terça-feira, 21 de agosto de 2012

Brasil Império : O segundo Reinado


  • O segundo Reinado                                     

  Como você pode analisar na nossa ultima postagem relacionada ao período Regencial , a declaração da maioridade de d. Pedro de Alcântara três anos antes do previsto foi um golpe bem dado pelos liberais , oposicionistas da Regência de Araujo Lima . Sabe-se que o imperador deu apoio tácito á campanha liberal, diante da qual o governo conservador não teve como reagir, desgastado pelos movimentos revolucionários em todo o país . Declarada a maioridade em 23 de julho de 1840 , o jovem de 15 anos seria sagrado imperador no mesmo dia, com o título de d. Pedro II. Seu governo duraria 49 anos. Seria o último imperador do Brasil e o dirigente que mais tempo permaneceu no comando do país. 

  Em linhas gerais, pode-se dividir o segundo reinado em 2 momentos fundamentais : 

  • 1840-1870 - Marcado inicialmente por lutas civis e pela pacificação interna , foi um período de consolidação do Estado nacional e de relativa prosperidade econômica. Termina com o fim da Guerra do Paraguai. 
  • 1870-1889 - Momento de declínio no qual se fizeram sentir as consequências da guerra do Paraguai. Sofreu os abalos das campanhas abolicionista e republicana.  
  Daremos ênfase nesta postagem ao 1ª período sendo o segundo analisado a partir das questões Religiosa, Abolucionista e Militar por intermédio de um (vídeo aula músical) em vídeo com respectiva letra e explicação 

      Liberais e conservadores se alteram no poder 
SÁTIRA DEMONSTRANDO O IMPERADOR CONTROLANDO A ALTERNÂNCIA DE PODERES ENTRE LIBERAIS E CONSERVADORES ( Charge de Faria na revista o Melquetrefe)


  A administração no 2ª reinado organizou-se segundo os moldes do primeiro, com a volta do poder moderador e do conselho do Estado , abolido pelo Ato adicional de 1834. Investindo no poder , o jovem imperador montou seu ministério durou apenas 8 meses , pois não conseguiu pacificar as províncias e foi responsável por grandes escândalos, como as eleições do cacete . Realizadas ainda em 1840, as eleições do cacete receberam este nome porque os liberais organizaram grupos de arruaceiros para dissolver a cacetadas a reunião do conservadores , que também agiam da mesma forma sempre que estavam no poder. Além da intimidação física , os governistas lançaram mão de diversos tipos de fraude  , como urnas trocadas e resultados alterados . O escândalo provocado por esse procedimento foi tão grande que d.Pedro demitiu o gabinete e dissolveu a Câmara, convocando novas eleições , em Março de 1841 , tomou posse um ministério conservador . A reação dos liberais foi promover pequenas , rebeliôes armadas em 1842 , logo debeladas nas províncias de São Paulo e Minas. A partir de 1844 , sucederam-se vários governos liberais . em 1848 , os conservadores voltavam ao poder com um ministério chefiado por Araújo Lima , que fora titular da regências Una . A alternância entre conservadores e liberais no governo seria uma das grandes caracteristicas do 2ª Reinado . Até 1847 , o imperador - chefe do poder executivo - nomeava diretamente o ministério . Naquele ano um decreto do governo criou o cargo de presidente do conselho de Ministros. O Imperador passou então a nomear apenas o presidente do Conselho que por sua vez escolhia os demais ministros. Esse mecanismo levou alguns historiadores a comparar nosso modelo político ao parlamentarismo inglês com a expressão parlamentarismo ao avesso   Como as práticas politicas de reversamento entre os partidos não geravam mudanças era comum se ouvir a expressão " Não há mais nada conservador do que um liberal no poder " 
                         OBSERVE COMO O MESMO FUNCIONAVA : 





A Revolução Praieira 

    Por volta de 1845 , todas as rebeliões provinciais haviam sido sufocadas. Em Pernambuco, porém , continuavam a fermentar os ideais revolucionários. Por essa época , o descontentamento havia se generalizado entre as camadas média e baixa da população . O alvo dessa insatisfação era a dominação das famílias oligárquicas de Pernambuco , que monopolizavam o poder e a propriedade das terras , e o controle do comércio , exercido pelos portugueses. Sediado na rua da Praia ( Daí o nome do movimento), em Recife , o jornal Diário Novo , de tendência liberal era o foco do descontentamento.    Em torno dele organizaram-se as correntes de oposição a situação dominante . Os praieiros defendiam um programa avançado : voto livre  universal ; liberdade de imprensa ; extinção do poder moderador ; garantia de trabalho ; nacionalização do comércio ; que estava nas mãos de portugueses ; reformas econômicas e sociais. 
  Em outubro de 1847, foi nomeado para a presidência da província um político conservador de Minas Gerais, com a missão de sufocar as manifestações de descontentamento . Indignados com a medida , os praieiros tomaram as armas em Olinda em 7 de novembro . Rapidamente , a rebelião se estendeu para o interior ,mobilizando boiadeiros . pequenos arrendatários , negros e mulatos, sob a liderança d ePedro Ivo . Em fevereiro de 1849 os rebeldes entraram em Recife , mas foram repelidos pelas tropas imperiais . Dois meses, mais tarde, sem obter ajuda de outras províncias , Pedro Ivo depôs as armas e a rebelião chegou ao fim . em 1851 , o governo anistiou os lideres revolucionários presos . 

Uma nova riqueza : o café 
    No âmbito das atividades produtivas , verificaram-se importantes mudanças durante o segundo Reinado . Uma delas foi o deslocamento da primazia econômica das velhas regiões agrícolas do Nordeste para o Centro- Sul . Outra foi a decadência das lavouras tradicionais (cana,algodão,fumo) , paralelamente ao desenvolvimento do café , que até o período regencial tivera pouca importância . 

   As lavouras tradicionais enfrentavam condições internacionais desfavoráveis . Em 1850 , por imposição da Inglaterra , ocorreu a proibição definitiva do tráfico legal de escravos . O preço do escravo aumentou em mais de 100 % , já em decadência os Senhores de engenho do nordeste passaram a "exportar" escravos para as fazendas de café , principalmente do Vale do Paraíba. 

   Mesmo para os ricos fazendeiros de café , os preços dos escravos tornaram-se excessivamente altos ; sem contar o fato de que a rebeldia dos cativos aumentava aos serem separados de seus familiares e amigos com a venda para províncias distantes . A necessidade de intensificar o controle fazia o custo dessa mão de obra aumentar . A situação encontrada pelos cafeicultores do Oeste Paulista foi a promoção da imigração de trabalhadores assalariados de origem europeia. 

A marcha dos cafezais 


       Introduzido no Brasil em 1727, o café só ganhou importância definitiva um século depois. A independência dos Estados Unidos , em 1776 , contribuiu para a sua expansão, já que os norte- americanos tornaram-se grandes consumidores do produto . No século XIX, a exportação do café cresceria sem parar. Entre 1821 e 1830 , foram exportadas pouco mais de 3 mil sacas de 60 quilos . Na década de 1880 , essa cifra ultrapassaria o número de 51 mil sacas . 
        A cafeicultura exige chuvas regulares e solo especial . Após o plantio , o pé de café leva de 4 a 5 anos para produzir , o que pressupõe empatar por longo tempo grande soma de capital sem retorno imediato . No sudeste do País existiam condições climáticas e de capital favoráveis  por isso as lavouras de café avançavam nessa região . 

O   café lidera a economia 

  Durante o segundo Reinado , o café manteve a posição alcançada na regência de mais importante produto de exportação . Na receita das vendas externas brasileiras, entre 1840 e 1890, enquanto caia a participação do açúcar (26,7% para 9,9%) e do algodão (7,5% para 4,2%) a do café subia de (41,4% para 61,5%) A partir de 1860 , os tradicionais déficts na balança comercial deram lugar a superávits . em Certas camadas  sociais e regiões melhorou o padrão de vida e a economia , sofreu um novo impulso , com o surgimento de ´fabricas e de novos meios de transporte . Além do aumento da produção cafeeira tivemos a mudança da politica alfandegária (Tarifa Alves Branco) e abolição da escravidão que gerou possibilidade para investimentos em outras áreas de produção .


O Brasil sob a dependência da Inglaterra 

    Paralelamente á expansão do café , verificou-se o aumento das aplicações de capitais ingleses na economia brasileira . Apesar de ampliar a dependência externa , os novos investimento possibilitaram :
  • A construção de ferrovias e estradas ; 
  • O aparelhamento dos portos ;
  • O equilíbrio das finanças externas , sem que fossem sacrificadas as importações  
  
   A construção de estradas de ferro e outras obras de infra-estrutura no país ocorreram enquanto foram favoráveis as perspectivas de lucros ao capital internacional . Os investimentos eram direcionados aos setores mais lucrativos , como as ferrovias e o comércio de exportação . Em 1840 , 50 % das exportações de açúcar e café eram realizadas por firmas inglesas . Serviços urbanos , como a rede de esgotos e de abastecimento de água do Rio de Janeiro , atraíram igualmente investimentos diretos de empresas de capital estrangeiro , sobretudo britânico . 
     A maior parte do capital externo , contudo, chegava aqui sob a forma de empréstimos . Assim , de 1852 até o fim do império , o Brasil levantou na Inglaterra onze empréstimos públicos , no valor global de 60 milhões de libras , grande parte usada para pagar dívidas antigas . 

   
 A Questão Christie
 Na primeira metade do século XIX , a Inglaterra passou a pressionar os países escravistas para que abolissem a escravidão . Por volta de 1860 , o embaixador britânico , Willian Christie , denunciou o desrespeito a uma lei de 1831 que declarava livres todos os negros chegados ao Brasil daquele ano. A denuncia provocou mal-estar nas elites brasileiras . Para agravar a situação , 3 oficiais da marinha inglesa foram presos por um soldado no rio de Janeiro , por promoverem desordens . Em represália , barcos , britânicos apreenderam navios brasileiros na Bahia de Guanabara . A reação do imperador foi o rompimento de relações diplomáticas com a Inglaterra , fato que perduraria até 1865
                                                                
                                             A Guerra do Paraguai 
                                      


                                             A CRISE DO IMPÉRIO 


1870-1889 - Momento de declínio no qual se fizeram sentir as consequências da guerra do Paraguai. Sofreu os abalos das campanhas abolicionista e republicana.  


A Crise do Império - PERCEBA QUE AS PARTES 2 , 3 E 4 REFEREM-SE RESPECTIVAMENTE A QUESTÃO LATIFUNDIÁRIA , A QUESTÃO RELIGIOSA E A QUESTÃO MILITAR
Letra:

Parte 1:
O Poder imperial,
não poderia mais se equilibrar
e aos poucos o seu apoio
iria o abandonar.

Coro:
É, é assim
que na história do império
a gente escreve o fim ( Bis/ 2x )

Parte 2:
Latifundiários da abolição
não queria nem ouvir falar
é por isso que gradativa
a abolição ira se concretizar

Coro:
É, é assim
que na história do império
a gente escreve o fim ( Bis/ 2x )

Parte 3:
Padre maçom para o clero concerteza
não era nada bom,
então o império "IRIA DESENTOAR
NESTA CANÇÃO"

Coro:
É, é assim
que na história do império
a gente escreve o fim ( Bis/ 2x )

Parte 4:
O Exército chegaria,
para aproveitando da crise,
iria então questionar
como a República inicar....
.... O RECONHECIMENTO DA GUERRA
DO PARAGUAI IRIA COBRAR ....

Coro:
É, é assim
que na história do império
a gente escreve o fim ( Bis/ 2x )


LINK RELACIONANDO EXPLICAÇÃO DA CRISE DO IMPÉRIO E A ORIGEM DA REPÚBLICA 




Nenhum comentário: