terça-feira, 8 de março de 2011

E O QUE SERIA A LIBERDADE ? UMA SIMPLES BUSCA ? OU REFLEXO DE EVOLUCIONISMO ? OU SERÁ QUE A MESMA É UM SIMPLES FRUTO DO MUNDO IDEAL ?( COMENTEM)

IDEALISTAS CONCEBEM A LIBERDADE COMO UM FRUTO DE NOSSA EVOLUÇÃO NO MUNDO DAS IDÉIAS, CONCEBIDO COMO A LUZ POR PLATÃO , MAS SERIA MESMO POSSÍVEL INDENTIFICAR A MESMA EM SEU ESTADO PLENO ?
BEM EM UMA CONCEPÇÃO RELIGIOSA A RESPOSTA SERIA SÍM EM SEUS VARIÁVEIS CONCEITOS DE ACORDO COM A RELIGIÃO QUE TRATASSE DO TEMA ........
A IMAGEM CHAMA ATENÇÃO PORQUE EMBORA EXPRESSE EM SEU FINAL UM COMPORTAMENTO QUE EXPRESSA LIBERDADE SEUS CARACTERES EXPRESSAM UMA PRISÃO AOS VALORES ESTÉTICOS DO CAPITALISMO QUE REPOSICIONA O PERFIL INICIAL DA EVOLUÇÃO !!!
OU SEJA CUIDADO COM SEU CONCEITO DE LIBERDADE ELE PODE SER RESPONSÁVEL PELA SUA REGRESSÃO EVOLUTIVA !!
EXPRESSEM SUAS OPINIÕES ENTRE OS COMENTÁRIOS TODOS SÃO BEM VINDOS !!!!!!




18 comentários:

Raquel Xavier disse...

A ideia de liberdade é realmente um tema a ser discutido. Socialmente falando..a palavra Liberdade, carrega um estigma de descompromisso com qualquer coisa, além de si.Isso faz com que o individualismo observado nessa sociaedade capitalista, que a cada dia fica mais forte e visivél, chegue a nossas casa..gerando assim, uma "liberdade" distorcida, até mesmo para aquela criança de três anos que faz uso do computador, esquecendo-se de ampliar sua vida social.
Com pouca interação com seus familiares, quando cresce não permite que nada se intrometa em sua vida, busca uma independência e uma lioberdade não existente, pois os pais podem não serem de grande influência, mas a mídia e os amigos, barram a tão esperanda liberdade, já que a opinião deles passa a ser a estimada pelo individuo.

Hugo Ponce de Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karen Lima disse...

Quem você é ? o que você quer ser ? será que essas respostas falam muito sobre a sua ''liberdade '' .
Nesse mundo atual nossa liberdade está no cosumismo , pois nossa beleza atualmente e mais importante do qualquer outra coisa .
Como em uma musica de Nação zumbi fala:

Como pode a propaganda ser a alma do negócio
Se esse negócio que engana não tem alma
Vendam, comprem
Você é a alma do negócio (8)

Nós somos a alma do negocio , eles jogam todo dia na nossa cara o que é 'bom' é 'necessario' para gente mais na verdade não é tão importante assim e nos compramos para tentar sentir a verdadeira liberdade que na verdade não é .

Há pessoas ja tão acustumadas que gastam todo seu salario para satisfazer seus bens em vez de gastar em coisas que seram necessarias para eles não so no presente mais também o futuro . ou não somos nós a geração futura ?

Hugo Ponce de Moura disse...

Liberdade é lógico que devemos discutir em geral.
Liberdade é algo que nós temos que expressar da forma que queremos, mais que nem sempre podemos.
Liberdade tem suas conseqüências boas ou ruins, mais que possui regras e estamos presos a ela por isso...
A liberdade não se restringe a um só modo, mais como a todos que podemos, expressar, sentir, mostrar, querer, entre outros.
A nossa sociedade tem muitas conseqüências de uma liberdade tardia.
Durante período de colonização, a liberdade era restrita ao poder. Poder cujo este, só estava na mão dos mais autos: Governo.
Será que a liberdade ainda que tardia de nós traz como reflexo nossa evolução, evolução do Brasil de hoje?
Não somos livres pra expressar tudo que queremos, por essas regras.
Não podemos ser livre pra escolher o futuro, ou que vamos sentir num machucado.
Mais podemos, e devemos lutar por ela quando podemos e temos que realiza-lá, fato este que trouxe as revoltas do países passados, e de hoje mesmo em vários aspectos.
Temos que ser "temperante" ... Sabe controlar tudo que nós desejamos, como a liberdade.
Será que lutar pela liberdade em meio constante ameaça, nós trará mesmo uma liberdade ou um futuro infame?
Podemos evoluir e regredir de acordo com a nossa liberdade.
Podemos buscar nossa liberdade de forma, formal, o que chamamos de a evoluir no espaço que temos sobre ela.
Os Livres as aumentas ou as diminuem?
Uma pessoa livre pode aumentar sem conhecimento expandindo-o, e também pode regredi-lá, quando a arriscando em momentos não necessários e acabamos perdendo ela.
Os Não livres as conquistam ou morrem sem ter?
Uma pessoa não livre, pode conquistá-lá de forma necessária, e pode não tê-lá de forma que não luta quando deveria lutar, ou a busca muito tarde, quando o sentido não tem mais sentido.
Seu conceito pela busca pela liberdade, pode respectivamente, acabar com sua evolução, uma busca tardia, ou uma luta desnecessária.
Evolui-lá usando um raciocínio, ou seu ato de REFLETIR e PENSAR, sobre tudo, pode trazer isso de forma, como escrevemos sobre liberdade hoje.
A evolução humana se deu, a parir de Deus.
O Ser humano foi criado, para evoluir, e com sua CAPACIDADE CEREBRAL, pode evoluir a um nível indispensável, que nós nunca imaginamos, e ainda irá mais longe, num futuro próximo ao de nós hoje.
O conceito errado sobre "liberdade" pode trazer futuras conseqüências erradas para você, o que traz sua regressão, observando-a de forma como um todo.
Todas as revoltas trouxeram sim, uma boa liberdade para alguns países que estão, onde estão hoje.
Mais será que sempre, essa liberdade, trouxe para nós o que nós achamos mesmo, ser liberdade, e que usamos isso hoje ?
Será que o conceito de liberdade trouxe as negatividades a quem não merece?
Talvez, a liberdade que temos hoje, não seja uma liberdade completa, ou talvez sim, ela esteja completa, ou ainda buscando ser completa.
A liberdade foi DADA AO SER HUMANO, pra ele estar onde ele está hoje, o futuro sobre a liberdade que os acompanha é um reflexo do conceitos e efeitos deles, em relação a LIBERDADE.
LIBERDADE é presente aonde não estamos presente.
LIBERDADE é presente estamos presentes.
LIBERDADE é algo que não podemos sentir, ou ver, e sim expressar, mais sempre com TEMPERANÇA, para não ser cedo ou tarde de mais.

Hugo Ponce de Moura disse...

Correção de erros: A partir de Deus*
LIBERDADE é presente aonde estamos presente.

Hugo Ponce de Moura disse...

Pai, tá ai o que eu até agora conseguir evoluir em relação ao meu conceito de liberdade.
ESPERO QUE GOSTE!!! Abraços, Hugo.

Professor : Josueldo Cunha disse...

Blz filhão!!!!! Papai está orgulhoso!!!

Gabriela Gondim disse...

professor sou Gabi do 8 ano eu acho que seu pedido vai demora porque o assunto me empolgou tanto que já estou na segunda pagina do microsoft e ainda não terminei.beijos gabi.

Unknown disse...

bom nós entendemos que temos liberdade para fazer o que queremos mas nem sempre o que podemos e o que queremos esta certo pois estamos presos a tradições ex: como a representação de um ovo que antes de nascer já estava preso na gaiola!

Alunos:Denner,G.Alan,G.Felipe,G.Hans,Luiz e Paulo 8(ANO C)

Professor : Josueldo Cunha disse...

Legal propor uma discurção em grupo para que vocês possam aprofundar este conceito !!!!
ok !!!!

GABRIEL disse...

O homem apesar de achar que o processo evolutivo o tornaria livre se viu dentro de um sistema social repleto de regras que o tornou escravo de si e da ordem, vivenciando um conflito entre o ser e o estar que sufocou o próprio desejo. Todo o processo alienatório implantado pelo feudo, pelo capitalismo e pela burguesia criado pelos que mandam faz o homem submete-se a situações conflitantes para ter que ser aceito em sociedade (como ter que andar na moda e consumir produtos). É uma pena que desperdicemos os nossos sonhos, desejos e ideais em prol de uma humanidade que exclui, aprisiona e discrimina cada vez mais nos fazendo perder a nossa própria identidade.(Gabriel Nascimento) 8 ano c tarde

GABRIEL disse...

(o homem e suas evolução sobre a sua experiência no mundo)

Anônimo disse...

As escolhas nem sempre são fáceis e simples. Escolher é decidir por uma alternativa e rejeita à outra ou às outras.
Não existe liberdade zero ou nula. Por mais presa que se ache uma pessoa, sempre lhe sobra algum poder de escolha. Também não há liberdade infinita, ninguém pode escolher tudo.
Na condição humana somos limitados, determinados. A liberdade não é dada, mais sim conquistada. Muitos se questionam “como posso ter liberdade se cada vez que me livro de uma coisa estou preso á outra?”. Para quem que ser livre primeiro devem pensar pois a liberdade tem suas escolhas e suas consequência. Depois que você consegui a liberdade você pensa “o que eu vou fazer agora?” os escravos não pensaram quando tiveram sua liberdade ficaram sem dinheiro, sem casa e sem trabalho muitos morreram de fome outros conseguiram emprego mais o “salario” era um miséria eles não pensaram nas consequências quando estavam presos aos patrões só pensavam em liberdade, liberdade e acabaram mortos.
Liberdade tem sim que ser discutido e ensinado para todas as classes sociais para que saibam que ela tem sua consequência e que pensar é a melhor maneira para não haver consequências e para evoluir mentalmente.Marília Gabriela P. Gondim (gabi)8°ano 7ªserie

Anônimo disse...

" Liberdade "

Liberdade para algumas pessoas é fazer suas proprias escolhas,podendo elas serem certas ou não .
Porém a liberdade expressa limites dentro de uma sociedade da qual fazemos parte.
Pois nem sempre podemos expressa-la ou quando expressamos essa tal liberdade em busca de um bem comum pagamos um alto preço até com a própria vida.Hoje nos dias atuais,tivemos um grande progresso em relação aos anos passados,pois,nos anos passados essa liberdade era restrita só para os poderosos e excluia os menos favorecidos e as mulheres .
Podemos concluir que para temos a liberdade é necessario ir em busca dela ,mas sabemos que a mesma é limitada para qualquer ser humano.
(Héllen Caroline
7ªsérie/8ºano )

Anônimo disse...

Liberdade


De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos.





Liberdade


De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos.

O desejo de liberdade é um sentimento profundamente no ser humano. Situações como: a escolha da profissão, o casamento e o compromisso político ou religioso, fazem o homem enfrentar a si mesmo e exigem dele uma decisão responsável quanto a seu próprio futuro.
A liberdade se manifesta à consciência como uma certeza primária que perpassa toda a existência, especialmente nos momentos em que se deve tomar decisões importantes e nos quais o ser humano sente que pode comprometer sua vida.
aluna dhebora letycia 8ªano "c"

Professor : Josueldo Cunha disse...

ADOREI A OPINIÃO DA ELEN/ DEBORA LETICIA E O SEU TAMBÉM GABI PELO FATO QUE VCS ENVOLVERAM O TÓPICO COM OUTROS ASSUNTOS VIVENCIADOS EM SALA !!!
BEIJÃO !!!!!!!

Gabriel Santos disse...

A imagem mostra a evolução do homem e de seu desejo de liberdade,mas quando ele evolui percebe que não existe aquela liberdade tão desejada por ele.
E como nos quando queremos,por exemplo,liberdade de expressão(visuais,roupas,sapatos,etc.) nos somos influenciados por amigos,artistas,jogadores de futebol e ate mesmo os pais que obrigam os seus filhos a vestirem as roupas que eles querem.
Também existe vários fatores que não permite a nossa tão desejada liberdade,como por exemplo,a religião de uma pessoa,fatores socioeconomicos,etc,que podem ou não nos influenciar.

Existe também vários produtos na nossa casa que pode influenciar na nossa liberdade com por exemplo uma criança de 4 anos que faz o uso do computador,ela não quer ir brincar com as outras pois o computador lhe prende e cria uma liberdade distorcida(que não existe).

Gabriel dos santos(7ª serie/8º ano Tarde)

GABRIEL disse...

professor falta responde ou questionar ao meu comentario por favor responda pois quero saber se esta certo ou errado ass(gabriel nascimento)