos de Arianos, depois os Dórios e os Genos.
Falando de desenvolvimento, temos duas cidades-estados que desenvolveram-se e chegaram a disputar a liderança das outras, que foram : Atenas e Esparta.
Atenas foi o primeiro lugar que começou a se desenvolver a ideia de Democracia (governo do povo), sendo esta direta e limitada. Atenas hoje é o símbolo da cultura grega.
Já o povo de Esparta, era um povo temido que dedicava sua vida a arte da Guerra e sua maior virtude era a valentia. A formação dos soldados em Esparta era muito dura, onde começava aos 12 anos de idade e terminava aos 30, isso se a criança nascesse saudável, pois se tivesse qualquer deficiência era jogada de uma montanha. Um episódio que não pode ser esquecido quando se fala em Esparta, são as Guerras Médicas, onde poucos espartanos conseguiram deter milhares de persas que tentavam invadir as cidades gregas. Não se pode esquecer também da adoração que os gregos tinha pela Beleza, dedicaram muito tempo,estudo e trabalho ao que viria a ser isso. Os gregos eram ótimos em desenvolver ideias e uma muito profunda foi a de que os seres humanos deveriam cultivar a beleza e a virtude. Nas artes, a cultura grega é fonte de inspiração até hoje. Suas esculturas eram reflexos do ideal de beleza humana na época. E sua arte é conhecida como Arte Clássica. Duas histórias muito importantes que contem a essência do espírito grego escritas por Homero, são : Ilíada ( que narra a Guerra de Tróia) e Odisséia ( que narra as aventuras de Ulisses. ). As Olimpíadas era uma grande celebração muito importante e indispensável quando se fala em Grécia Antiga. Reunia representantes de todas as cidades gregas. Durante as olimpíadas qualquer tipo de guerra era cessada. Homenageava o Deus Zeus. O vencedor não era premiado com dinheiro nem coisas materiais, só recebia uma coroa de louros. O que interessava
aos gregos era a glória e não o dinheiro. E para fechar, um personagem muito importante da Grécia Antiga foi Alexandre, o Grande, que desde jovem teve o sonho de se tornar o maior conquistador de todos os tempos. E que partiu em uma longa viagem em busca disso. Na Macedônia, aos seus 20 anos, formou um exército. Criou seu império, que difundiu a cultura grega, e centralizou o poder, muitas cidades que eram independentes passaram a ser governada por ele. Com sua morte, como não deixou herdeiros, chegou ao fim a Grécia Clássica.

Dayane Silva de Araújo
1º A - Jardim São Paulo

yuri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
yuri disse...

Na minha opinião a Grécia Antiga não é apenas um conjunto de cidades estados e suas histórias em si, mas sim um dos maiores berços culturais da humanidade. Levando em conta seu grande acervo de pinturas e esculturas porém também os registros dos fatos históricos que são muito importantes, e sua total influencia nos dias atuais tanto nas arquitetura quanto no dia a dia, como: marcas de alimentos, e cosméticos que levam nomes de deuses, E o que mais me surpreendi são as Olimpíadas evento que até hoje é preservado. Uma das coisas mais belas na minha opinião da cultura grega antina.

Aluno: Yuri S. Monteiro
1º B / Jardim São Paulo.

Anônimo disse...

Resumindo , a Grécia passou de simples comunidades familiares para cidades-estado com organizações políticas complexas e diferentes. Dessas destacam-se Esparta e Atenas . Esparta ficou conhecida pelo seu grande potencial militar e Atenas pela sua política democrática, pórem limitada. Com as invasões estrangeiras (Império Romano , Macedônia - Alexandre magno - e persas) sua rica cultura pode se dispersar pelo mundo todo, trazendo fortes influências em pleno século XXI. uma delas é as olimpiadas, que é somente um exemplo dos vários . As olimpiadas , originalmente , eram cultos à Zeus. Hoje, SÃO competições esportivas. Os povos que "dominaram" a Grécia ficaram encantados com o alto nível cultural da Grécia, e decidiram preservar essa riqueza. A Grécia possui no se "curriculo", berço de muitas coisas. Álem de berço da democracia , é berço do teatro , por exemplo.Isso mostra como a Grécia influiu muito culturalmente para civilizações do ocidente. A Grécia é muito mais do que essa crise que a atinge,

Kayque correia neves filho
colegio 2001 jd. São Paulo
série 1º B

Anônimo disse...

Os gregos acreditavam que os seres humanos eram os únicos a criar beleza e aprecia-la... Com isso ele poderia criar virtudes que na Grécia antiga eram: Teatro, Esporte e a própria beleza, os gregos são o povo que mais desenvolveu ideias. Os Gregos viveram no mar egeu há 2600 anos.
A Ilíada é a narração da guerra de troia, ocorreu por 10 anos e aconteceu por que Páris raptou Helena, mas ela era esposa de Menelau, ele ficou revoltado e contou ao seu irmão um rei poderoso, Agamenon, que declarou guerra a Páris e aos Troianos, os Heróis que se destacaram nessa foi Aquiles e Heitor por sua bravura e Ulisses pela sua esperteza em estratégias.
A odisseia narra a viagem de Ulisses para a sua cidade natal, que durou 10 anos.
Atenas era formada por cidades-estados,as polis,eram cidades individuais com culturas diferentes, mas chegaram a um acordo que pertenciam ao mesmo grupo, o recebe o nome de Grécia Clássica. Acrópole era o local onde se construíam os edifícios mais importantes, e é onde foi construído o Partenon, destinado a honrar Atenas. Primeiro lugar onde teve democracia.
Esparta era temida por todos, por ser um lugar destinado ao Militarismo e sua principal virtude é a valentia, todo espartano era treinado desde criança, a criança que nascesse com deficiente era jogada que um precipício e deixada com animais selvagens. A maior guerra dos espartanos foi a Batalha das Termópilas, em 480 a.C. ,Um enorme exercito liderado por Xerxes,os persas, quiseram invadir a cidades gregas mas os 300 espartano, na imensa desvantagem conseguiu ganhar tempo para os Gregos organizarem a defesa e não ser invadida.Os espartanos foram liderados por Leônidas.Não restou um espartano pra contar história mas eles conseguiram queriam...derrotar os Persas.

Fabio Augusto Serafim dos Santos
Colégio 2001 (Jardim São Paulo)
1º Ano "B" Tarde

Ana Paula disse...

A Grécia, apesar de ser um conjunto de cidades-estados ou polis espalhadas por uma vasta região próxima ao Mar Mediterrâneo, foi onde se desenvolveu grande parte do conhecimento, influenciando a cultura do mundo contemporâneo. As cidades que mais se destacaram foram Atenas e Esparta, que além de se desenvolverem, disputaram a liderança das outras cidades-estados. Esparta era caracterizada por seu espírito militar, governada por dois reis e bem dividida socialmente em grupos, como os espartanos (nobres de nascimento), periecos, e hilotas (os servos). Já Atenas se destacou economicamente e desenvolveu um sistema político e inovador em toda a Antiguidade, a democracia, que após várias tentativas se consolidou, dando direito a participação do povo na política. É importante ressaltar que o direito de participação política foi restringido a homens livres, considerados cidadãos.
As manifestações artísticas gregas se desenvolveram ao longo da Antiguidade, a arte antropocêntrica procurou exaltar a figura humana, a perfeição. As principais manifestações da arquitetura foram os templos, por serem politeístas e acreditarem na semelhança entre os deuses e homens criou-se uma expressão religiosa, e vários templos foram espalhados pelas cidades gregas. As esculturas refletiam a perfeição das formas e da beleza humana. O teatro com Ésquilo, Sófocles. Os gregos também desenvolveram a filosofia, as reflexões do homem no mundo,a medicina, a democracia, as olimpíadas, entre outros que estão presentes no nosso dia a dia.
Ana Paula Bezerra.
Colégio 2001- Jardim São Paulo.
1º ano B

Thialy disse...

Eu entendi que muitos que resistiram a invasão dos dórios, acabaram se tornando escravos. E o governo das cidades segundo a "Grande Retra" deveriam ser
exercido por 2 reis. Os reis eram que ficava responsáveis pelas cerimônias religiosas que precendiam o combate e comando das cidades em épocas de guerra.
E a Assembléia foi o orgão mais importante compostos por todos os cidadões e Os dórios é que davam a palavra final sobre os 2 assuntos "Políticos e
administrativos". A sociedade "espartana" sofreram muitas tranformações. Os lotes não podiam ser cedido aos escravos nem divididos, os escravos eram
conhecidos como "hilotas" eles eram usados em diversas atividades como a metalurgia por exemplo dando tempo para os Espartanos desenvolverem seus treinamento
s militares. Uma das camadas social completava a sociedade espartana que eram os: Os Periecos, habitantes de terras periféricas dedicando-se basicamente
a agricultura, criança de carneiros e outros animais. Além de praticas artesenais entre outras complementando as nessecidades sociais.
Os espartanos eram
obrigados a se afastar da família com 7 anos de idade, eles eram um povo muito rigoroso, 12 anos os soldados já assasinavam os escravos, 30 anos os soldados
se tornava um soldado e cidadão podia casar-se e participar da Assembléia.
As crianças que tinham deficiência física eles matavam porque não iriam poder
servir ao exército.
Atenas foi a cidades-estados grega mais importante.
As olimpiadas se objetivaram a homenagear "Zeus" que é deus dos deus do monte
olimpo, As olimpiadas era tão importante que interrompiam qualquer tipo de conflito, O vencedor não ganhava dinheiro ou fama se ganhasse, eles ganhavam uma
coroa de louro, pra eles oque interessava era a glória.. Os gregos acreditavam que era pra se desenvolver a beleza, que cada um tinha a beleza dentro de si.
A Guerra de troia durou 10 anos, foi causada por um concurso de beleza.
Páris principe de troia foi convidado para ser o jurado do desfile, Afrodite deusa do
amor prometeu a o príncipe que se ela ganhasse ele poderia ganhar a mulher mais bonita do reino!, Eles se achou com o direito de pegar a Helena que era
casada, seu marido falou pra o seu irmão que era o Agamenon, ele declarou guerra! Eles lutaram por 10 anos...
Ulisses ele criou um plano pra vencer os
troianos, ele criou um cavalo de madeira onde os soldados ficavam dentro e eles eram levados para a cidade de tróia, quando ficou de noite os soldados sairam
do cavalo e atacaram a cidade de surpresa.
Acrópole foi construído em atenas, Péricles foi o maior governador de atenas, Atenas se tornou um lugar ideal para
os Filosófos, artistas e cientitas da época.
Atenas foi o primeiro lugar do universo que veio a idéia da democracia. Hoje em dia todos os cidadões aqui no
Brasil vive na democrácia...

___________________________________
Thialy Cavalcante Castro 1ºB
Colégio 2001 - Jardim são paulo

suellane kelly disse...

aluna: Suellane Kelly
2001 jardim são paulo 1ºB
È simples decorar período,definições,etc.O difícil é poder defini-los de forma rápida e fácil,destacando nossos próprios conceitos.
No texto, encontramos informações que falam sobre a história grega,sendo dividida em 4 periodos,sao eles:pré-homerico,homérico,arcaico e classico.O periodo helenistico é caracterizado pela conquista da macedonia, remetendo a conquista romana.
OS primeiros gregos foram os pelasgos. A origem dos mesmos nao é profundamente conhecida, estamos ligados a cultura nativa da regioa mediterranea.Ela estava dividida como uma concha, espalhadas pelo mar mediterraneo.
Até a chegada dos Dorios havia, relaçoes pacíficas com os pelágios, fazendo com que a cidade tivesse mudanças no modelo sociocultural, estabelecendo um novo periodo homérico dar-se origem as pólis gregas, ou seja, cidades-estados transformando-as em uma organização politica da grecia, espartae atenas.Esparta sendo fundadas pelos invasores dórios na regiao do peloponeso, sendo a primeira a surgir na grecia. Podendo caracterizar a organização social da esparta pelo seguinte:espartanos, ocupavam a posição superior, perieclos, e hilotas escravos, do estado.
Com o tempo sua economia e sociedade sofreram mudanças.
Atenas teve seus primeiros povos chamados de pelágios, assimilando por invasores.(aqueeus, eólios, jônios, etc)Sua piramide social pode ser definida pela seguinte: Eupátridas, demiúrgos, thetas, etc.
O que chama atençao é a relação de influencia total, que a grecia tem até hoje sobre a sociedade, com suas culturas, saberes,etc.

Anônimo disse...

eu entendie que os gregos acreditam que os humanos podiam criar sua própia beleza e sua virtude.Com isso eles criaram o teatro e esporte.existiam histórias muito importante na grécia que foi a ilíada e odisseia. A ilíada fala sobre a guerra de troia que durou 10 anos ,ela aconteceu quando páris o principe de troia raptou helena que era esposa de minelau. Minelau furioso com a traição dos troianos pediu ajuda a seu irmão agmenon para acabar com páris e troia. Os principais guerreiros dessa guerra foi aquiles e heitor por sua coragem e habilidade em luta, e olisses por sua estrátegia de combate para acabar com os troianos.Odisseia foi a história de olisses que depois de 10 anos voltar para sua terra natal ,por esse caminho ele enfrentou monstros marinhos ,sereias sedutoras e entre outros.Esparta e atenas foram as principais cidades grega.Essas duas cidades eram diferentes em várias coisas : por exemplo as importâncias das guerras ,das artes e das culturas e a maneira de fazer política .

Colégio 2001 JSP
Aluno : Matheus Lima Vital
serie e turma : 1º ano B

Beatriz disse...

A princípio a Grécia foi habitada pelos Pelágios.Em 2000 a.C. grupos arianos começaram a fixar-se na região, no começo sua relação com os Pelágiofoi de paz, até a chegada dos Dórios( povo que deu início a um novo período na história grega; o período Pré-Homérico). No Período Homérico foram desagregadas as genos e consolidadas as pólis, formando assim o período Arcaico. Em relação as cidades-estado, 2 delas "Atenas e Esparta", se desenvolveram até chegar a disputar o poder da grécia.

ESPARTA
Fundada pelos Dórios no século IX a.C, na planície da Lacônia na região do Peloponesio, foi uma das primeiras pólis da Grécia. As terras foram divididas entre os gurreiros Dórios, que conquistaram Esparta. A cidade tinha 2 reis, um conselho e uma assembléia. Esparta era uma cidade democrática e de caratér militar.

ATENAS
Localizada na penísula de Ática, Atenas foi a cidade-estado mais importante da Gréicia. Os atenienses só consideravam os Jônios como ancestrais, apesar de que os primeiros povoadores foram os Pelágios, seguido dos invasores Aqueus, Eólios, e Jônios. Por está localizada em partes altas da Grécia, Atenas não sofreu ataques Dórios. Até os dias de hoje,vemos influência de Atenas nas civilisações atuais, em aréas como arquitetura, escultura, filosofia(Sócrates, Platão e Aristóteles), mo teatro, na matemática(Ptagoras, Tales, Arquimedes, Euclides), na medicína, além de várias outras áreas.

OLÍMPIADAS
Os jogos olímpicos eram realizados para homenagiar Zeus(deus dos deuses do monte Olímpo), nos jogos só os homens participavam. Na mesma época em que aconteciam os jogos havia uma festa para homenagiar a deusa Hera, esposa de Zeus. Até hoje os jogos olímpicos são realizados, mostrando assim a grande influência da Grécia nos dias atuais.

COLÉGIO 2001 JSP
ALUNA: BEATRIZ JACQUELINE
SÉRIE: 1º ANO B

gleyce kelly disse...

A GRECIA ANTIGA ERA DIVIDIDA EM PÓLIS E SUA CULTURA ÉRA FORMADA ATRAVÉS DE VÁRIOS CIDADES E NÃO TINHA UMA CIDADE CAPITAL COMO NOS TEMOS HOJE.
ANTES ERA DIVIDIDA EM GENOS, DEPOIS SE TRANSFORMARAM EM PÓLIS E CIDADES-ESTADOS UMA DESSAS ERA ATENAS E ESPARTA.
ATENAS: SEUS PRIMEIROS POVOS ERAM O PELÁGIOS, SEU SISTEMA POLÍTICO ERA A DEMOCRACIA. AS CLASSES SOCIAIS DE ATENAS ERAM DIVIDIDAS EM PIRÂMIDES:

OS EUPATRIDAS OU NOBRES: PODIAM PARTICIPAR DAS DESCIÇÕES POLÍTICAS.
OS DEMIURGOS: ERA UMA CLASSE SOCIAL DE COMERCIANTE RICA E PODEROSA. MAS AINDA INFERIOR AOS NOBRES.
OS METECOS: ERAM ESTRAGEIROS QUE NÃO PODIAM POSSUIR TERRAS E FAZIAM TRABALHOS ARTESANAIS E COMERCIAS.
OS THETAS: ERA UM GRANDE NÚMERO DE SERVOS DE CLASSE INFERIOR.

ESPARTA: NÃO PREVALECIA A DEMOCRÁCIA, ERA FORMADA POR SOLDADOS DÓRIOS, TAMBEM ERA DIVIDIA EM PIRÂMIDES.

OS ESPARTANOS: NOBRES DE NASCIMENTO, E POLITICAMENTE PREVILEGIADOS.
OS PERIECOS: OCUPAVAM UMA POSIÇÃO INFERIOR, E DESFRUTAVAM DA LIBERTADE.
OS HILOTAS: ERAM SIMPLISMENTE OS SERVOS.

OS GREGOS ERAM BEM ABILIDOSOS NA PINTURA, ARQUITETURA E ESCULTURA. NO COMEÇO AS ESCULTURAS ERAM DE ORIGEM ROMANA POR CAUSAS DAS BATALHAS CONTRA ROMA, AO DECORRER DO TEMPO OS GREGOS FOI CONQUISTANDO O SEU PROPRIO ESTILO DE ESCULTURA.
NA GRECIA ACONTECIA TAMBÉM AS OLIMPIADAS, FEITAS PARA HOMENAGER ZEUS DEUS DO MONTE OLIMPO, A GRÉCIA FEZ IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES AO CAMPO DA ARTE, DA LITERATURA E DA FILOSOFIA: SEUS ESCULTORES E ARQUITETOS, POETAS E DRAMATURGOS, FILÓSOFOS E LEGISLADORES LANÇARAM AS BASES LONGÍNQUAS DE TODA A CULTURA OCIDENTAL; SUAS COLÔNIAS ESTENDERAM-SE ATÉ O MAR NEGRO, NORTE DA ÁFRICA E SUL DA ITÁLIA E FRANÇA, MAS A CONSTANTE RIVALIDADE, SOBRETUDO ENTRE ESPARTA E ATENAS, ACABOU ENFRAQUECENDO A CIVILIZAÇÃO GREGA PERMITINDO A SUA CONQUISTA POR FILIPE DA MACEDÔNIA.

COLÉGIO 2001 JSP
ALUNA: GLEYCE KELLY
SÉRIE: 1 ANO B

Anônimo disse...

Blemer Gama Lima,1B,Colégio 2001,Jardim São Paulo.

A história da Grécia Antiga se divide em 4 períodos:Pré- Homérico,Homérico,Arcaico e Clássico.

O período que ficou conhecido como Helenístico,foi o que as cidades gregas foram conquistadas pela Macedônia.Isso aconteceu por volta da segunda metade do século IV.

Os primeiross habitantes da Grécia Antiga foram os Pelágios.Não se sabe exatamente a origem deles,mas se tem uma ideia de que eles estão ligados a cultura nativa da região mediterrânea.
Em meados do século 2000 a.C,os Arianos se fixaram na região até a chegada dos Dórios.Eles deram início a um novo período da Grécia Antiga,o Pré-Homérico.
Logo após o período Homérico,surge o período Arcaico.Ele surgiu com a desagregação dos Genos e a consolidaçao das pólis no período Homérico.

Os Espartanos desenvolviam a área militar enqunto os Atenienses optaram por desenvolver o sestema democrático do governo.

Esparta foi fundadada no século IX pelos invasores Dórios na região do Peloponeso.Ogoverno da cidade deveria ser exercido por dois reis,um conselho e uma assembleia.Os reis eram responsáveis por comandar a cidade e a assembleia dava a palavra final sobre assuntos políticos e administrativos.
A pirâmide social de Esparta era dividida em:Espartiatas,Periecos e Ilotas.
A cultura espartana era caracterizada ao seu perfil militar em três aspectos:Laconismo,Xenofobia e Xenalasia.

Atenas foi a a mais importante das cidades-estados gregas.Os pelágios,que foram os primeiros povos,foram assimilados pelos invasores:aqueus,eólios e jônios.
Devido as condições geográficas de Atenas,não houve mais invasões na cidade segundo a lenda.
Em 621 a.C,os Eupátridas monopolizaram o poder apoiados em códigos de leis.
Em 594 a.C,Sólon decretou o fim da escravidão por dívida,proibiu a exportação de cereais,limitou as leis de herança,entre outros.A democracia era direta e limitada.

A arte grega é preocupada com o realismo,procurando exaltar a beleza humana.

A principal manifestaçao da arquitetura grega foram os templos gregos.Os templos gregos refletiam as tranformações que aconteciam nas principais cidades gregas.As colunas eram responsáveis pelo aspecto monumental das contruções.
Mas os gregos não faziam só esculturas,as suas pinturas também expressavam os acontecimentos na Grécia Antiga.

Anônimo disse...

Conclui que a civilização grega surgiu na região do mar Mediterrâneo. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia, como, por exemplo, aqueus e dórios, com consequência o grande crescimento populacional, os conflitos internos e a necessidade de novos territórios. As pólis (cidades-estados), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram dos oikos e as duas polis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.

A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, e com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão de obra na Grécia. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social, porem com aspectos culturais em comum divido ao seu sentimento de pertencimento a sua terra pátria também conhecida como helena.

Foi na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem a Zeus. Os gregos desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.

Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias (eles foram os criadores), usando máscaras.

A religião era politeísta, eles acreditavam que os deuses eram semelhantes aos homens e tinham sentimentos como os homens, só se diferenciavam na imortalidade e que eles tinham poderes. Na arquitetura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas.

Os conflitos e desentendimentos entre os Gregos e Persas, ocasiona as famosas Guerras Médicas, onde os gregos saem vitoriosos. Esparta e Atenas entram em gerra devido ao desenvolvimento de Atenas,Guerra mais conhecida foi a do Peloponeso, vencida por Esparta. As pólis gregas são dominadas e controladas pelos Macedônios devido as constantes disputas entre as cidades-estados.

Esparta ao contrario de Atenas era totalmente militarista, os homens era educados desde criança para as guerras, as crianças eram escolhidas ao nascer, se tivessem algum tipo de doença eram mortos.
A sociedade era dividida em espartanos, únicos a ter direitos políticos, periecos, exerciam atividades ligadas ao comércio e artesanato, e os hilotas, escravos de guerra, por divida e por nascimento.Esparta foi fundada pelos dórios.
Atenas foi fundada pelos jônios. Os atenienses sobreviviam principalmente da agricultura, da pesca e do comércio marítimo. A sociedade ateniense era dividida em eupátridas (nobres), demiurgos (comerciantes economicamente poderosos),metecos (estrangeiros) e thetas(escravos). Houveram grades legisladores em Atenas como Drácon que era extremamente rígido, Sólon que acabou com a escravidão por divida, Clístenes que fez o ostracismo e Péricles.

Aluna:Mª Gabriela B. do Nascimento
1ºano B. manhã
Unidade de recife

Anônimo disse...

"A Grécia estava dividida num formato similar à uma conha de retalhos espalhados próximas ao mar Mediterrâneo."

A Grécia era politica e econômicamente instável.O "porque" disso é que ela ficou dividida em várias cidades-estados; sendo as mais conhecidas e principais: Atenas e Esparta.

Esparta foi uma das primeiras pólis a surgir na Grécia. Pode ser caracterizada pelo militarismo; em função disto as crianças desde os 7 anos de idade já eram preparadas para serem um soldado e ao chegarem aos 30 anos, além de virarem soldado, já poderiam ser considerados cidadãos.
- Embora as pólis sejam diferentes, autônomas, possuíam suas culturas parecidas.
Além de Esparta ser caacterizada pela sua formação (rígida) militar, no exército, os espartanos também tinham o costume de falar tudo em poucas palavras ( o que foi muito utilizado em guerras como a "segunda grerra mundial") e a Xenofobia que até hoje se percebe na Europa.
A cultura grega se encontra viva até hoje,como no ocidente, principalmente culturalmente falando (arquitetura, entre outros hábitos).

Atenas foi considerada a mais importante cidade-estado (pólis); sua democracia era direta e limitada, e após a ação de alguns legisladores como Drácon (leis escreitas) e Sólon (fim da escravidão por dívida), o povo ateniense, através do legilador Clístenes (ostracismo), pôde participar diretamente das atividades políticas.

A sociedade grega visava bastante a exaltação da beleza humana.
Como eram politeístas, foi comum homenagiarem seus deuses com templos principalmente (alguns contrídos com ouro e possuíam elevadas estaturas para representar o tamanho poder e superioridade dos deuses em relação à sociedade) , como por exemplo: Zeus, Apolo, entre muitos outros.
Nas olimpíadas a qual ainda é fortemente presente no mundo inteiro, homenageia o deus Zeus (monte olimpo) e para os atletas gregos o que mais importa, além da vitória, é a glória, a honra e o reconhecimento dos seus conterrâneos(os vitoriosos eram recebidos com cantos e danças).

Bom, concluindo...houveram muitas disputas entre as cidades-estados, o que impediu a centralização/unificação da Grécia em um único* estado.


Colégio 2001
Amanda Bastos Trovão Forte.
1B/n* 02 - manhã
Unidade: Recife (centro)

Anônimo disse...

Como muitos já sabem, a Grécia foi o berço da cultura ocidental. As polis, ou cidades, ainda são referencia no que diz respeito ao militarismo, democracia, educação, entre outras. Os grandes líderes políticos e as conquistas populares são exemplo de que os gregos não se limitavam a pouco conhecimento, buscando sempre a questionar o que estava sendo dito. Os filósofos, foram grandes pensadores, que mesmo estado a muitos de anos de nossa realidade, continuam atuais. Outra coisa que continua bastante presente em nossas vidas é a influencia esportiva, os gregos promoviam festividades para os deuses, e entre ele Zeus era lembrado de 4 em 4 anos com a pratica de jogos, onde os gregos bastante apegados as crenças, sessavam as guerras. Porém não se pode esquecer que em Atenas e Esparta houve muitas diferenças, onde Esparta com "inveja" de Atenas começou os conflitos. Como já dito, os gregos influenciam nossas vidas até os dias de hoje, portanto se formos parar pra pensar vamos ver que a Grécia está em nossa casa e nem percebemos.

Aluna: Silvia Helena
Série: 1º ano B - Jardim São Paulo - Tarde.

mateus jose disse...

aluno: mateus josé lima
série: 1º Ano "b"
Unidade: jardim são paulo


Resumindo:
um dos aspectos mais importantes da Grécia antiga que mais me chamou atenção são os jogos olímpicos ou seja as olimpíadas. As olimpíadas tinham o objetivo de homenagear Zeus deus do monte olimpo e os anéis significavam a união os continentes eram representados pelas cores dos anéis. Os continentes são eles América, Asia, Europa, Africa e Oceania.

Atenas foi umas das primeiras cidades-estados. os primeiros habitantes foram os pélagios.

Esparta e Atenas foram umas das cidades-estados mais importantes da Grécia antiga os Espartanos achavam que eram descendentes dos dorios. A cidade de Esparta foi fundada pelos invasores durante o seculo XVI A.C. Na região do pleonasmo foi umas das primeiras polis. A sociedade espartana era feita dos seguintes povos

eupátridas
periecos
ilotas

A formação dos soldados espartanos eram feita a parti dos 7 anos de idade ele tinha o afastamento da familia e ia viver na floresta os de 12 anos tinha o ritual de iniciação kripita especie de se esconder entre os soldados espartanos e os de 30 virava espartanos e cidadão.

Na Grécia antiga houve muitas manifestações artísticas os gregos também eram politeístas e achavam que havia semelhanças entre os deuses e o homem. As arquitetura da Grécia era uma das mais brilhantes daquele tempo e ate nos dias atuais;As esculturas da Grécia antiga são lindas e são feitas de marfim ou de argila.

Unknown disse...

Aluna Flávia Hitchally
1º ano B jsp
A Grécia atualmente é um estado unificado, mas nem sempre foi assim, ela era dividida em cidades estado que foram originadas através dos oikos e ficavam ao longo do mar mediterrâneo em uma verdadeira colcha de retalhos. As cidades que mais se destacaram foram: Atenas e Esparta. Atenas se destacou economicamente e comercialmente o que deu origem a demorcracia ateniense , o governo era aristocrático, ou seja, apenas os privilegiados tinham o direito de participar das decisões políticas, assim como os eupátridas que compunham o topo da pirâmide econômica, logo após vinham os demiurgos ou comerciantes que também eram confundidos com os metecos, os estrangeiros, e por fim os thetas que eram os servos ou escravos. Foi apenas com o legislador Clístenes que nasceu a democracia, e permitiu que o povo também participasse das decisões políticas. Já em Esparta a democracia não se estabeleceu devido a composição da sociedade, em primeiro lugar vinha os espartanos que eram os nobres e politicamente privilegiados, em segundo os periecos (camponeses) e os hilotas os servos. Esses servos eram responsáveis pela maioria das atividades, assim gerando tempo para os espartanos treinarem já que a sua educação era direcionada para o militarismo , e desde muito cedo eram treinados os soldados . A arte grega é antropocentrica, ou seja, é voltada para o realismo e procurava exaltar a beleza. As olimpíadas buscavam homenagear o deus Zeus, as mulheres não podiam assistir os jogos, mas podiam competir de acordo com a modalidade.

Anônimo disse...

No começo o território grego era ocupado por vários grupos:colônias e cidades-estados.Por um longo período esse território foi 'dominado e governado' por muitos grupos diferentes ,até que se formou a civilização grega de fato,com os seus próprios costumes e com ela vieram as pólis;porém as que se destacaram economicamente e politicamentecada cada uma do seu jeito foi:Esparta e Atenas.
*Esparta
Em esparta prevalecia a oligáquia;era dividida em:espartanos,periecos e hilotas;em sua organização política existia dois reis que eram de fámilia nobre e um conselho chamado de Gerúsia que era composto por mais dois grupos.As terras espartanas foram divididas para os cidadãos,porém quem era responsável era o estado e quem 'cuidava' dessas terras eram os hilotas e periecos.
*Atenas
Politicamente atenas era democratica.Porém não eram todos que podiam ter participação sobre as escolhas políticas,dependia da condição de nascimento de cada,apenas os cidadãos que em atenas eram os filhos de pai e mãe ateniense tinham esse direito.Com toda essa diferença entre povos e grupos estava causando disputas,neste período conturbado Dracón foi nomeado legislador na tentativa de melhoria,mas o poder ainda era dos nobres,depois veio Clístenes no século V|a.c e permitiu que todos os que viviam em atenas não apenas os 'cidadãos' pudessem participar das decisões políticas.

Entretanto havia uma disputa entre as cidades-estados gregas,mais fortemente entre Esparta e Atenas,o que ocasionou a decadência grega.


Colégio 2001
Nayara Fernanda S. de Sena.
Unidade Recife(Centro)
1ano B

Anônimo disse...

Conclui que no estudo da Grécia Antiga percebemos o desenvolvimento de duas cidades estado: Esparta e Atenas. Sendo a fundação de Esparta atribuída aos Dórios. Esparta era governado por dois reis (diarquia), um conselho e uma Assémbleia.Outro aspecto importante sobre Esparta era o seu caráter militar, desde cedo as crianças eram preparadas para serem soldados.
Sobre Atenas, seus primeiros povoadores foram os pelágios.Segundo a lei a cidade foi fundada por Teseu, que após reformas políticas desenvolveu a democracia.
A arte na Grécia antiga era nitidamente antropocêntrica, exaltando a beleza humana. Outros aspectos chamam atenção na Grécia Antiga, a filosofia, a medicina, o teatro Desenvolvimentos da época que caracterizam a Grécia como o berço cultural da civilização ocidental.


Renata Menezes 1° ano B
unidade centro

Anônimo disse...

Os primeiros povos da Grécia foram os pelasgos depois chegaram grupos de Arianos de origem indo-europeia que conviveram com os Pelasgos normalmente. Com a chegada dos Dórios deu inicio a uma nova fase da historia grega onde no período Homérico a sociedade era baseada em comunidades familiares.
A transição do período Homérico para o Arcaico é marcada pelo processo de saída do genos e a iniciação das polis (cidades-estados grega) .
Esparta- Umas das primeiras Pólis a surgir na Grécia fundada por seus invasores os Dórios, alguns Aqueus que habitava a região que foi invadida não aceitaram fugiram e outros resistiram, os que resistiram foram escravizados. Os invasores conquistaram terras e dividiram entre si dando inicio aos genos. Era governada por um conjunto legislativo, a cidade teria que ter dois reis uma assembleia e um conselho. Os espartanos era bastante militarista por causa do seu fundador as 7 anos de idades os filhos eram afastado das famílias e tentava sobrevive só nas floresta, as 12 anos iniciava um ritual entre os espartanos e os escravos os dois armados com a finalidade dos adolescentes de mata os escravos, aos 30 anos virava Cidadão e Soldado e podia se casar...
Atenas- A mais importante pólis da Grécia, os jônios eram considerados seus ancestrais apesar de seus primeiros povos serem Pelágios, devido às condições geográficas Atenas foi protegida da invasão dos Dórios, a democracia de Atenas era direta e limitada.
A Arte na Grecia era antropocêntrica, destacando a perfeição e ainda racionalista. Os tempos gregos foram a principal manifestação da arquitetura, Os eram politeístas homenageavam seus deuses, as colunas de pedra é um dos fatos marcante na arquitetura grega.
As esculturas eram pequenas obras representando imagens humanas em marfim ou argila, no perido arcaico a pedra foi um material mais utilizado.
Larissa C. de Almeida Mendes
1 B – Manhã - Centro

Paulo Wítor disse...

A Grécia antiga pode resumi-la em uma só frase. '' cidade nunca esquecida''. Até hoje vimos a sua influência em nossa cultura. Na Grécia antiga havia fatos históricos muito importantes como na sua formação, ocorrendo também, um período de disputa entre terras e governos devido às diferenciações das pólis. Na Grécia antiga, houve a guerra de troia onde Ulisses destacou-se como grande herói dando a vitória aos gregos.
Esparta foi marcada pelo seu militarismo, enquanto Atenas possuía um sistema democrático. Os espartanos eram povos muito rígidos principalmente na formação de seus soldados, que começavam desde cedo a se preparar para as guerras, eles também possuíam uma divisão de classes bem organizada entre os privilegiados, como os comerciantes e os servos.
Esparta estava juntamente com Atenas entre as cidades-estados mais desenvolvidas da Grécia, em Atenas a classe social também eram bem definidas entre os nobres e os privilegiados, como os comerciantes e os escravos.
As esculturas refletiam a perfeição das formas e da beleza humana. O teatro com Esquilo, Sófocles. Os gregos também desenvolveram a filosofia, as reflexões do homem no mundo, a medicina, democracia, as olimpíadas, entre outros que estão presentes no nosso dia a dia.
Na Grécia Antiga as olimpíadas tinham como objetivo homenagear Zeus o deus dos deuses do monte olimpo, Já os anéis olímpicos simbolizavam união. Os cincos continentes representados pelas cores dos anéis olímpicos eram: América, Europa, Ásia, África e Oceania.
Aluno: Paulo Wítor - Nº 38
Escola: Colégio 2001 - Jardim São Paulo
Série: 1º Ano A - Manhã

Anônimo disse...

Hoje sabemos da importância da Grécia para o mundo ocidental, afinal não é à toa que ela é conhecida como “Berço da Civilização Ocidental”. No entanto muitas pessoas pouco sabem da grande quantidade de coisas que herdamos dos Gregos. Porém quando se fala de política temos exemplos na Grécia, quando falamos de beleza cultural, arquitetônica, também podemos citar a Grécia, Filosofia nos remete a Aristóteles, Sócrates, que são gregos, surgimento da Matemática, Medicina, etc. A Grécia, inicialmente chamada de Hélade (e seus habitantes de helenos), era o conjunto de cidades-estados localizadas às margens do Mar Mediterrâneo. A Grécia se destaca em vários pontos, primeiro que existiam os oikos, espécies de unidades familiares, o sistema político era a monarquia depois substituída pela aristocracia. Entre as cidades-estados gregas, estava Atenas e Esparta, cada qual com suas características particulares. Atenas caracterizou-se pela democracia, porém quem a possuía era apenas os considerados cidadãos, e a sociedade ateniense era dividida em eupátridas, demiurgos, metecos e thetas. Já Esparta destacou-se pelo militarismo, a sociedade era composta por espartanos (nobres), periecos (classe intermediária) e hilotas (servos pertencentes ao estado), a Constituição politica espartana era composta pela Gerúsia, Apella e Éforos. E se tratando de cultura grega, podemos destacar o politeísmo e o antropocentrismo. Foi na Grécia Antiga que surgiu o Teatro, a Filosofia e os Jogos Olímpicos por exemplo. São basicamente esses pontos os principais para a compreensão da essência grega. Em suma, podemos dar ênfase a grande importância do legado da Grécia para nossa sociedade.

Larissa Cassiano
1 ano B -Manhã- Recife

Anônimo disse...

Marina Silva
1 ano B - Manhã - Recife

A Grécia com o decorrer dos anos, pelas suas conquistas, se tornou uma poderosa e grandiosa civilização, assim possuiu um passado muito remoto, pois teve seu desenvolvimento por partes.
Os Helenos como eram conhecidos os cidadãos de Hélade, que por sua vez formava a maior parte da Grécia, apresentavam uma cultura rica e bastante simbólica, por este, mesmo com o crescimento desordenado da Grécia, a cultura continuava praticamente a mesma em todas as regiões, uma prova bem peculiar disso, seria que até os dias atuais ela permanece forte em muitos países, tendo como exemplo sua arquitetura. Segundo pesquisas realizadas sobre a origem grega, descobriu-se que seus primeiros habitantes seriam os pelasgos.
Mas no período Homérico(invasores), que se desenvolveu comunidades familiares, chamadas genos, porém logo mais surgiram os oikos no momento de transição entre o periodo pré-homérico e arcaico, entretanto foi com o crescimento dos oikos, que finalmente uma outra forma de organização social se fixou e destacou-se, as pólis(cidades - estados) e entre tantas formadas, as que mais se destacaram foram Esparta e Atenas, as quais tiverem seus desenvolvimentos bem distintos, pois enquanto Esparta visava mais a glória eterna, o poder, a vitória; a sociedade ateniense teve uma longa luta até sua democracia. Podemos fazer uma melhor análise desta afirmação estabelecendo uma comparação entre as mesma. Basicamente Esparta era dividida em 3 grupos: os espartiatas(nobres de nascimento), os periecos(estrangeiros, por isso não muito privilegiados) e por fim os hilotas, que eram os servos do Estado, bom, a constituição política espartana previa um conselho onde participavam os dois reis(Diarquia), um grupo composto por 28 anciãos, espartanos com mais de 30 anos(Apella), junto aos éforos, todos com a finalidade de examinar alguma deficiência nas crianças espartanas, tendo como solução matá-las e as que sobreviviam passavam por pesados testes desde sua infância até a hora de se tornar um guerreiro, Já Atenas lutou para que essa realidade fosse diferente e assim a massa ateniense tentou ganhar seu lugar na política e por este houveram vários conflitos, mas enquanto isso não acontecia a sociedade se dividia em eupátridas(nobres), demiurgos(classe de comerciantes), metecos(estrangeiros) e os tethas(escravos). Então, como o comércio começou a se desenvolver a sociedade passou a cobrar seus direitos e Atenas conseguiu ver seu sonho se concretizar quando Solón, permitiu que outras classes sociais tivessem seus direitos políticos. Como já foi citado antes a Grécia teve um grande desenvolvimento por parte da sua cultura e o verdadeiro responsável por essa glória foi Atenas, a qual não se destacou só na cultura, mas também no teatro e por fim nos jogos Olímpicos, que eram dedicados aos deuses já que a população, grega em geral, eram politeístas. Com isto vemos o quanto a Grécia se tornou não só importante à história geral, mas sim também a pequenos detalhes na nossa cultura, na nossa forma de viver, que sem ela não existiriam

Obs: desculpe pelo atraso no resumo ... espero que aceite

pablo disse...

ASPECTOS GERAIS DA GRACIA ANTIGA
A historia dos antigos gregos costumava-se a ser dividida em 4(Quatro) períodos: pré Homéricos, Homéricos, Arcaico e Clássico.
PRÈ HOMÈRICOS- O período Pré-Homérico foi marcado pelas invasões arianas com forte ajuda do Batman e Robin com suas flechas de fogo e olas de doritos com nutela.
HOMÈRICOS- O período homérico ficou marcado pela constituição das chamadas comunidades gentílicas.
ARCAICO- é o nome que se dá ao período da Grécia Antiga em que ocorreu o desenvolvimento cultural, político e social, situado entre c. 800 a.C. e 500 a.C.
CLÀSSICO- O Período Clássico estende-se entre 500 e 338 a.C. e é dominado por Esparta e Atenas.
A FORMAÇÂO DO POVO GREGO
Com bases nas informações passada os primeiro habitantes da grecia foram os pelágios,com isso, ao passar do tempo chegaram os arianos de origem indo-europeia estabeleçendo relações pacificas com os pelágios, depois vieram-se os dórios dando assim um novo periodo da historia grega o perio Pré-Homerico.
ESPARTA E ATENAS
Esparta sé destacava por seu perfil militar, herdados dos dórios onde se consideravam descendente dos mesmo, onde que foi fundada através de uma invasão dos Dórios no século IX A.C. , sendo assim uma das primeiras polis a surgir na Grécia,
E Atenas se destacava por seu sistema democrático de governo, herdado dos aqueus onde também se consideravam descendente dos mesmo. Sendo seus primeiros povoadores os pelágios , também sendo uma das mais importantes cidades-estados da Grécia.

Pablo de santana- 1º B- centro

Neubert César disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neubert César disse...

Eu entendi que:
Chamava-se pelágios os primeiros habitantes da Grécia.O novo período da história grega conhecido com Pré-Homérico, foi originado por arianos de origem indo-européia após se fixarem na região já que eles estabeleceram relações pacíficas com os pelágios, até a chegada dos dórios. A transição do período homérico para o arcaico foi marcada pelo processo de desagregação do genos e da formação da pólis. Esparta, uma das primeiras pólis a surgir na Grécia, foi fundada por invasores Dórios após a aceitação de parte dos aqueus, e os que resistiram foram escravizados. Os 2 reis: Um conselho e uma Assembléia, era os que exerciam o papel de governo da cidade.A assembléia era considerada o órgão mais importante. Houve mudança na sociedade em que a propriedade coletiva dos genos passa a ser propriedade estatal. Surge uma nova camada social: os periecos que se dedicava basicamente a agricultura, criação de carneiros, etc. Ou seja a sociedade era dividida em: Espartiatas, Periecos, Ilotas. O que caracterizava a cultura espartana era o laconismo, xenofobia e a xenalasia. A mais importante das cidades-estados gregas foi Atenas, que foi invadida pelos aqueus, eólios, e jônios. Podemos também falar que a democracia era direta e limitada. Os gregos eram politeístas, e os templos gregos foi a principal manifestação da arquitetura. E por fim falando das olimpíadas, elas objetivavam homenagear Zeus deus dos deus do monte Olimpo.

Colégio 2001- JSP
Neubert César- nº 36
1º ano A

Anônimo disse...

A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-européia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.
A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península. Com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de-obra na Grécia. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protetores.
Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V ( Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.

A dramaturgia grega também pode ser destacada. Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. Poesia, a história , artes plásticas e a arquitetura foram muito importantes na cultura grega.

A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista. Os deuses possuíam características humanas e de deuses. Os heróis gregos (semideuses) eram os filhos de deuses com mortais. Zeus, deus dos deuses, comandava todos os demais do topo do monte Olimpo. Podemos destacar outros deuses gregos : Atena (deusa das artes), Apolo (deus do Sol), Ártemis (deusa da caça e protetora das cidades), Afrodite (deusa do amor, do sexo e da beleza corporal), Deméter (deusa das colheitas), Hermes (mensageiro dos deuses) entre outros. A mitologia grega também era muito importante na vida desta civilização, pois através dos mitos e lendas os gregos transmitiam mensagens e ensinamentos importantes.



Giovanna Senna - 1ºA 2001 Jardim São Paulo.

Anônimo disse...

Grécia Antiga é o termo geralmente usado para descrever o mundo grego e áreas próximas (tais como Chipre, Anatólia, sul da Itália, da França e costa do mar Egeu, além de assentamentos gregos no litoral de outros países, como o Egito). Tradicionalmente, a Grécia Antiga abrange desde 1 100 a.C. (período posterior à invasão dórica) até à dominação romana em 146 a.C., contudo deve-se lembrar que a história da Grécia inicia-se desde o período paleolítico, perpassando a Idade do Bronze com as civilizações cicládica (3000-2 000 a.C.), minoica (3000-1 400 a.C.) e micênica (1600-1 200 a.C.); alguns autores utilizam de outro período, o período pré-homérico (2000-1 200 a.C.), para incorporar mais um trecho histórico a Grécia Antiga.[1]Os antigos gregos autodenominavam-se helenos, e a seu país chamavam Hélade, nunca tendo chamado a si mesmos de gregos nem à sua civilização Grécia, pois ambas essas palavras são latinas, tendo sido-lhes atribuídas pelos romanos.[2] O país homônimo hoje existente (ver República Helênica) descende diretamente desta, muito embora, como já dito acima, o termo Grécia Antiga abrange demais locais.

1ºA 2001 Jardim São Paulo.
Andreza Renata

Rhuan Victor disse...

Entendi da Grécia Antiga que:
A Grécia teve seus primeiros habitantes considerados e chamados de pelágios, que depois de um certo tempo, a cidade foi invadida por pessoas indo-europeias, com a chegada desses povos ficou conhecido como o período homérico, que entre ele, tinham o pré homérico, arcaico e clássico. As principais cidades-estados da Grécia Antiga, eram chamadas de Esparta e Atenas mas cada um se via uma descendencia diferente como Atenas viam-se como aqueus, e os Esparta tinham conhecimentos de descendentes de Dórios que eram povos que habitavam-se na parte central da Europa, sendo assim, cada um tendo uma descendencia diferente. Com a origem dos espartanos, a sua cidade tinha que ter 2 reis, a assembleia e o conselho, e os reis tinham que ser responsáveis por tudo que acontecia na cidade-estado de Esparta, e o povo espartano eram tudo ligado a Gerra, com isso crianças com 12 anose saudaveis, ja eram treinados para ser soldados e terminavam de ser soldados com 30 anos de idade, a principal causa de todos os tempos de Esparta foi as Gerras Médicas, que nem todos os espartanos conseguiam derrotar ou deter muitos persas que tentavam invadir as cidades-estados Gregas. Outra cidade-estado grega foi Atenas que com os povos sábios, desenvolveram a ideia da democracia na Grécia que tinham seus votos para a escolha do rei, de voto direto e limitado. Entre essas duas cidades a principal coisa em comum que eles tinham eram a cultura, pois por estar localizadas perto do Mar mediterraneo, tinham a pesca e vários outros aspectos em comum. Na grécia antiga, também eram feitas ad Olimpiadas que era uma grande celebração e faziam festam para homenagear Zeus, e com isso tinha uma coisa muito importante que antas na grécia, os vencedores das competiçoes não eram premiados com dinheiro ou objetos muitos valiosos, e sim era premiados com uma coroa de louros, pois os gregos não tava nem ai pro dinheiro, e sim a glória que fazia para homenagear Zeus. E os jogos Olimpícos foi criado na cidade de olímpia, nome referente ao de Olimpíadas.

Colégio 2001
Aluno: Rhuan Victor
Jardim São Paulo
1ª Ano "A" Nº:40.

Anônimo disse...

Meu entendimento da Grécia Antiga:

A origem do povo grego é desconhecida, os primeiros habitantes foram os Pelágios. As principais cidades gregas foram Esparta e Atenas.
A cidade de Esparta foi fundada pelos invasores Dórios. A organização social de Esparta foi dividida em três: A primeira foram os Espartanos (nobres), a segunda foram os Periecos (ocupavam posição inferior), e a terceira foram os Hilotas ( servos). A economia de Esparta era de caráter militarista, a politica era de caráter oligárquico e os Espartanos odiavam estrangeiros.
A cidade de Atenas foi erguida na península da Ática. Atenas foi a mais importante das cidades gregas. A organização social de Atenas foi dividida em: Eupátridas (nobres), Demiurgos (comerciantes poderosos), Metecos (estrangeiros que estavam proibidos de adquirir terras) e Thetus (servos). Atenas é uma das mais belas e equipadas cidades daquela época. Vale lembrar que o desenvolvimento da democracia foi visível pelos atenienses, sendo classificada como direta e limitada, pois excluía mulheres, estrangeiros e escravos.
Na Grécia tinha as olímpiadas, que buscava homenagear Zeus. Os anéis olímpicos, com cores diferentes simbolizam os cinco continentes: América, Europa, Ásia, África e Oceania. Participavam dos jogos olímpicos os cidadãos das diversas cidades gregas, que decretavam tréguas para permitir a sua realização.

Colégio 2001
Jéssica Maria
Jardim São Paulo
1 ano "A" Nº: 21

Karliny Brainner disse...

Karoliny Paula Da Silva - 1º ano 'A' manhã -- Jardim São Paulo

Os 4 períodos são: Pré-homérico, homérico, arcaico e clássico. O período conhecido como elenistico da-se quando as cidades gregas são conquistados pela macedônia.

Formação do povo grego:
As primeiras pessoas a habitarem a Grécia podem ser chamadas de pelágios, logo após, grupos de arianos de origem indo-europeia começaram a viver la também, de inicio a relação era amigável, porém, com a chegada dos dórios, tudo se desordenou.
->Novo período da história onde a sociedade se baseava nos genos -> pré-homérico

Esparta
-> Fundada pelos invasores dórios no seculo 9 a.c, ás margens do rio eurotas. Parte dos aqueus que resistiram foram escravizados mais boa parte aceitou a invasão.
O governo da cidade era regido por 2 reis, um conselho e uma Assembléia.
Reis -> Comandavam a cidade nas guerras e combates
Conselho -> Os mais velhos eram consultados(eles eram respeitados por serem anciãos e possuírem, assim, mais conhecimento)
Assembléia -> Onde os dórios davam a palavra final na maioria dos assuntos.

Mudanças sociais e atividades econômicas
Propriedades coletivas dos genos foram mudadas e organizadas em "terras cívicas", que foram distribuídos aos espartiatas.
A educação dos espartanos era fortemente direcionada para fins militares, até hoje a organização em guerras em Esparta é louvada.
Hiliotas: Escravos usados principalmente para a metalurgia, onde tinhas forte atividade na produção de escudos e armas para as guerras. Os Espartanos não seriam loucos de colocar eles próprios para fazer tal trabalho já que ele acarretava machucados de alto porte e até perca de membros.

Cultura
-> Como quase tudo em Esparta girava em torno ao redor do militarismo, a cultura não seria diferente, entre eles estava: o habito de falar tudo em poucas palavras, ódio a estrangeiros e a expulsão deles dificultando a interação na cultura.

O ritual de preparação de cidadãos Espartanos era árduo, tendo até em seu meio a sobrevivência de crianças de 7 anos no meio da mata sem nenhum auxilio, esse mesmo ritual acabava aos trinta anos do homem, a partir dai ele poderia casar e ser considerado um legitimo Espartano.

ATENAS

Origem
De acordo com a lenda, Teseu venceu o minotauro no labirinto de Creta e acabou por fundar Atenas no centro de tribos africanas, Os primeiros habitantes de Atenas foram os pelágios.

Atenas sofreu diversas transformações politicas até chegar a democracia.

Arte Grega
A arte grega era baseada na perfeição das formas humanas, onde esculturas demoravam anos para ficar prontas, porém, não existiam defeitos.

Arquitetura
Os gregos por serem politeístas sentiram a necessidade de criar templos para adorar seus deuses, esses mesmos templos foram espalhados pela cidade. Não podemos esquecer também dos edifícios públicos e colunas.

As influencias gregas são fortes até hoje, como por exemplo, a politica e as olimpíadas.

Juliana Camila disse...

A civilização gega foi marcada por 4 períodos: Pré-homérico,Homérico(cujo foi embelezado pela imaginação popular, descritos por Homero nos poemas ILÌADA e ODISSÈIA.), Arcaico e clássico.
Provavelmente, os gregos pertenciam aos grupos de raça branca, que chegaram à Grécia por volta de 2000 a.c. e mesclaram-se com os primitivos.
A Grécia antiga não formava uma única nação, mas era composta por várias cidades,com o seu governo, as suas leis e os seus costumes,as Pólis(também conhecidas como cidades-estados.)

ESPARTA:
Esparta era militarista, aristocrática e conservadora, era governada por dois reis, preservava as formas do antigo sistema dos tempos homéricos, segundo as leis deixadas pelo legendário Licurgo.
Esparta Visava formar grandes guerreiros. A disciplina era severa. O aprendizado militar, começava aos sete anos e se prolongava até os dezoito, quando entravam para o exército.
ESPARTANOS: Descendentes dos antigos dórios que tinham privilégios políticos e ocupações militares.
PERIECOS: Homens livres que se dedicavam ao comércio.
HILOTAS: Escravos, usados para diversas atividades.

ATENAS:
Considerada a mais importante cidade-estado, esparta visava a formação de bons cidadãos. Aos sete anos de idade começavam a frequentar escolas terminado o serviço militar, dos 18 aos 20 anos, os jovens já eram considerados cidadãos.
A sociedade Ateniense estava dividida em:
Eupátridas: Considerados como bem- nascidos.
Demiurgos: Os comerciantes.
Metecos: Eram os estrangeiros, que não tinham privilégios políticos.
Thetas: Eram comprados para trabalhar na terra e os que se escravizavam por dívida.

Religião
A religião Grega era politeísta, os gregos imaginavam seus deuses como seres humanos, entre eles havia parentesco, casamentos, rivalidades e união.
Os gregos faziam oferendas para agradá-los, dedicavam templos.

A arquitetura
No período arcaico eram usados os estilos Dórico e Jônico. O estilo Coríntio apareceu mais tarde.

Arte
As características principais da arte grega são: humanismo, simplicidade, equilíbio, nacionalismo, ordem e moderação.

As Olimpíadas
Em homenagem aos deuses, eram realizadas competições esportivas periodicamente.
Em Olímpia, onde havia templos consagrados a Zeus e a Hera, altar, tesouros, estádios para quarenta mil pessoas e um hipódromo, eram organizadas as Olimpíadas.

Esculturas
Os primeiros escultores gregos receberam influências do Oriente Antigo. Sua escultura era variada. No início, usavam a pedra calcária e, depois o mármore e o bronze.

A Grécia antiga tem uma grande influência nos dias de hoje, assim como na Filosofia, na Matemática, nas Artes, na Medicina, no Teatro, enfim.

JULIANA CAMILA Nº 24 -
Colégio 2001 - JARDIM SÃO PAULO
1º ANO(A)

Anônimo disse...

Eu entendi com relação a grécia antiga que ela foi formada por vários povos diferentes, o primeiro deles foi os pelágios, depois vieram os arianos, entre os pelágios e os arianos a relação era harmoniosa até a chegada dos dórios que iniciaram um novo período, dividindo as grécia em varias cidades-estados. Entre essas cidades-estados as mais conhecidas são atenas e esparta. Esparta foi uma das primeiras cidades a surgir na grécia e foi fundada pelos dórios, esparta era gorvernada por 2 reis, um conselho e uma assembléia. Uma das principais características da cultura espartana era o desprezo deles pelos estrangeiros expulsandoo de seu território. Atenas foi a mais importante das cidades gregas, ela foi habitada por vários povos mas os únicos a que os atenienses consideravam como ancestrais eram os jônios. Dois principais legisladores de Atenas que contribuíram muito foram Dracon e Sólon.
A arte grega procura mostrar a beleza do ser humano.
Os templos da Grécia feito para os seus deuses é um grande exemplo da sua arquitetura.
O legado da Grécia é imenso o teatro, as olimpíadas, a filosofia, matemática e muitas outras coisas se originaram la por esse motivo a Grécia é considerada um berço cultural.

Rodrigo Soares - Nº 42 - JSP - Colégio 2001

gabrielxnet disse...

Analisando a síntese da Grécia antiga pude concluir que:
A história da Grécia antiga pode ser dividida em 4 períodos principais;tendo cada um deles suas próprias características.
Os primeiros habitantes 'oficiais' da Grécia antiga eram conhecidos como pelágios. Depois de certo tempo, a cidade foi invadida por arianos indo-europeus,que mantinham relações de paz com os pelágios,mas depois chegaram os dórios,dando inicio a um período conhecido como Homérico.
Polis, era o nome dado as cidades-estado da Grécia antiga. As principais e mais conhecidas eram Esparta e Atenas; povos que possuíam uma organização politica e social totalmente distintas:

ESPARTANOS: Descendiam dos Dórios(Organização militar mais desenvolvida).
Era governada por dois reis, preservava as formas do sistema homérico,era obcecada pela formação dos soldados perfeitos,tendo assim um 'treinamento' muito difícil de se cumprir,já que se iniciava aos sete anos quando a criança (do sexo masculino) era tirada da mãe e atirada em uma floresta na qual ele deveria sobreviver sem ajuda alguma e retornar para sua família com grande honra.
Sua escala social era dividida da seguinte forma:
ESPARTANOS:Os grandes generais militares,Soldados espartanos com mais de 18 anos,privilégios políticos.
PERIECOS: Homens livres e estrangeiros.
HILOTAS: Escravos, utilizados de vários modos.

Atenienses: Descendentes de aqueus(organização politica mais desenvolvida).Atenas se destacava por seu sistema democrático de governo,sendo seus primeiros povoadores os pelágios, Esparta queria formar bons cidadãos.Ainda muito pequenos começavam a frequentar a escola, dos 18 aos 20 anos,o serviço militar,depois desse processo já poderiam ser considerados cidadãos.
Atenas era organizada socialmente da seguinte forma:
Eupátridas: Também chamados bem- nascidos, possuíam maior prestigio e privilégios sociais
Demiurgos: Eram em sua grande maioria comerciante.
Metecos: Eram os estrangeiros, não tinham privilégio nenhum.
Thetas: Se tornavam escravos de varias formas entre elas por: Guerra e por Dívida.

Na Grécia, havia um evento muito importante:as olimpíadas, que homenageava o deus Zeus.Participavam das olimpíadas cidadãos gregos.

A religião Grega era politeísta, os gregos atribuíam aos seus deuses rostos e corpos iguais aos seres humanos.
Os gregos faziam oferendas para agradá-los,cada deus tinha seu proprio templo para a realização dos rituais.

Não é a toa que a Grécia antiga e considerada o berço da civilização ocidental,pois deixou heranças e tesouros de todos os aspectos e grande parte desses tesouros prevalecem até os dias de hoje.

Colégio 2001
Aluno: Gabriel de Oliveira Marques
Serie: 1 Ano 'A'
Nº15
Jardim São Paulo

Anônimo disse...

Aluna: Jaciana Suzy Nº 19
Colégio 2001 JSP 1º ANO(A)

A historia dos gregos eram divididas em 4 períodos: Pré Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.
Os primeiros habitantes da Grécia foram os Pelágios, depois vieram os arianos. No começo as relações eram pacíficas até os dórios chegar. Os dórios deram inicio a um novo período da historia onde a sociedade grega passou a se basear em comunidades familiares no período homérico.
A cidade de Esparta foi fundada pelos invasores dórios na região dos poloponesos. Foi uma das primeiras cidades-estados a surgir na Grécia. Parte da população que vivia na região aceitou pacificamente a invasão e foi absorvida pelos dórios, porém alguns preferiram fugir e aqueles que resistiram foram escravizados.
A cidade de Esparta era regida por um conjunto legislativo conhecido como Grande Retra que é atribuído à figura lendária de Licurgo. Segundo essa lei o governo da cidade devia ser comandado por dois reis que eram responsáveis pela cidade em tempo de guerra e pelas cerimônias que a precediam, o conselho formado pelos mais velhos e a assembleia formado por todos os cidadãos.
A pirâmide social: Primeiro os espartiatas que eram todos que fossem filhos de pai e mãe espartanos, sendo os únicos que possuíam direitos políticos. Depois os periecos que eram os habitantes das cidades de periferia e por fim os hilotas que eram os servos que pertenciam ao estado espartano, trabalhavam nos kleros (lotes de terra) , entregando metade das colheitas ao espartano e eram duramente explorados.
Cultura espartana: caracterizada pelo habito de falar em poucas palavras, aversão a estrangeiros e expulsão deles.
Na formação de soldados a vida era muito complicada porque além do afastamento da família desde os 7 anos, na adolescência eles degolavam escravos mas só com 30 anos que se tornavam soldados de fato.
Em Atenas apenas os jônios eram considerados ancestrais. As condições geográficas dificultaram a invasão de outros povos. Atenas foi fundada por Teseu segunda a lenda.
Ações dos legisladores: Dracon: permanecia o poder dos nobres. Sálon: Aboliu as leis draconianas e a escravidão. Clístenes: Permitiu que o povo participasse diretamente das atividades políticas.
A arte grega preocupa-se com o realismo. A mais notável arquitetura são os templos e a escultura buscava refletir a perfeição das formas e a beleza humana.
Houve influencia grega na medicina, no teatro, na democracia, nos jogos, olimpíadas, no conceito de ética e cidadania.
As olimpíadas eram realizadas a cada quatro anos em homenagem ao deus Zeus. Reunia atletas de diversas cidades-estados.

Anônimo disse...

Na Grécia Antiga Atenas e Esparta ficaram conhecidas como cidades-estados. Essas cidades-estados tinham diferenças entre si.
Esparta:Foi uma das primeira Pólis que surgiu na Grécia. A sociedade espartana contribuiu para que a democracia nunca fosse estabelecida naquela cidade-estado. Esparta era um governo de poucos e seu sistema econômico era voltado para o militarismo. Esparta se classifica-se em três grupos:espartanos(nobres de nascimento e politicamente privilegiado, os periecos(os que ocupavam posição inferior, tendo sua liberdade limitada), e os hilotas(os servos). A sociedade Esparta era voltada para o militarismo.
Atenas: Foi uma cidade que evoluiu para uma democracia e era voltada para a educação. Sua democracia era direta e limitada, direta porque as pessoas participavam de uma assembléia militar e limitada pois só os homens maiores de 18 anos e nascidos em Atenas que poderiam votar. A diferença da democracia grega para os dias atuais, hoje ela é indireta e ampla, ou seja, nos escolhemos em quem queremos votar e ampla porque as mulheres tem o direito de participar.
Na arquitetura as colunas eram feitas com pedras que marcaram a arquitetura grega. Nas colunas tinham dois estilos: o dórico(que é o mais simples e o mais pesado) e o jônico(mais suave). Mais tarde surgiu o estilo corinto, onde era mais ornamentado, refinado.
Na Grécia antiga tinha olimpíadas, através dela eram feitos os festivais onde tinha como objetivo homenagear seu deus chamado de Zeus. Nesses festivais as mulheres e escravos eram excluídos, não tinham o direito de ir.

Aluna: Anne Mirelle
Série: 1 ano "A" - Manhã
Unidade: Jardim São Paulo

Anônimo disse...

Os primeiros habitantes eram considerados helenos, pois tinham grande adoração e pertencimento a Helade.São 4 os períodos que divide a historia dos gregos antigos: Pré Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico. Sua região é divida em uma colcha de retalhos, pois era um conjunto de cidades-estados espalhadas por uma vasta região as margens do Mar Mediterrâneo. Seus primeiros habitantes eram os plasgos ou pelágios. A Esparta era consideradas uma ds cidades-estados que possuía o regime militarista que estava bastante presente na vida dos espartanos, já os atenienses estavam mais ligados ao sistema democrático. Esparta foi uma das primeiras cidades(polis) a ser criada na Grécia á margem do rio eurotas, devido a educação militarista bastante rígida, muitos tentavam fugir mas foram transformados em escravos. Atenas foi uma das mais importantes cidades da Grécia, devido a sua condições geográficas a cidade foi protegida da invasão de outros povos.Os primeiros filósofos vinheram da Grécia, um dos exemplos são Sócrates, Platão , Tales de Mileto, etc . Os gregos eram considerados politeístas, pois acreditavam que os deuses tinha formas humanas. Na sua arquitetura, eles possuíam 2 tipos de coluna :Dórico:(mais pesado) , e Jônico(mais leve). Zeus era considerado o deus das Olimpíadas pois era o deus do olimpo.

Colégio 2001
Aluno: Wilka Maria de Melo Damazio
Serie: 1 Ano 'A'
Nº48
Jardim São Paulo