segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Brasil - República primeiros anos

   Até hoje pairam dúvidas sobre as intenções do Marechal Deodoro da Fonseca ao ocupar o Ministério da Guerra . Grande amigo do imperador , pretendia ele acabar com a monarquia , ou apenas forçar a mudança do ministério ? Seja qual for a resposta , o fato é que, no dia seguinte, o Diário Oficial publicava o texto da proclamação da República e a composição do Governo provisório , com Deodoro da Fonseca no cargo de presidente. A República era então fato consumado. 
  Faltou a proclamação, é verdade , a participação popular Aristides Lobo, ministro do Governo Provisório, chegou a dizer que " o povo assistiu bestializado " ao movimento de tropas que colocou  fim á monarquia. Salvo pequenos incidentes , não houve reações importantes ao acontecimento nem grandes manifestações populares de apoio . O movimento de 15 de novembro foi resultado, principalmente, da iniciativa de uma nova elite interessada em chegar ao poder por meio do novo regime. O exército serviu apenas como força capaz de concretizar o objetivo. 
MARECHAL DEODORO 


O governo Provisório 

Presidido por Deodoro , o Governo Provisório suspendeu a constituição de 1824 e passou a governar por meio de decretos-leis (ato legislativo do poder executivo). No dia 16 ,  foi banida a família imperial , que deixou o país na madrugada do dia seguinte. 
  • EM RESUMO AS PRIMEIRAS MEDIDAS TOMADAS PELO GOVERNO PROVISÓRIO FORAM : 
  • estabeleceu a República federativa como regime político sob a denominação dos Estados unidos do Brasil ;
  • as províncias passaram a se chamar estados ;
  • as Assembléias Provinciais e as Câmaras foram dissolvidas;
  • nomeados novos governantes para estados e municípios;
  • criação da bandeira republicana com o lema positivista Ordem e Progresso;
  • concessão de cidadania brasileira aos estrangeiros aqui residentes( ato que ficou conhecido como a grande naturalização );
  • convocação de uma Assembléia Constituinte;
  • separação entre a igreja e o estado , instituição do casamento civil e secularização dos cemitérios 
  • reforma do código penal 
     Embora unidos na luta contra a monarquia os republicanos estavam divididos em relação a forma que deveria adotar o novo regime . Muitos civis queriam a convocação imediata de uma Assembléia Constituinte e a formação de um governo descentralizado e controlado pelo poder Legislativo . Já os militares positivistas     desprezavam as eleições e propunham a formação de uma ditadura republicana .
     A instabilidade política dos primeiros levou Deodoro a convocar a Constituinte em junho de 1890. Realizadas as eleições, a Assembléia Constituinte deu inicio aos seus trabalhos do dia 15 de novembro .

A constituição de 1891 

  A primeira constituição da República ( a segunda do Brasil ) foi promulgada em 24 de fevereiro de 1891. Inspirada na Carta Constitucional norte- americana, instituía a Republica Federativa como sistema institucional, o presidencialismo como forma de governo e o regime representativo, que permitia á população exercer o poder indiretamente, por meio  de representantes escolhidos em eleições diretas. 
   O presidente da República seria eleito por voto direto para um mandato de 4 anos . Eleitores do sexo masculino, alfabetizados e maiores de 21 anos. A exigência de alfabetização excluía da vida política a maior parte da população , já que nesse período poucos sabiam grafar seu próprio nome. Ainda segundo a Constituição o primeiro presidente deveria ser indicado pela Assembléia. Foram escolhidos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto para os cargos de presidente e vice-presidente da República. 
   Seguindo o princípio federativo , a nova constituição delegava maior autonomia aos estados. Entre as novas atribuições, as unidades da federação ganhavam poderes para elaborar a própria Carta Constitucional , eleger seus governantes e estabelecer impostos sobre suas exportações. O governo central só poderia intervir nos estados para manter a ordem , a forma republicana de governo, fazer cumprir as leis ou enfrentar invasão estrangeira. 
   O poder do Estado ficou distribuído entre as três instituições clássicas da democracia representativa :
  • Executivo , exercido pelo presidente da República nos estados , a titular do poder era também chamado de presidente ;
  • Legislativo , Exercido pelo congresso Nacional, formado  por 2 casas, o Senado e a Câmara dos deputados , com titulares eleitos por voto direto ; no plano estadual , o legislativo estaria a cargo das Assembleias Legislativas ;
  • Judiciário , cujo principal órgão era o Supremo Tribunal Federal , secundado por juízes e tribunais federais nas diferentes regiões brasileiras; nos estados , tal poder seria exercido pelos tribunais e juízes estaduais .
  A República dos Marechais 

      Deodoro enfrentou dificuldades desde o momento em que assumiu o Governo Provisório . Para comandar a política econômica foi nomeado Rui Barbosa, que procurou incentivar a industrialização no país . Para isso , adotou medidas que aumentaram a emissão de papel moeda e facilitaram o crédito ás empresas . Conhecido como encilhamento , essa política provocou inflação galopante e instabilidade no mercado financeiro . 
          Em 1891 , o pais estava no auge da crise financeira. Era grande a especulação na Bolsa de Valores em consequência das facilidades de crédito , da liberdade dos bancos e das emissões exageradas da moeda. A situação provocou a desvalorização da moeda nacional em relação á libra esterlina e a falência de inúmeras empresas , trazendo a perda de grandes capitais e até mesmo das pequenas economias investidas nessas empresas.  Enquanto isso acreditava-se as disputas políticas entre civis e militares positivistas . Deodoro , acusado de autoritarismo entrou em rota de colisão com o poder legislativo . Em agosto de 1891, o Congresso começou a discutir projeto de lei que diminuía os poderes do presidente ,inconformado , Deodoro dissolveu o Congresso e decretou estado de sítio a 3 de Novembro . 
        A Reação dos oposicionistas não demorou muito . Em 22 de Novembro , os ferroviários da Central do Brasil desencadearam movimento grevista no Rio de Janeiro. O líder era o deputado José Augusto Vinhaes , militar ligado ao vice presidente Floriano Peixoto , que apoiava veladamente a oposição . 
        No dia seguinte . O almirante Custódio de Melo colocava-se a frente da tripulação de vários navios encorados na Baía de Guanabara , declarando-se em rebelião contra o governo desgastado , Deodoro acaba por renunciar . Floriano Assumiu então a presidência.
A presidência de Floriano Peixoto ( 1891 -1894)
    No governo , Floriano premiou Custódio de Melo com o ministério da Marinha e reabriu o Congresso .    Ao mesmo tempo , colocou políticos paulistas em altos postos . Com o apoio do Partido Republicano Paulista e da população carioca , governou de forma autoritária e atraiu contra si setores políticos e militares.   Para completar promoveu a deposição dos presidentes de estados que haviam apoiado Deodoro . Para o lugar deles nomeou homens de sua confiança . 
  Em Fevereiro de 1893 , eclodiu no Rio Grande do Sul a Revolução Federalista , liderados por ex- monarquista , Gaspar Silveira Martins , os rebeldes exigiam o afastamento do governador Júlio de Castilhos e a instituição do regime parlamentarista no país . A ultima exigência atingia diretamente o governo de Floriano . Meses depois , em setembro de 1893 , o almirante Custódio de Melo , que havia se afastado do governo por se considerar injustiçado , encabeçou mais uma rebelião a Revolta da Armada . Os dois movimentos foram duramente reprimidos . Não faltavam fuzilamentos e atos de atrocidade.
    A Revolta da Armada terminou em abril de 1894 , mas a Revolução Federalista se prologaria até agosto de 1895 , quando já  sob a presidência de Prudente de Morais , um acordo colocaria fim ao conflito .


FLORIANISTAS E JACOBINOS 
    No momento em que esmagou a revolta da armada Floriano Peixoto ,estava no auge de sua popularidade . Visto por muitos como o consolidador da Republica , era chamado de Marechal de Ferro . Em torno dele se criou uma corrente política que ficou conhecida como jacobinismo florianista . Na França o jacobinismo havia correspondido a ála mais radical da Revolução Francesa . Aqui ele reunia  grupos de militares de formação positivista , funcionários públicos que dependiam do governo para subir na hierarquia do Estado, pessoas das camadas médias descontentes com o governo de Deodoro e setores pobres da população que viam no Marechal uma esperança de melhoria nas condições de vida . 
   A ideologia desses grupos era uma espécie de nacionalismo violentamente antilusitano e a crença que Floriano era o salvador da República .  Os principais veículos de divulgação dos florianistas jacobinos eram os jornais cariocas O Nacional e o Jacobino

Nenhum comentário: