sábado, 18 de agosto de 2012

Brasil Império Período Regencial

PERÍODO REGENCIAL 
UM PERÍODO CONTURBADO 
   O  período da história brasileira iniciado em 1831 caracterizou-se por 2 aspectos principais : As rebeliões nas províncias , que quase levaram á quebra da unidade nacional ; e a efervescência política , da qual surgiriam os primeiros ensaios de organização partidária no decorrer do Segundo reinado .      Herdeiro    do trono aos 5 anos de idade , Dom Pedro de alcântara só poderia assumir o governo ao completar 18 anos, como mandava a lei . Até lá , o poder seria exercido por um conselho de 3 regentes eleitos pela Câmara dos Deputados. 

As Regências 
   À época em que dom Pedro abdicou, , assembléia Geral ( Câmara e Senado) estava em recesso . Ficou decidido então que , enquanto este durasse , assumiria o poder um conselho de transição ; Seria a regência Trina provisória . Uma vez empossada , ela expulsou os estrangeiros do exército , anistiou os acusados de crimes políticos e reintegrou o ministério de 20 de março , cuja demissão havia provocado  A queda de d. pedro I . Visava com isso satisfazer os descontentes e acalmar o país. 
     Terminado o recesso , o parlamento elegeu , em 17 de junho de 1831 , a regência trina permanente , mas decidiu que ela não poderia exercer o poder moderador nem dissolver a Câmara . Ao formar o ministério , o novo governo escolheu para a pasta da justiça o padre Diogo Antônio Feijó. A esta altura , a corrente liberal estava dividida em 2 facções ; a dos liberais moderados e a dos liberais exaltados , ou farroupilhas . Liberal moderado (ou progressista) , Feijó era partidário de uma reforma na constituição . No início reprimiu duramente os liberais exaltados . Depois voltou-se contra os conservadores ou restauradores também classificados como regressistas . Em meados de 1832, afastou-se do governo. 

    As facções políticas 
    Na ausência de partidos , três grupos lutavam para conquistar a influência nos centros políticos de decisão :    Restauradores ou caramurus - Os liberais moderados ou chimangos além dos liberais exaltados 
O ato adicional 
Em 12 de agosto de 1834 , a câmara dos Deputados aprovou o Ato adicional , um conjunto de mudanças que reformava a Constituição  . Entre as medidas de Ato , constava :  

  •   a criação das Assembléias Legislativas provinciais , com competência para legislar sobre assuntos de interesses de províncias e municípios ;
  • o estabelecimento da Regência Una , determinando a eleição do regente por voto popular para 4 anos de mandato 
  • A extinção do conselho de Estado , cujos membros vinham da época de dom Pedro I .  
    Para alguns historiadores, a eleição para regente significou breve experiência republicana ainda em pleno Brasil monárquico . A primeira eleição para a regência Una realizou-se em 7 de abril de 1835 . O vencedor foi o Padre Feijó que recebeu 2.826 votos . O ato adicional apresentou um compromisso entre conservadores , exaltados e moderados . Os conservadores ,entretanto , não ficaram satisfeitos , pois os mais favorecidos pelo ato foram os moderados . em colisão com os primeiros , Feijó deixou o poder em setembro de 1837 . A regência foi então assumida pelo conservador Araujo Lima , em cujo governo entrou em vigor a lei interpretativa do Ato adicional , em Maio de 1840 . 
   A nova lei representava um retrocesso em muitos aspectos , maracdo o retorno a uma política centralizadora . De fato , ela restringiu os poderes das Assembléias Legislativas e colocou a Polícia judiciária sob o controle do poder Executivo Central . Os liberais dariam o troco em julho de 1840 , quando conseguiram antecipar a maioridade de do jovem Pedro de 18 para 15 anos de idade . A manobra , que ficou conhecida como golpe da maioridade , levou a queda dos conservadores e á volta ap poder dos liberais moderados . Nesse momento . país atravessava turbulências com revoltas separatistas em várias provincias que o governo não conseguia controlar 

  

  •  Abaixo revisão de tópicos anteriores + Revoltas provincíais em uma vídeo-aula com animação tornando sua revisão e aprofundamento dinâmico    :

Para aqueles que curtiram as aulas do teatro mamulengo abaixo link com uma maior diversidade de assuntos complementares ao tema proposto :



                     A economia do Período Regencial 
    Durante o período Regencial , o comércio exterior brasileiro foi quase o tempo todo deficitário . O Brasil importava mais do que exportava e , por isso , estava sempre devendo a credores internacionais .   Essa situação começou já no 1ª Reinado e se prolongou até 1860 . Para pagar as dívidas , o país ia transferindo o problema para o futuro . Novos pagamentos eram acrescidos a título de juros e amortizações de dívida externa . O resultado foi o contínuo aumento do desequilíbrio nas contas com o exterior . Os principais artigos brasileiros de exportação na época eram : 
  • Açucar - Em declínio devido a concorrência com as Antilhas e do açucar de beterraba europeu ;
  • Café - Se tornou o produto de maior expressão de exportação a partir do período regencial ;
  • Algodão - enfrentava a concorrência norte- americana ;
  • fumo, cacau, arroz e couro - tinham pouca expressão e sofriam a concorrência norte - americana (arroz) e platina ( couro)












Nenhum comentário: